Colocar blocos de vidro nas paredes de uma casa é uma solução bastante recomendada em algumas situações, sua função pode ser meramente estética dando um detalhe na parede ou pode ser uma função mais específica como promover iluminação em uma área considerada escura. Existe ainda a possibilidade de você criar uma parede inteira blocos de vidro o que pode ser usado para separar dois ambientes ou criar uma espécie de um balcão entre numa área e outra.
Nas videoaula abaixo você verá como criar uma parede com bloco de vidro e os cuidados que você precisa tomar para colocação correta deste material que é um pouco sensível.
Vídeo 1: Criando uma parede com blocos de vidros
Vídeo 2: Colocando blocos de vidros na parede, inclusive com exemplo de colocação em forma diagonal.
Vídeo 3: Materiais que você poderá usar na colocação de blocos de vidros na construção de paredes ou na colocação de algumas peças apenas.
Existem muitas vantagens de usar esta estratégia, mas creio que as principais sejam o fato de ela permitir a passagem de luz e portanto é uma aliada na iluminação. Também de poder ser feito em uma casa já pronta sem a necessidade de quebrar nada e ainda o aspecto decorativo que ela proporciona.
Há vários ambientes e situações em que podemos criar uma parede de blocos de vidro. Veja algumas possibilidades:
Não. Primeiro que ele é bem grosso e segundo que as peças ficaram fixadas umas nas outra, tornado assim mais resistente cada peça. É evidente que ainda assim ele continua sendo vidro e pode quebrar, mas isto só acontecerá com uma pancada bem forte.
Pode sim, tanto na vertical como na horizontal. Existem casos que você quer uma parede para isolar apenas parte de um ambiente e também quando se quer fazer uma meia parede de 1 metro de altura ou 1,5 metros. Mas é importante considerar que neste caso você não poderá colocar uma pedra em cima e fazer um balcão, a a menos que você faça duas colunas para sustentar a pedra e use os blocos de vidro apenas para o fechamento.
Veja abaixo uma série de imagens que mostram como eles são e como ficam depois de colocados:
Este último é um tipo bastante interessante quando além de iluminação você precisar de ventilação também. Ele permite a passagem de ar e torna-se uma opção mais interessante ainda para muitos casos.
Quando construímos uma casa ou fazemos a reforma geralmente nos preocupamos com diversos aspectos como conforto térmico, acústico, acessibilidade do imóvel, iluminação, entre outros. A iluminação é um dos itens mais importantes de uma casa, afinal de contas um ambiente escuro gera uma sensação ruim e não é bom inclusive para a saúde. Portanto preocupar se com uma boa iluminação é um dos aspectos importantes e que gera qualidade de vida e bem estar para quem mora na casa.
Blocos de vidro
Geralmente as pessoas recorrem a blocos de vidros para alguns ambientes onde não é possível colocar uma janela, porta ou entrada de luz natural ao ambiente. Na minha casa eu coloquei blocos de vidros em dois ambientes: no closet e na sala.
No closet eu coloquei 6 blocos de vidro para permitir a entrada de luz natural uma vez que eu não queria colocar uma janela para evitar que entrasse poeira e desta forma o bloco de vidro funcionou bem já que permiti a iluminação, mas evita a entrada de sujeiras. Neste caso posso dizer que ele funcionou bem e ajuda bastante na iluminação do ambiente.
Na sala da minha casa foram colocados também seis blocos de vidro porque havia um receio de que a sala de jantar ficasse escura, mas nesse caso o efeito dele foi muito pequeno e com uma grande janela na sala de estar, a iluminação natural que entra por ela ofusca de certa forma o papel do bloco de vidro.
Desta forma a conclusão que eu chego é que o bloco de vidro funciona bem para iluminação quando ele é praticamente a única fonte de acesso externo a luz natural como foi o caso do closet da minha casa que funcionou muito bem. Em outros locais acredito que ele pode ser mais útil no sentido de decoração do que necessariamente de prover acesso a iluminação natural.