Dicas e informações sobre casa e construção

O que é cumieira ou cumeeira em um telhado e para que ela serve?

Saiba o que é cumieira ou cumeeira em um telhado de uma casa e para que ela serve. Entenda a função desta telha na separação ou juncas de duas ou mais águas que são usadas no telhado.

Você já ouviu falar em cumieira? Saiba que o termo correto é na verdade cumeeira, embora a pronúncia sempre recai sobre o primeiro termo. A cumeeira é na verdade um complemento do telhado o que é necessário quando se faz a junção de duas águas, nesses casos as telhas não fazem a ligação de uma com a outra gerando uma fresta ou um buraco que precisa ser tampado para evitar a entrada da água da chuva. Portanto a cumeeira é uma telha que tem um formato especial de capa que serve para fazer a cobertura deste vão ou espaço que vai acontecer quando a junção das telhas de duas águas acontece.

Em uma casa poderá ter várias cumeeiras é isto dependerá da quantidade de águas que o telhado está dividido. Quando a casa tem um telhado de duas águas que é o mais tradicional, a cumeeira geralmente fica em cima fazendo a capa entre as divisões para o lado direito da casa e para o lado esquerdo, mas quando ocorre do telhado ter mais de duas águas então é necessário criar mais cumeeiras para fazer a função das duas ou mais águas.

Veja abaixo um vídeo demonstrando o assentamento de cumeeiras:

Tipos de cumeeiras

Em termos de construção civil sempre haverá mais de um tipo de material ou mesmo da maneira como alguma coisa pode ser feito. Isto ocorre em função da enorme diversidade que existe entre uma construção e outra. Até mesmo a simplicidade da cumeeira pode ter suas variações e tipos. Veja abaixo algumas variações:

Todos os telhados usam cumeeira?

Nem todos. Atualmente tem se usado bastante o chamado telhado embutido que é uma maneira bastante simplificada de fazer telhado e normalmente ele fica bem baixinho, com platibandas erguidas em volta para esconder o telhado, daí o nome de embutido.

Nesses casos normalmente não há necessidade de fazer o telhado muito alto e em alguns deles é possível fazer o telhado sem a necessidade de cumeeira. Até porque se você fizer o telhado muito alto, fica mais difícil de esconder o telhado e isso fugiria a proposta de ter um telhado embutido.

É comum dar vazamento infiltração na cumeeira?

Não se ela for feita de maneira correta. No caso de telhas cerâmicas ou de concreto, é necessário fazer o devido fechamento dela com cimento e fechar bem todas as partes dela, para garantir que ela tenha um bom funcionamento e dificilmente vai haver infiltração entrada de água partida. Mas em termos de telhado, muitos cuidados precisam ser tomados, inclusive no caso de pessoas andando em cima do telhado como acontece com os instaladores os profissionais que precisam fazer algum tipo de reparo em cima.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade