Dicas e informações sobre casa e construção

O que é porta de 03 folhas, elas são úteis?

Usar portas de correr com 3 folhas pode ser útil em uma sala ou outro ambiente de uma casa? Quais as vantagens de utilizar esse tipo de porta a porta tradicional de abrir?

Casa projeto é um projeto isso precisa ser levado em consideração quando pensamos em comprar determinados materiais para usarmos em nossa casa. Colocar uma porta de 3 folhas de correr pelo simples fato de colocar não ser uma boa ideia e portanto é preciso antes fazer perguntas do tipo: Qual tipo de porta fica melhor aqui? Por que eu irei colocar uma porta de 3 folhas? Quais os resultados práticos e funcionais que as portas entrar para o ambiente da minha casa?

Veja então e ao usar determinados materiais na construção é preciso termos respostas para o porquê daquele uso, caso contrário podemos fazer no uso de necessário de um material, aumentar o custo da construção e ainda não obtermos resultados que precisamos o que desejamos para cada ambiente da casa. Essas respostas precisam ser dadas pelo profissional está conduzindo projeto, ou seja, rua engenheiro ou arquiteto que são responsáveis projetar os ambientes da casa e fazer o melhor uso dos materiais disponíveis.

Durante a construção da minha casa, analisando os diversos tipos de materiais e entre eles muitos modelos de portas no meu caso entendi que não havia necessidade de fazer o uso desse tipo de porta e acabei optando pelo modelos tradicionais, exceto na cozinha onde não havia espaço para fazer abertura porta comum então tive que mandar fazer uma porta de correr de vidro temperado. Que eu cheguei a cogitar a possibilidade de colocar uma dessas portas de 3 folhas, mas o problema é que ela tem um tamanho padrão no caso não daria certo portanto ter que fazer sobre medida.

4 Vantagens da porta de 3 folhas.

1. Espaço

Normalmente quem usa esse tipo de porta de 3 folhas está pensando em economizar espaço de abertura das portas e ao mesmo tempo para permitir o melhor uso de uma parede. Ela pode ser útil quando você tem uma varanda e quer colocar uma porta de acesso a esta varanda, para jardins de inverno e outras aplicações.

2. Integração e divisão

Segundo a revista "Guia de Decoração Cozinhas 03" Pág. 101, uma porta de 3 folhas pode ser muito útil e interessante de ser posta em um espaço como uma espaço Gurmet, para a arquiteta Sueli Arboni com a porta de três folhas foi possível separar e ao mesmo tempo integrar a área social da casa, mas mesmo assim manter divididas a cozinha, o bar e a sala de jantar.

3. Decoração

Segundo a revista Guia Armários e Closets a porta de 3 folhas pode ser combinada com outros itens do cômodo, com cores vivas ou com formatos originais e trazer um ar clean ou através de uma cor mais viva trazer alegria, aqui a proposta foi uma porta de 3 folhas para separar o closet do quarto com bom gosto e conservando bem o espaço.

4. Versatilidade

As portas de três folhas podem ser utilizadas em diversos ambientes, em portas internas e até como porta externa já que existem modelos que tem fechaduras resistentes. Nos cômodos internos elas podem ser utilizadas para

  • O escritório ou home office: Uma tendência interessante, já que boa parte dos decoradores e arquitetos defendem a porta de três folhas como excelente opção para escritórios, pois permite privacidade para a concentração necessária, mas ao mesmo tempo integra o espaço com o restante da casa.
  • No quarto, para o banheiro ou closet: Permite melhor aproveitamento do espaço e ainda gera uma boa divisão de ambiente.
  • Entre a sala e a cozinha: É um espaço aberto e fechado ao mesmo tempo.
  • Na cozinha, entre sala de jantar, bar e cômodo de preparação de alimentos: Por se tratar de três ambientes com características próprias, mas muito similares uma porta de três folhas pode ser uma boa opção.

Materiais das portas de 3 folhas

As portas de três folhas são basicamente produzidas em três materiais

  1. Alumínio: Tem resistência e é econômico.
  2. Aço: Mais resistente que o alumínio.
  3. Madeira: Mais tradicional e normalmente mais cara também.

A escolha de qual destes materiais vai compor a porta depende muito da intenção do comprador e de quanto está disposto a gastar, sem esquecer que normalmente estas portas precisam de vidros então é um custo adicional.

REFERÊNCIAS

Guia de Decoração Cozinhas 03. Editado por On Line Editora. Acesso em 8/7/19. Link.

Guia Armários e Closets Ed.03. Por On Line Editora, Decoração On Line Editora. Acesso em 8/7/19. Link.

Guia MInha Construção 01. Portas e Janelas.  Por On Line Editora. Acesso em 8/7/19. Link.

Onde posso saber mais?

Manual do Construtor Etapas da Construção Ed. 10 - Portas e Janelas: Conheça os principais tipos e aprenda a instalar o modelo de madeira. Por Edicase. Acesso em 8/7/19. Link.

Técnicas de Construção Ilustradas. Informações técnicas sobre instalação de portas. Por Francis D. K. Ching. Acesso em 8/7/19. Link.

Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade