Ventilador ou ar condicionado. O que é melhor?

Veja algumas dicas sobre o uso do ventilador e ar condicionado, inclusive um vídeo do ponto de vista médico com algumas dicas de saúde o os problemas que esses aparelhos podem causar.

Os tempos mudaram e a temperatura mudou junto, a temperatura no verão tem castigado muitas regiões e no Brasil é notória a maior incidência de calor nos últimos tempos. Diante disso o uso de ventiladores que já era bastante tradicional acabou tornando-se obrigatório e um aumento significativo do uso de ar condicionado nas residências tem aparecido com muito destaque nos últimos anos também.

média temperatura máxima

Como podem ser a medição que fiz nos meses finais de 2012 e no início de 2013, a temperatura média máxima é bastante alta para uma cidade de clima ameno do interior de São Paulo. Temperaturas altas levam as pessoas a buscar alternativas para se refrescarem e diante disso é preciso perguntar: é melhor ter ar condicionado ou somente os ventiladores em casa?

Ventiladores

Ventilador é mais barato, gasta menos energia elétrica e tem várias opções como os de tetos que são fixos ou os comuns e móveis que podem ser colocados em qualquer lugar da casa, como no chão ou cima de móveis, por exemplo. Abaixo relaciono algumas vantagens e desvantagens dos ventiladores domésticos.

Vantagens

Desvantagens

Ar condicionado

O problema do ar condicionado é o alto consumo de energia elétrica, o preço para aquisição do aparelho e a instalação. Há também o fato dele ressecar o ar e isto não é bom para pessoas com problemas alérgicos ou com alguma dificuldade respiratória. Veja abaixo um vídeo mostrando do ponto de vista médico algumas dicas de uso de ar condicionado e ventiladores.

Vantagem do ar condicionado

Desvantagem do ar condicionado

O que é melhor?

Eu uso os dois e tenho a preferência pelo ventilador que apesar de ser mais econômico, pode ser usado em dias não tão quentes. Prefiro inclusive o ventilador de teto por ser mais prático e proporcionar melhor distribuição do ar. Uso o ar condicionado em dias muito quente mesmo e quando o ventilador sozinho já não dá conta do recado.

Ao usar o ar condicionado, uma boa dica é usar também um umidificador para tentar manter o ambiente mais úmido e assim não agravar tanto o problema do ar seco dentro do ambiente. Na falta do umidificador, use pelo menos uma bacia com água.

Você construiu ou reformou uma casa recentemente? Conte sua experiência. Enviaremos um breve questionário para você. Clique Aqui e saiba mais.

 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade