Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir 3 casas em um terreno? Isto é possível?

Veja algumas dicas e ideias de como construir 3 casas em um terreno e a preocupação com a quantidade de garagens ou vagas para carros, entradas independentes, número de relógios de água e energia elétrica e aprovação na prefeitura

Muitas pessoas gostariam de aproveitar melhor o terreno para construir o máximo possível o que poderia ser uma casa bem grande ou mesmo dividir o espaço do terreno em várias construções, como por exemplo construir 3 casas em um terreno e usar uma para moradia e alugar as outras duas. Do ponto vista econômico é uma boa ideia já que você além de ter uma casa para morar pode ainda poderá ter uma fonte de renda com dois aluguéis todos os meses.

Possível é, mas é preciso avaliar alguns aspectos, bem como algumas opções. Vamos a elas:

Tamanho do terreno

O primeiro ponto para analisar é o tamanho do terreno, afinal não é possível construir três casas em um terreno de 250 metros quadrados. Então, precisamos partir do princípio de que será necessário um lote grande para que as opções mostradas abaixo sejam minimamente possíveis.

Dentre as opções que poderiam ser exploradas para a construção de três casas em um mesmo terreno, acredito que as duas abaixo façam sentido.

Opção 1 - Casas geminadas

A primeira estratégia que pode ser utilizado é a construção de casas geminadas, que são aquelas construídas grudadas uma na outra usando a mesma parede. Esse tipo de construção consiste em aproveitar ao máximo o espaço do terreno e o que dividir uma casa da outra é apenas uma parede assim portas nem janelas, desta forma as rolando um espaço do outro, mas a construção esse seria uma só.

Um ponto importante observar é que as vezes é comum existir duas casas geminadas, ou melhor, uma casa geminada em duas partes, mas como estamos tratando aqui da construção de três casas, precisaria de um projeto bastante inovador para atender a essa necessidade.

Dependendo do tamanho do terreno e das dimensões dele, uma alternativa seria fazer na frente uma casa geminada e no fundo uma edícula. Assim você construiria as três casas no mesmo terreno, utilizando projetos relativamente simples para isso.

O exemplo abaixo ilustrarias um esboço básico para uma planta baixa que atenderia as necessidades.

Planta três casas

Opção 2 - sobrado

Outra alternativa seria a construção de um sobrado uma casa de dois pavimentos o que poderia ser feito na frente e no fundo uma edícula. O inverso também pode ser feito, uma casa térrea na frente e outra de dois pavimentos no fundo.

Essa alternativa atenderia ao propósito de construir três casas em um mesmo terreno uma vez que você poderia aproveitar o espaço vertical para ganhar mais espaço no plano horizontal.

Eu conheço uma casa onde foi feito mais ou menos dessa forma com uma casa térrea na frente e o sobrado no fundo. O terreno era grande e possibilitou que se fosse feito, não ficou ruim e aproveitou bastante o terreno. Mas é muito importante observar nesse caso o tamanho do terreno e as proporções dele para que você possa ter um bom aproveitamento também no plano horizontal.

Veja abaixo uma ilustração de como isso poderia ser feito:

Planta 3 Casas Sobrado

Aprovação na prefeitura

Contudo é muito importante observar quanto a aprovação do projeto na prefeitura, por isso é importante conversar com o engenheiro para que possa ser feito um projeto que seja passível de aprovação e assim você não teria problemas com a documentação do seu imóvel no futuro.

Dependendo da cidade que você mora, as exigências de projetos arquitetônicos podem diferenciar um pouco local para o outro. Por isso é extremamente importante, conforme já citei acima, fazer primeiro projeto conversando com o arquiteto ou engenheiro sobre as limitações desse tipo de uso e as práticas que a prefeitura local tem quanto a aprovação desse tipo de projeto.

Acredito que respeitando todas as implicações que a prefeitura impõe como recuo, número de pavimentos e outras limitações, o projeto poderia ser aprovado.

Mas existem alguns pontos delicados a se considerar, como veremos abaixo:

Garagens e entradas

Outra preocupação que você precisa ter a quanto ao número de garagens que irá fazer uma vez que hoje é muito comum a todas as pessoas terem pelo menos um automóvel. Desta forma o ideal seria pensar em aproveitar a frente do terreno para proporcionar a entrada de pelo menos três automóveis, então creio que isso seria uma boa ideia e criaria um bom argumento na hora de você alugar as casas do fundo. Outra observação ainda importante é quanto a entrada para os imóveis do fundo, pois o ideal é que essas duas casas que foram feitas no fundo tenham entradas independentes, quando não for possível você poderá usar uma mesma entrada mas que seja independente da casa da frente e que não interfira nesta.

Relógios de água e energia elétrica

Outra implicação que possa existir e quanto aos registros de água e energia elétrica, pois nesse caso o ideal é que cada caso tivesse o seu registro individual. Para duas casas eu sei que isto é possível, mas para três casas pode ser que a prefeitura coloque algum impedimento ou faça algum tipo de exigência mais específica para regularizar esse tipo de situação.

Como disse acima e volta afirmar aqui, dependerá muito de como a prefeitura da sua cidade trata essa questão e por isso uma conversa com antecedência com engenheiro ou arquiteto poderia ser útil para sanar essas e outras preocupações que possam existir quanto à possibilidade de aprovação desse projeto na prefeitura.

Recuos

Embora seja um assunto que os arquitetos e engenheiros dominam muito mais, ressalto apenas a questão dos recuos que são as margens entre a construção e os muros, tanto na lateral quanto na frente do imóvel. Dependendo da exigência da prefeitura da sua cidade dos recursos podem significar um espaço significativo isso pode trazer maior redução para quem precisa aproveitar o máximo para fazer esse tipo de construção. Normalmente o recuo de 1,5m para as laterais e 4 ou 5 m na frente, mas isso pode variar de prefeitura para prefeitura. Lembrando que no plano lateral, a construção pode ser encostada em um dos muros, mas não nos dois.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade