Dicas e informações sobre casa e
construção

Como construir gastando menos? Papel da mulher na construção

Veja algumas dicas para quem pretende gastar menos dinheiro na construção de uma casa, estatística servirão para mim se poderá ser útil para você que pretende iniciar a construção da obra. Qual será o papel da mulher na construção de uma casa? Será que o homem ou a mulher tem melhor atenção aos detalhes como a escolha de material o mesmo na fiscalização e acompanhamento do projeto e do desenvolvimento da obra como um todo?

A construção de uma casa consomem muitos recursos financeiros e necessita um bom planejamento para que você possa iniciar e terminar a obra, afinal é muito comum encontrarmos casas com a construção parada e em muitos casos por falta de recursos financeiros para concluir a obra. Uma coisa que aprendi com a construção da minha casa é que é muito difícil você prever todos os custos que você terá e por melhor que seja o seu planejamento é sempre bom considerar que você gastará um pouco mais, afinal existem muitos imprevistos e algumas situações onde você não consegue dimensionar corretamente os custos que estarão envolvidos.

Quem procura construir uma casa gastando menos terá de seguir algumas diretrizes de economia para minimizar o custo da obra, este foi o meu caso e quando comecei a construção da minha casa tinha em mente a limitação financeira que eu tinha e portanto queria gastar o menor valor possível. No início eu já sabia de algumas coisas que eu teria que fazer, mas outras eu acabei descobrindo no decorrer do processo de construção. Portanto se você pretende construir gastando menos eu recomendo algumas dicas para o seu caso:

Mão de obra

A mão de obra consome boa parte dos recursos da construção de uma casa e portanto escolher bem o pedreiro e outros profissionais que você irá contratar é o.pontapé inicial para economizar na construção. Peça orçamentos e faça a melhor avaliação possível da qualidade do serviço de valor que eles cobram para chegar a um ponto de equilíbrio. No meu caso a mão de obra significou aproximadamente 50% do valor da construção.

Dois anos depois fiz outra casa e esta teve um padrão um pouco melhor, neste novo caso o custo com a mão de obra ficou menor proporcionalmente. Algo em torno de 36%, salvo engano.

A diferença ocorreu não porque gastei menos com mão de obra, mas porque gastei mais com material de construção. A regra é simples: O valor que um pedreiro cobra para colocar um piso de R$20,00 é o mesmo que ele cobra para colocar um piso de R$ 80,00. Assim, se você compra materiais de construção mais caros, a proporção da mão de obra cai.

Compra de materiais

A compra de materiais em outro item onde você pode economizar muito dinheiro, mas precisa de bastante tempo disponível e irá gastar um pouco da sola do sapato, sem contar também bastante gasolina. A diferença de preços de materiais de construção varia muito de uma loja para outra, nos materiais de acabamento a diferença é muito maior ainda. Desta forma a melhor dica para você gastar menos é pesquisar muito , não só de loja para loja mas de material para material, afinal existe materiais de construção que são bastante similares mais que tem boa diferença de preço.

Compreender os métodos construtivos atuais também poderão ajudá-lo a economizar, pois existem métodos que são mais trabalhosos ou utilizam materiais de construção mais caros. Uma boa conversa com o seu arquiteto pode ser um bom caminho, pois ele poderá não só orientar quanto ao método mais adequado em termos de economia, bem como fazer um projeto que preza pela economia como um todo.

Faça você mesmo

A última dica é que você poderá fazer algumas coisas e não precisará contratar profissionais para tudo. Pintura, algumas instalações, jardinagem, entre outros são coisas que você mesmo poderá fazer e com isso poderá economizar dinheiro com pagamento de mão de obra e consequentemente gastar menos no final da construção.

Se você for pagar tudo realmente a coisa pode ficar caro, pois mão de obra não é barato e portanto se tem alguma coisa que você mesmo pode fazer, faça. Assim, você poderá economizar bastante no final da construção.

Qual o papel da mulher na construção da casa própria?

A construção da minha casa contou com esforço meu e da minha esposa, trabalhamos juntos desde a concepção da ideia do projeto até os últimos detalhes do acabamento. Isso me permitiu fazer uma análise sobre o papel da mulher na construção civil e pelo menos no meu caso acredito que os pontos que vou colocar abaixo faça bastante sentido e justifica a presença da mulher no começo, meio e fim do projeto de construção de uma casa.

Visão mais detalhada no projeto

Durante a fase do projeto houve muita discussão com o arquiteto e entre nós mesmo de como seria a casa, o tamanho, a distribuição dos cômodos, os materiais empregados, entre outros. Pude perceber que a mulher neste caso tem uma visão um pouco mais detalhada do projeto e se preocupa com questões que eu para dizer a verdade, eu teria passado batido. Isso é natural visto que elas conseguem perceber a casa como um todo e principalmente em locais bastante estratégicos como cozinha e banheiro. Para se ter uma ideia no final das contas foi a minha esposa que acabou fazendo o desenho da planta baixa da casa, uma vez que o arquiteto não conseguia enxergar a necessidade que tínhamos e ela teve que trabalhar muito neste sentido.

Maior preocupação com os detalhes na construção

Durante a construção pude perceber como é importante a mulher participar também deste processo, pois visitávamos diariamente a obra e acompanhamos de perto o máximo possível todos os detalhes para evitar erros na execução do projeto. Logo percebi que era ela e não eu a melhor pessoa para fiscalizar a obra e fazer os ajustes necessários que ocorreram muitos. A mulher tem uma preocupação maior com os detalhes e no caso da minha esposa ela é muito exigente, isto tem um lado bom pois permitiu o que é a construção terminasse dentro dos padrões que precisávamos.

Gosto mais apurado para o acabamento

Por fim a minha justificativa do papel da mulher na construção fica muito evidente na fase de acabamento, afinal é nessa fase que atenção aos detalhes e o bom gosto precisam estar alinhados. Ir até às lojas, escolher os materiais certos para dar o acabamento final foi uma tarefa bastante desgastante e minha paciência era muito curta para ficar horas e horas comparando um material com outro e imaginando se ficaria bom ou não. Percebi claramente que esse é um papel que a mulher faz muito bem e graças a ela o resultado final foi bastante interessante. Por isso acredito que não seria possível concluir a casa com a mesma qualidade se eu mesmo tivesse tocado todo o processo do início ao fim.

O que é a administração de uma obra e quem deve fazer?

Administração de uma obra é um trabalho que pode ser feita pelos proprietários ou um terceiro, que pode ser um engenheiro, o arquiteto ou uma pessoa designada especialmente para este fim. Esta pessoa responsável pela compra dos materiais, entrega, gerenciamento dos processos na construção, enfim administração geral de tudo que envolver a construção da casa.

O que fazer quando há conflitos entre marido e mulher em questões da construção?

De fato este, é um problema que pode acontecer e precisa ser bem administrado para chegar a um consenso. É muito comum as pessoas terem opiniões divergentes, especialmente homens e mulheres e na construção de uma casa isto não é diferente.

Contudo é preciso levar em conta que a construção será de acordo com o que foi definido no projeto e, portanto, não cabe durante a construção fazer modificações que não estejam previstas no projeto. Por isso é muito importante discutir bem o projeto e definir exatamente o que vai ser feito, claro que isso deve ser feito por um arquiteto com aprovação dos proprietários.

Qual fase da obra é mais difícil de administrar?

Certamente é o acabamento. É na fase do acabamento que os detalhes começam a ganhar força e muitas coisas relacionadas a eles não estão necessariamente previstas no projeto. Por exemplo: O projeto prevê um lustre, mas a escolha do modelo fica por conta do marido da mulher e aí pode surgir a divergência. Cores de tintas, iluminação, papel de parede, modelo dos móveis, bem como outros itens relacionados ao acabamento sempre são os itens mais complicados para se discutir e definir.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.