Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a importância da ventilação dentro de uma casa?

Jardim de inverno, manta térmica no telado e circuladores de ar no teto podem resolver o problema da falta de ventilação e uma casa? Qual a importância da ventilação?

Você já morou em uma casa que não tem muita ventilação interna? Eu já e posso dizer que este é um dos maiores problemas em uma casa e algo que precisa ser levado a sério na elaboração de um projeto de construção e reforma. A falta de ventilação torna o ambiente muito quente, especialmente no verão, obriga o uso de ventiladores e ar condicionado que em muitos casos podem apenas atenuar o problema, gerar gasto com energia elétrica e ainda casar alguns problemas de saúde para muitas pessoas.

Antes e construir a minha casa eu morei em várias casas de aluguel, sendo que uma delas foi uma casa em L e que me trouxe bastante problema em termos de ventilação e conforto térmico, pois ela era muito quente nos meses de verão.

Embora fosse uma casa muito boa, não havia possibilidade de ventilação interna e ela ficava muito abafada, sem contar que dada a sua posição, ela recebia incidência do sol da tarde o que tornava muito quente durante a noite. Tudo isso era ainda potencializada pela presença de uma varanda em volta da casa que era larga e um pouco baixa, dificultando ainda mais a circulação de ar.

Causas

A falta de ventilação é em sua essência um problema de projeto quando na elaboração deste não for observado como a construção deverá ser feita visando aproveitar as entradas de ar e a movimentação deste dentro do ambiente. Um caso típico é a conhecida casa em L que geralmente é construída na divisa e provê entrada de ar de penas um lado. Se a casa for pequena os efeitos poderão ser minimizados, mas quando ela for maior a falta de portas e janelas poderá gerar um efeito bloqueador da circulação de ar. Veja abaixo um esboço de uma planta de casa em L que tem este problema:

Desenho casa em L

Como resolver

Não há muito segredo aqui, a solução para ventilação em casa é promover abertura de portas, janelas ou outro método para entrada, saída e circulação de ar. Quando a construção for feita na divisa do terreno a alternativa que muitos recorrem para prover um espaço para abertura de janelas e a criação de um jardim de inverno que além de decorativo terá grande utilidade para ajudar a melhorar a circulação de ar.

Veja abaixo um vídeo com algumas dicas de jardim de inverno.

Alternativas

Quando a construção já estiver pronta e não for mais possível criar um jardim de inverno, uma alternativa que poderia atenuar o problema do aquecimento interno pela falta de ventilação é colocar circuladores de ar no teto, mas este método parece pouco usual para residências, então outra possibilidade seria colocar uma manta térmica abaixo das telhas que evita a penetração dos raios solares e pelo menos o problema do calor poderá ter melhoras. Consulte um arquiteto que poderá dar dicas específicas para cada caso.

Perguntas e respostas

Veja abaixo algumas perguntas e respostas que podem ser úteis para quem está planejando construir ou mudar para uma nova casa.

O que é a ventilação cruzada?

A ventilação cruzada é formada por uma abertura em um lado da construção e outra abertura do outro lado, permitindo assim que o ar entre de um lado e saia do outro. Essas entradas podem ser portas ou janelas, mas é importante que permita a movimentação como a circulação do ar dentro do ambiente.

Existem diversos exemplos na arquitetura que mostram as alternativas que podem ser criadas para a colocação da ventilação cruzada. As nossas residências são muito parecidas umas com as outras e praticamente temos portas e janelas apenas como formas de entrada de ar, mas existem muitas outras estratégias que podem ser adotadas, se forem consideradas na etapa da construção da casa. Por isso, esse é um item tão importante que deve ser considerado e discutido com o seu arquiteto que com certeza poderá utilizar bons exemplos usados em outros locais para resolver esse tipo de problema.

Toda casa em L terá problemas de aquecimento?

Nem toda a casa em L será um problema com o aquecimento por falta de ventilação, o que acontece é que normalmente esse tipo de construção tende a ter abertura de um único lado e aí pode ter o problema da falta da ventilação cruzada. Contudo é importante contratar um arquiteto, pois o mesmo sabe muito bem deste problema e certamente trará soluções para evitar o aquecimento com a falta de ventilação dentro dela.

Construir casa em L é uma boa alternativa?

A construção em L é bastante interessante para quem tem pouco espaço de terreno e que pretende fazer a construção na divisa e assim aproveitar o máximo espaço disponível. Como explicado acima, este tipo de construção em si não chega ser um problema e sim a maneira como ela é projetado, portanto eu considero como uma boa alternativa de construção, desde que se tome os devidos cuidados como explicado acima.

Que estratégias podem ser usadas para criar ventilação em uma casa?

A principal estratégia errada a ventilação cruzada, como explicado acima, mas ela pode ser feita de várias formas e não está limitada necessariamente apenas ter portas ou janelas. Existem outros tipos de abertura que podem ser feitos, inclusive no teto para permitir que o ar entre ou saia e assim permita uma circulação adequada dentro da casa. É muito difícil criar uma estratégia única que atenda a todos os casos, mas uma conversa com um bom arquiteto pode ser interessante para analisar cada caso individualmente e assim chegar a uma alternativa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade