Dicas e informações sobre casa e construção

Onde encontrar boas ideias de jardinagem?

Veja algumas dicas que poderão ajudar a encontrar ideias para o jardim da sua casa. Ferramentas na internet, revistas e uma busca pessoalmente por sua cidade.

Projetar um jardim para sua casa é uma tarefa que exige muitos cuidados, afinal jardinagem não é uma ciência exata e portanto não há uma receita de bolo a seguir para que no final tudo dê certo. Cada jardim é único e ele leva muito a personalidade da pessoa, seus gostos, sensações e precisa evidentemente estar em harmonia com a sua casa.

Um dos caminhos mais comuns para pensar em como fazer um jardim é olhando outros e tirando ideias e inspirações. Isto ajuda bastante a evitarmos alguns erros e portanto buscar ideias em outros projetos pode ser bastante útil. Abaixo relaciono algumas opções de onde encontrar tais ideias.

Ruas da sua cidade

Nada como ver um jardim na prática. Se você tirar um dia para dar uma volta pela sua cidade poderá encontrar boas ideias. Muitas casas têm jardins na frente da casa. Escolha alguns bairros onde a probabilidade disso acontecer é maior e mãos a obra. Condomínios fechados são ótimos para isso.

Em cidades específicas

Existem cidades onde as pessoas ou o próprio poder público valoriza muito o verde e pode ser uma ótima fonte de inspiração. Verifique na sua região ou estado a existência de cidades com essas características. Eu moro muito próximo a Holambra no interior de São Paulo e esta á uma pequena e bela cidade com muito verde, flores e plantas para encher os olhos.

Na internet

Mas você poderá encontrar tudo isso pela internet. O Google Imagens, por exemplo é uma ótima fonte de pesquisa de fotos de jardinagem.

A outra opção é o Google Street View que permite você navegar pelas ruas das cidades e assim fazer um passeio virtual por elas. Com este recurso você poderá visitar cidades do mundo inteiro e encontrar ótimas ideias de jardins. Para usar o Street View basta ir na opção mapas do Google, ir até o local desejado e arrastar o bonequinho laranja até a rua em que deseja navegar.

Revistas

Existem também revistas especializadas em jardinagem e arquitetura em geral. Fazer uma visita a uma boa banca de revistas e jornais poderá ajudar a encontrar boas opções de material para servir de ideias para o projeto do jardim da sua casa.

Plantar ideias para o seu jardim

Um lindo jardim leva tempo, esforço, dinheiro e manutenção. Começar com um bom plano de jardim pode ajudar a reduzir todas essas coisas. Pensar em seu quintal ou jardim antes de começar a trabalhar pode criar uma área unificada que acentua sua casa e proporciona anos de diversão.

Considere os fatores que afetarão como seu jardim crescerá luz do sol, sombra, vento, drenagem, acesso à água, padrões de tráfego de pedestres e o equilíbrio entre gramado, arbustos, flores e vegetais.Uma análise da paisagem que considere esses e outros fatores é um primeiro passo importante no planejamento de jardins.

Comece com um mapa

Antes de saber o que você quer, você precisa descobrir o que você tem. Comece por desenhar um mapa do seu quintal com árvores, arbustos, encostas, pátios e tudo o que estiver lá fora. O mapa pode ser tão formal (uma versão em escala em papel quadriculado) ou casual como a sua necessidade de detalhes dita, mas quanto mais preciso, mais completo será o seu plano de jardim.

Anote os fatores mencionados acima que influenciam o tipo de plantação que se seguirá. Localize áreas com pleno sol e sombra parcial. Indique lugares que estão protegidos do vento e onde está o melhor solo. Observe também os caminhos que as pessoas tomam para ir de um lugar para outro. Estes podem ser caminhos reais de tijolo ou pedra, ou apenas as rotas que normalmente são usadas. Existem lugares que as crianças gostam de brincar ou os cães usam? E considere os ângulos de visão ao colocar grupos de plantas e jardins. Onde as pessoas estarão quando estiverem admirando seu trabalho?

Considere o que você quer

Depois de mapear o quintal e ter uma compreensão completa do que está por aí,é hora de descobrir o que você quer. Há muitas maneiras de começar a pensar em seus planos de jardim.Uma maneira é andar pelo seu bairro e observar o que você gosta e o que não gosta. Ou folhear livros de jardinagem. Faça uma visita a uma loja de jardinagem local e faça muitas perguntas, especialmente sobre quais plantas são mais adequadas para sua área.

Escolhendo Plantas e flores

Há várias coisas a considerar ao escolher plantas. Orçamento, facilidade de cuidado, compatibilidade com plantas vizinhas, estética e tamanho, tudo entra em jogo no design do jardim.

Ao escolher árvores e arbustos, considere sua altura e largura na maturidade.Uma muda ocupa muito menos espaço do que uma árvore adulta. As árvores não precisam apenas de espaço e recursos adequados, elas podem ser danosas para casas e calçadas se forem plantadas muito perto. Grandes árvores e arbustos podem sombrear outras plantas, então decida cuidadosamente o tamanho e o local adequado ao seu plano. Jardins de flores são provavelmente um dos jardins mais agradáveis ​​para planejar, plantar e brincar de ano para ano. Pergunte a si mesmo qual é o seu estilo particular e o que parecerá mais apropriado em sua casa.

Fonte: https://entendaantes.com.br/modelos-jardins-externos/

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade