Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir uma casa grande em terreno pequeno

Veja esta dica para quem tem um terreno pequeno e precisa aproveitá-lo bem para construir uma casa de tamanho satisfatório. É possível fazer uma casa reativamente grande. Veja a planta.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

O título deste artigo é um pouco provocador e entra na categoria do chamado paradoxo, mas na prática eu queria chamar a atenção que entendendo bem o proposto aqui é possível usar bem o espaço de um terreno mesmo que pequeno para construir uma casa de tamanho satisfatório, embora terrenos pequenos seja um problema considerável para a elaboração de uma planta de casa.

Um exemplo real

Eu tomo como exemplo uma casa que tive e no meu entendimento ela se encaixa perfeitamente no tema proposto para este artigo. Primeiro que o terreno era pequeno, ele tinha 140 metros quadrados (7 x 20). Depois que a casa não era tão pequena assim, pois tinha uma sala ampla, garagem para dois carros, cozinha, três quatros, sendo um deles uma suíte, banheiro social, lavanderia, jardim de inverno e uma área livre. Onde foi colocado tudo isso dentro deste pequeno terreno?  A planta explica:

planta casa grande terreno pequeno

Como pode ser visto acima, a planta da casa foi feita encostada na lateral esquerda, no fundo e em parte da lateral direita. Para que isto fosse possível foi necessária a criação do jardim de inverno para proporcionar ventilação e iluminação.

Esta estratégia aproveita o terreno da melhor maneira possível e cada pedacinho dele tem uma utilidade, mas quando comprei esta casa ela já estava pronta, logo não foi eu quem fiz a planta nem a aprovação dela na prefeitura. Hoje, eu acredito que uma planta como essa teria alguns problemas para aprovação na prefeitura, digo isso pois estou trabalhando no projeto de uma nova casa e pelas conversas com o meu arquiteto e o engenheiro dá para perceber que em minha cidade a prefeitura talvez não aprovasse pelo fato dela estar encostada dos dois lados. Mas isto é apenas uma hipótese.

Outro problema é que o recuo na frente da casa eu havia feito uma cobertura para servir de garagem é em algumas cidades a prefeitura poderá não permitir isso também.

Conclusão sobre a planta acima

A planta acima realmente é boa e resolve bem o problema do terreno pequeno, mas atualmente ela poderia sofrer alguns problemas de aprovação, mas isto irá depender de como os engenheiros da prefeitura da sua cidade irá enxergar isso e também o que diz o plano diretor que norteia inclusive a construção civil.

Sobrado

Outra alternativa que muitos adotam para construir uma casa grande em um terreno pequeno é a casa de dois pavimentos ou sobrado, como é popularmente conhecido. Este tipo de construção aproveita o espaço vertical para minimizar a limitação do espaço horizontal e sem dúvida é uma ótima estratégia e que funciona muito bem neste sentido.

Embora ter dois pavimentos em um casa não seja uma ideia que todos apreciam, afinal, ter escadas em casa podem ser complicadas pois elas não são funcionais e um limitador para diversos tipos de pessoas, inclusive idosos. Então, embora ele resolva o problema do tamanho da casa, mas pode gerar outros problemas de mobilidade.

Considerações

O conceito de casa grande ou de terreno pequeno é subjetivo e portanto o que defendo acima, pode não fazer sentido para todas as pessoas;

O grande problema para a construção em terreno pequeno é o fato de você ter de considerar os recuos previstos pela prefeitura da sua cidade. Em muitos casos esses recursos, que pode variar de cidade para cidade, comprometem boa parte do terreno e dificulta a construção de uma casa grande.

Lembro de um terreno que fui ver para comprar e ele tinha as incríveis medidas de 5x30 metros, acho. Era uma linguiça e ai fiquei pensando como seria possível construir algo em um terreno tão estreito, embora comprido.

Quais as vantagens de construir uma casa com muitos quartos?

Cada projeto é um único em si mesmo e portanto é preciso se perguntar quais as necessidades que uma pessoa tem disso a partir daí é que podemos dizer se vale a pena ou não. Evidentemente que não é um padrão muito comum atualmente em termos de construção se levarmos em conta que o custo do metro quadrado é altíssimo, qualquer estratégia de aumentar o tamanho da construção sem ter uma real necessidade ou uma boa justificativa não soa como razoável e portanto de fato temos que considerar a necessidade de cada um.

Famílias pequenas

A maior parte das casas que são construídas visam atender às necessidades familiares e se considerarmos que há uma tendência de diminuição do número de pessoas em uma família, logo fica fácil entender que as construções tendem a serem menores também.

Alto padrão

Casas com quantidade muito grande de dormitórios é mais comum em construções de alto padrão onde o tamanho da construção como um todo é um fator importante, nesse caso como há muito dinheiro disponível, espaço de terreno, entre outros, é mais comum encontrarmos esse tipo de construção e aí talvez justifique tal investimento. Nesse caso as pessoas não usam necessariamente os quartos apenas no dormitório, mas como escritórios, salas de TV, salas de jogos e outras utilidades.

Locação

Pode ser ainda que alguém tenha como finalidade usar a casa para locação de quartos para estudantes, trabalhadores temporários, entre outros. Nesse caso naturalmente que a quantidade de quartos é um fator importante pois permitirá atender uma quantidade maior de pessoas e naturalmente ter mais lucro com isso.

Algumas considerações:

  • Quanto mais quartos você construir maior será a casa e consequentemente mais cara a construção. É preciso avaliar o custo benefício. Se o objetivo for vender a casa no futuro é preciso pensar que nem sempre uma grande quantidade de quartos ajuda.
  • O custo de manutenção também será maior, logo, a necessidade de fazer isto precisa ser bastante evidente para justificar.
  • Atualmente existem muitas opções de móveis sob medida, planejados, modulares e outras estratégias que permitem um melhor aproveitamento dos espaços internos. Talvez este seja o melhor caminho.
  • Muitos quartos = casa grande = IPTU mais alto.
  • Entre outros fatores que podem ser avaliados.

Tira-dúvidas

Móveis planejados ajudam?

Sem dúvida nenhuma que um dos fatores mais importantes para maximizar o espaço de uma casa seja o planejamento dos móveis. Isto é muito importante, pois, mesmo eles não fazendo parte da construção em si, terão grande impacto no tamanho da casa. Veja porque:

Painel de TV. Antigamente era necessário um rack para colocar a TV e isto ocupa espaço, mas hoje, com os novos modelos de televisores e com o uso de painel fixado na parede, praticamente não ocupa mais espaço e isto maximiza o tamanho da sala, por exemplo.

Armários na cozinha. A cozinha sempre foi um problema em termos de espaço, pois há muita movimentação de pessoas por ali e muitas tarefas são realizadas lá também, portanto, o uso de armários planejados ajudam a usar a parte alta da parede e assim sobrar mais espaço em baixo. Também ao planejar os armários para serem uma extensão da pia com bancadas possibilita a colocação de fogão cooktop, o que dispensa o espaço do modelo tradicional.

Guarda-roupas. Este é um vilão do espaço, pois é grande e antigamente ele desperdiçava espaço, pois sempre ficava os cantos vazios e em cima dele também. Ao planejar os guarda-roupas, você pode ocupar cada cantinho do quarto, tanto na horizontal como na vertical e assim não precisará de um ambiente tão grande para acomodar todas as suas coisas.

A construção na divisa pode ter infiltrações?

Pode. Esta é uma possibilidade muito real, caso as medidas necessárias não sejam tomadas para evitar este problema. Veja algumas considerações sobre isso.

Se ao construir já existir um muro ou parede do lado do vizinho, coloque uma camada de isopor entre a sua parede e a dele. também poderá fazer uma impermeabilização na parede ou muro dele que ficará encostada na sua.

Se não existir nada ainda, ao terminar sua parede, faça uma boa impermeabilização nela, pois assim, independentemente do que vier a ser construído do outro lado, sua parede estará protegida.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.