Forro de isopor: vale a pena substituir a laje cerâmica por isopor

Quais as vantagens e desvantagens de usar isopor em substituição à laje cerâmica. Veste este relato de um possível problema com maior aquecimento interno com o uso do isopor.

Precisei alugar uma casa temporariamente a fim de ganhar tempo para comprar ou construir minha casa. Desde que mudei para esta casa percebi que ela tinha um sério defeito: muito quente. Logo nos primeiros dias eu notei que havia algo de errado com o projeto dela e não demorou muito para eu perceber o principal fator influencia o calor interno é a falta de ventilação.

Ventilação

A casa foi feita no famoso modelo em L e isto impede que sejam feitas aberturas como portas ou janelas no fundo para que a ventilação ocorra internamente. Para piorar foi feito uma varanda bem grande em torno da frente da casa, cobrindo todas as paredes voltadas para o terreno. Veja aqui o modelo da casa em L. Então ficou claro que sem ventilação e ainda tendo a varanda para impedir que pelo menos um pouco de ventilação que poderia chegue ao interior da casa, o resultado é uma casa quente.

Forro de isopor

Lembro de conversado com o pedreiro que fez a casa, já que ela é nova, e ele disse que o forro era de isopor. Esta prática é bem comum e muito recomendada por muitos profissionais da área, visto que a substituição da laje cerâmica pelo isopor torna o forro mais leve e serve também como um controlador térmico.

Então até ai nada de errado, mas com o passar do tempo comecei a formular uma teoria que para mim passou a fazer muito sentido. Imagine que você esteja fazendo churrasco e logo que tira a carne assada da churrasqueira ela começa a esfriar, certo? Para evitar isso você coloca ela dentro de uma caixa de isopor e ela se mantém quente por mais tempo. O inverso também é verdadeiro, ou seja, quando você vai para a praia, você tira da geladeira o refrigerante, água e outros alimentos gelados e coloca na caixa de isopor, como resultado eles vão se manter gelados por mais tempo.

Na minha casa parece que ocorre a mesma coisa, quando ela esfria muito no inverno por exemplo, ela tende a manter o frio, mesmo quando lá fora já está mais quente e no verão ocorre a parte ruim, durante o dia a casa esquenta e a noite mesmo quando a temperatura cai bastante lá fora, a casa se mantém quente a noite toda. Mesmo com as janelas abertas.

Vantagens e desvantagens

Eu não sou arquiteto ou engenheiro para afirmar que esta teoria é válida, mas como eu escrevi acima, minha experiência e observação me levou a esta conclusão. Perguntei isso ao arquiteto que está fazendo o projeto da minha casa e ele desconversou, mas também não negou esta possibilidade.

Então se isso for verdade eu coloco como desvantagem o uso do isopor em substituição à laje cerâmica, inclusive este é o item que já risquei do projeto da minha casa. Estando a minha teoria certa ou errada, não quero arriscar. Como vantagem há a questão do peso que é muito menor, desde que você não vá usar a laje para nada.

Se algum especialista quiser comentar sobre o assunto, fique a vontade. Se você já usou isopor em substituição à laje, fique a vontade também para comentar no formulário abaixo.




10 respostas para “Forro de isopor: vale a pena substituir a laje cerâmica por isopor”

  1. PAULO SILVA disse:

    Amigo,parabéns pelo seu raciocínio.Porém, o que acontece é o seguinte: veja se a casa é feita de tijolo maciço, que absorve muito mais calor. Por consequência, depois esse calor é devolvido para o ambiente interno. É o princípio do forno de tijolo de barro caipira.

    • admin disse:

      Interessante sua observação Paulo.
      Na verdade a questão da térmica precisa ser vista de várias formas, com pelo telhado, paredes (como você mencionou), circulação de ar, exposição ao sol, entre outros.
      Obrigado pelo comentário

  2. Magno Ferreira disse:

    Ola,
    Eu descordo em relação ao aquecimento pelo forro de isopor.
    porque ele esta somente acima, ainda vem um rebaixamento de geso ou reboco de cimento.

    O isopor vai conservar a temperatura do ambiente independente de estar quente ou frio, ou seja, se a sua casa esta fresca ela vai se conservar fresca (se essa teoria foce valida).

    Paulo, a fonte de calor se encontra la fora, não acho que se deve usa-la nesse caso.

    oque vocês acha???
    é a minha opinião.

  3. reginaldo disse:

    porem vc colocar o refrigerante ou a carne dentro do isopor e colocar a caixa no sol ele nao vai alterar a temperatura, por tanto vou colocar isopor na minha casa sem medo, mais leve e termico. valeu pela questao levantada

  4. clésio disse:

    estou querendo colocar laje de isopor na minha casa. Se alguem puder ajudar, na parte de cima será construido apenas uma area para churrasco não vai muito peso não, gostaria de saber o que é preciso para deixa-la segura. tenho que colocar vigas , sapatas e pilares com quais dimensôes???
    obrigado

  5. Geanini disse:

    Nao entendo muito de nada disso mas estou contruindo,e tenho aqui uma duvida da laje de isopor. Ela pode trazer o risco de incêndio?

  6. joao disse:

    E com relaçao a acústica? Para o vizinho de baixo eh melhor laje normal ou de isopor?

    • Arnaldo disse:

      João, o isopor é um material muito pobre acusticamente – vejamos a razão: quando eu preciso isolar acusticamente um ambiente do outro o que conta é a massa do material (peso) ou seja uma parede ou laje que sejam capazes de impedir a passagem da onda sonora, ou seja bloquear aquela energia,
      e quando preciso absorver o som de um ambiente ou seja não deixar que ele fique reverberando de uma parede para outra, preciso utilizar matérias porosos como espumas, lã de vidro, tapetes, cortinas
      Conclusão: o isopor é leve portanto não isola e é de estrutura celular fechada ou seja não tem passagem de ar portanto também não serve
      ABS

  7. Adriana disse:

    Seu artigo muito interessante, e os comentários também!! Minha construção está sendo no segundo andar da casa de meus pais, já havia decidido não usar isopor, por diversas razões, mas ainda assim decidi ler aqui.. Bacana!! Enfim,mãos a obra!!

  8. Milton disse:

    Boa noite a todos.
    Alguem conhece algum produto que eu possa passar sobre a laje de isopor para que ela não absorva calor ou frio, minha casa é muito quente e vice versa

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade