Dicas e informações sobre casa e construção

Diferença entre umidificador e vaporizador, climatizador

Saiba é que é e quais as diferenças entre o aparelho umidificador, vaporizador e climatizador. Veja os vídeos de como eles funcionam e suas principais características. Veja algumas perguntas e respostas como: Qual é a capacidade de água de um umidificador?

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

Diversos aparelhos foram criados para proporcionar o ambiente de casa mais agradável e nos últimos anos com o aumento da temperatura e as condições do ar muito ruim causada pela poluição em que somos submetidos, algumas dessas inovações tem sido úteis para melhor o ambiente em casa ou para ajudar nas tarefas cotidianas. Entre esses produtos estão o umidificador, vaporizador e o climatizador.

Os vídeos mostrados neste artigo mostram marcas e modelos específicos, mas há vários modelos e marcas que tem as mesmas funcionalidades ou pelo menos bastante parecidas.

Umidificador

umidificador de ar climatizador

Umidificador é um aparelho usado em épocas e locais muito seco, geralmente no inverno onde a baixa umidade do ar provocado pela falta de chuva torna o ambiente extremamente seco causando irritações na pele, olhos e outras partes do corpo. O umidificador deve ser alimentado com água e enquanto estiver em funcionamento irá soltar uma névoa fina e constante que melhorará a umidade do ar dentro do ambiente. Ele pode ser usado a noite no quarto de dormir, na sala durante o dia ou em outro local.

Muito indicado para locais secos ou para épocas do ano, como no inverno, onde a umidade do ar é muito baixa, especialmente na região sudeste do Brasil.

Pessoas que tem algum problema respiratório, idosos ou quem tem problema de pele muito seca podem se beneficiar mais do uso deste tipo de aparelho.

Climatizador

O climatizador é mais parecido com o processo do ar condicionado, embora é bom que se diga que ele não é ar condicionado e não irá gelar o ambiente, mas sim climatizá-lo, ou seja, tornar o ambiente mais agradável. É importante considerar que em ambientes muito quentes o ideal é usar o ar condicionado.

Vaporizador

O vaporizador é um aparelho que usa um método bastante conhecido de quem passa roupa que são os ferros de passar a vapor. Ele funciona da mesma forma, isto é, ele aquece a água de um reservatório e expele a mesma em forma de vapor quente que pode ser usado para desamassar roupas em um cabide por exemplo. No caso do ferro de passar, além do vapor, há ainda o peso do ferro e sua forma plana para ajudar a desamassar roupas. Tudo dependerá do tipo de tecido e as condições que ele encontra.

Algumas perguntas e respostas

Um umidificador realmente funciona?

Sim, um o umidificador de ar é realmente uma opção bastante interessante e necessária para épocas de ar muito seco, com sua tecnologia ele consegue melhorar bastante a qualidade do ar dentro de um ambiente. Contudo é importante levar em conta que esses umidificadores que compramos em farmácias lojas especializadas, conseguem atender um espaço pequeno e eles não terão condições de uma edificar uma casa inteira, então o ideal é que ele seja um posicionado próximo das pessoas para que tenha um efeito melhor. Mas sim, de maneira geral eles tem capacidade de melhorar bastante a qualidade do ar dentro de um ambiente pequeno.

Qual é a capacidade de água de um umidificador?

Existem umidificadores de vários tamanhos e, portanto cada um deles tem uma capacidade variada em termos de reservatório de água. De acordo com uma pesquisa que fiz pude observar que existem umidificadores de 2 litros e outros chegando até 12 litros de água. Isto vai ter algum impacto no tempo em que ele permanecerá em atividade sem precisar repor a água no seu reservatório.

Por quantas horas ele fica funcionando?

Como explicado acima, isto dependerá da capacidade do reservatório do umidificador. Mas não apenas isso, os umidificadores têm uma regulagem onde você pode permitir que ele libere mais vapor ou menos vapor, isto irá impactar na quantidade de água que ele irá consumir. Então não é possível determinar, mas em situações normais ele costuma ficar várias horas até acabar com toda a água e aí precisar ser reposto novamente.

Devo usar umidificador a noite?

O uso do umidificador deve ser concentrado nos momentos do dia em que o ar está mais seco e como sabemos isso varia ao longo do dia. Mesmo em épocas de ar muito seco, isto não significa que ele permanecerá nessa condição o tempo todo.

Normalmente, o ar tende a ficar seco no período da tarde e por consequência no início da noite, mas à medida em que a noite avança a umidade do ar tende a aumentar e isso permanecerá pelo resto da noite e pelo período da manhã. Uma boa dica para você saber na sua cidade como está a qualidade do ar e em quais horários ela é mais crítica e visitar os sites que fazem previsão do tempo, pois além de prever temperaturas e chuvas, eles também prevê a qualidade do ar em alguns casos mostrando hora a hora os momentos em que o ar estará mais seco.

Quais os efeitos do ar seco no nosso corpo e saúde?

Ele pode trazer muitos problemas para a nossa saúde, sendo que o mais notável talvez seja a pele ressecada que pode ser um problema mais grave para algumas pessoas. Pés, mãos e outras partes do corpo tendem a ficar bem ressecado e as vezes chegam até trincar em épocas de ar muito seco. Olhos irritados também podem acontecer em algumas horas do dia quando o ar fica muito seco e os olhos acaba irritando.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.