O que era visto antigamente como um luxo hoje é visto com ressalvas por muitos, estou falando do uso de carpetes no piso das casas. Este hábito foi bastante popular e tinha o sinônimo de luxo e a imagem que projetávamos era de uma casa muito confortável e de estilo. Contudo após muitos anos desta prática, nos dias atuais há muitas críticas sobretudo pela comunidade médica que desaconselha o uso de carpete para muitas pessoas.
As vantagens do carpete, se é que elas de fato existem, estão relacionadas a sensação de conforto que ela proporciona. Um cômodo com carpete tende a ser mais quente e especialmente para o caso de crianças que gostam de ficar no piso brincando pode ser melhor já que evita o piso frio. Mas mesmo assim este é um ponto sem grande consenso, já que ele pode evitar o contato com o frio, mas não com o pó.
As desvantagens são muitas e provavelmente se sobressaem. Primeiro existe a dificuldade de manutenção, pois precisa ser usado aspirador de pó para a sua limpeza e em caso de umidade a dificuldade aumenta bastante. Mas a desvantagem principal é o fato do carpete acumular pó e isto não é nenhum pouco bom, especialmente para pessoas que tem algum tipo de alergia ou problemas respiratórios. Se você for a um médico otorrinolaringologista com algum problema, em seu diagnóstico ele certamente irá incluir a questão do carpete, cortinas e outros itens que possam acumular poeira como itens desaconselháveis de se ter em casa.
Existem ainda outros problemas como manchas, a possibilidade dele descolar, perder um pouco do brilho na medida em que envelhece, entre outros.
Esta é uma decisão que cabe a cada um e é preciso considerar o tipo de residência e propósito de cada família. Mas é preciso tomar cuidado com a decisão de colocar ou não o carpete no piso de uma casa, especialmente na questão da saúde como explicado acima.
Lembrando que isto se aplica ao carpete de tecido e não aos novos conceitos de carpetes, como os de madeira, por exemplo.
Carpetes, a opção ideal para quem tem crianças em casa. Veja:
Os carpetes oferecem ao ambiente elegância, conforto e durabilidade. Se você tem filhos pequenos em casa, vale a pena ter carpete em casa, apesar da questão alérgica.
Os carpetes antialérgicos recebem tratamento especial durante o processo de fabricação e bloqueia a proliferação de ácaros.
Na verdade não são os carpetes que causam reações alérgicas, afinal o fator genético é responsável por tornar a criança mais sensível às alergias.
Na hora da compra é necessário que você observe as características e funcionalidades do produto.
Pesquisar levando em conta os seus objetivos vai ajudá-lo a fazer a escolha certa.
Para quem tem crianças, o ideal é que você dê preferência aos carpetes, antiderrapantes, confeccionados em fibra, emborrachados.
A escolha por cores escuras ajuda a disfarçar eventuais sujeiras.
As crianças adoram rolar no chão e brincar com o seu animalzinho de estimação. Se você tem animais em casa, é importante considerar a cor do pêlo, pois em um carpete escuro, o pêlo claro, ao cair, ficará muito aparente e vice-versa.
Os carpetes possuem isolamento térmico e barreiras que impedem a passagem do som.
A limpeza dos carpetes deve ser realizada de forma regular, utilizando o aspirador de pó e produtos específicos para tal.
Em relação ao preço é importante aliar custo-benefício as suas necessidades e considerar maior durabilidade e conforto.
Com informações de: https://blog.grupofortdecor.com.br
Por Casa Dicas e Luciana Dias