Gesso ou reboco comum, o que é melhor para paredes?

Quais as vantagens e desvantagens de usar gesso como acabamento nas paredes de uma casa? Que vantagem há também em usar o reboco comum com massa de cimento e areia?

As alternativas de materiais e métodos usados na construção civil são os mais diversos possíveis, para quem está construindo ou pretende construir chega a ser complicado escolher entre um e outro material ou entre um e outro processo que será usado na construção. O acabamento de uma parede é um bom exemplo e hoje contamos com pelo menos duas alternativas bastante usadas que é o reboco comum com massa de cimento ou o gesso que tem sido usado bastante na substituição do reboco.

Reboco comum

É o método mais tradicional e usa materiais tradicionais como massa de cimento e areia. Este método tem como vantagem ser mais resistente inclusive a água, pode ser usado interno e externo e é bastante durável. Tem como desvantagem o custo final já que envolve reboco, massa corrida para acerto da parede e ainda pintura.

Gesso

O uso do gesso em substituição ao reboco tradicional é uma alternativa bastante indicada para muitos casos e ele apresenta algumas vantagens como:

Mas o uso do gesso requer cuidados, pois é um material extremamente sensível a água e portanto seu uso deve ser feito em locais secos e bem protegidos contra umidade, chuva e outras formas de contato com água. Basicamente ele apresenta como desvantagens os seguintes itens:

Contudo o uso de um ou outro acabamento na parede depende de muitos fatores que devem ser considerados no projeto. Em minha casa optei pelo reboco comum de massa, mas devo usar alguns detalhes apenas no teto em gesso que é o que muita gente tem feito também. Apesar de ser uma proposta interessante, creio que pelo menos no meu caso usar gesso como acabamento nas paredes não é uma opção viável.


 


Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade