Dicas e informações sobre casa e construção

Comprar casa pronta ou fazer a construção, o que é melhor?

Comprar casa pronta é a melhor opção do que fazer a construção? Veja a análise mostrando a resposta do. de vista econômico e ainda considerando a conveniência e o projeto.

Na hora de comprar uma casa uma dúvida que pode ser comum é se vale a pena comprar uma casa pronta ou comprar um terreno e fazer a construção. Acredito que muitas pessoas já estiveram diante desta situação de dúvida eu particularmente já estive e tomei minha decisão pela construção da casa ao invés da compra da casa pronta. Embora por um bom tempo eu estive à procura de uma casa que estivesse construída para comprar, acabei concluindo que construir seria a melhor alternativa e para isto pelo menos dois bons motivos para que eu tenha tomado é esta decisão foram a economia e um projeto mais adequado às necessidades.

casa penhorada diança de aluguel

Economia

Quando você compra uma casa apronta está na verdade comparando o terreno mais a construção, logo o cálculo que você precisa fazer é quanto vale o terreno e quanto vale a construção, junte os dois encontre o valor final do imóvel. Em muitas casas que visitem para comprar o valor que os proprietários pediam excediam bastante o valor que eu julgava ser o correto, isto porque normalmente nesses casos além do valor do terreno e construção existe ainda o lucro do proprietário.

Não demorou muito para eu perceber que se eu comprasse o terreno e fizesse a construção teria uma casa mais barata e, portanto do ponto de vista de economia valeria a pena construir. Uma corretora de imóveis certa vez me disse que a casa ficaria mais ou menos 30% mais barata se eu construísse. Ainda não sei se este é de fato percentual, mas vou saber e assim que souber irei atualizar aqui.

Projeto mais adequado

Outro ponto importante em favor da construção é a possibilidade de você fazer uma casa do seu jeito. Muitas casas prontas que visitei para comprar tinham um projeto ruim, eram mal distribuídas, cômodos pequenos, cozinhas estranhas, banheiros pouco usáveis, entre outras coisas. Como eu sabia muito bem o que nós como família precisávamos era muito evidentes que aquelas casas não iriam nos atender e este foi um fator que dificultou muito o processo de busca da casa e nos levou a conclusão de que a construção seria a melhor opção pelo fato não só da economia, mas também da possibilidade de você fazer uma casa que atendesse às nossas necessidades.

Conveniência e rapidez

Mas existem algumas vantagens em comprar uma casa pronta e dentre elas destaco a conveniência e a rapidez. Conveniência pois você pegará a casa pronta para morar e não precisará se preocupar em correr atrás de pedreiros, comprar materiais de construção, administrar a obra e tudo mais. Este processo é trabalhoso e nem todas as pessoas estão dispostas ou dispõe de tempo para isso. A rapidez é que em pouco tempo você poderá mudar para a nova casa, enquanto que na construção precisará de alguns meses ou dependendo do caso até anos.

Se você está nesta dúvida a resposta terá de ser pautada nos tópicos acima expostos, ou seja, pergunte a você mesmo quais são suas prioridades: Se puder esperar um pouco para mudar e estiver disposto a encarar a administração da construção da casa, creio que deve ser a melhor opção, caso contrário procure uma casa pronta e vá descansar.

Algumas dúvidas comuns

Não tenho tempo de acompanhar a obra, mesmo assim vale a pena construir?

Bem, neste caso é preciso fazer algumas ressalvas, isto porque a construção demanda de fato muito tempo e uma certa dedicação para que as coisas saiam como planejado. Se você não dispõe de tempo algum ou não tem uma pessoa da sua família para acompanhar, creio que é melhor repensar esta possibilidade.

E se eu entregar para um arquiteto ou engenheiro administrar?

Esta é um ótima alternativa e muitas pessoas fazem isso. Quando um arquiteto faz o projeto da sua casa, não está incluso a administração da obra, o que eles fazem é o acompanhamento, que é diferente. Acompanhamento significa que de vez em quanto eles vão até a obra para verificar se as coisas estão no caminho certo, dão orientações aos pedreiros, entre outros. Já a administração é no dia a dia e envolve comprar materiais de construção, efetuar os pagamentos, fiscalizar a obra diariamente e solucionar outras questões que possam aparecer (e aparece).

Mas isso tem um custo?

Sim, evidentemente. Não posso dizer que custo é esse, pois vai depender de cada profissional, mas é um custo elevado e talvez aquela economia que você estava pensando em ter por ter escolhido construir, talvez seja menor ou nem aconteça.

E se eu entregar o projeto ao pedreiro e pedir para ele tocar a obra sozinho?

Existem casos assim e pode ser uma boa alternativa, mas você vai precisar confiar muito nele. Se é uma pessoa que você conhece bem, tanto profissionalmente como pessoa mesmo, creio que possa ser uma opção, caso contrário fica complicado.

Qual a principal vantagem da compra de uma casa e da construção?

Da compra eu creio que seja a comodidade de você comprar e entrar logo na casa. Então para quem tem um pouco de pressa e não está disposto a esperar muito, esta é sem dúvida a melhor alternativa. Da construção eu acredito que seja a personalização, ou seja, é o fato de você construir uma casa do seu jeito, coisa que é muito difícil de encontrar pronta para comprar.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade