Existem diversas modalidades de financiamentos destinados desde a compra da casa pronta até a construção dela, uma das alternativas que a Caixa disponibiliza é o cartão Construcard que é destinado a compra de materiais que serão usados na construção ou na reforma da casa. Ele funciona como um cartão de crédito que um saldo pré-aprovado que você poderá usar dentro de um período que vai de 2 a 6 meses.
Veja abaixo algumas informações sobre o Construcard e seu uso para reformar ou construir.
Você precisará levar a Caixa a documentação necessária para aprovação do crédito no cartão. Essa documentação inclui documentos pessoais e outros solicitados pela Caixa dependendo do seu perfil. Após a análise e aprovação da documentação a Caixa irá liberar o Construcard que terá as seguintes características:
Acho que vale para aquelas pessoas que precisam apenas de uma complementação para a construção ou reforma, porém se a necessidade for mais ampla, a Caixa tem uma modalidade para financiamento da construção como um todo, incluindo a mão de obra que no caso do Construcard não dá para ser usado.
A taxa de juros dele não é tão baixa, apesar de estar dentro da média. Geralmente eles anunciam algo em torno de 1.5 ao mês, mas no meu caso tive de pagar 1.85 ao mês. Então, eu considero bem alto a taxa e é um ponto para ficarmos atentos.
O Construcard é sim uma boa alternativa é acredito que seja a melhor em alguns casos. Ele difere um pouco das linhas tradicional de financiamentos habitacionais no prazo, taxa de juros e período de uso do dinheiro e também na amortização. Logo, se uma pessoa deseja um financiar uma casa pronta ou não quer ter trabalho com construção, ele certamente não é a melhor saída, mas para aqueles que já tem um terreno e desejam construir ou apenas reformar uma casa, então acredito que ele possa ser útil.
Para usar de forma eficiente algumas considerações devem ser feitas:
É necessário o planejamento correto, pois em se tratando de construção, você tem um período relativamente curto para utilização dele. Portanto, no ato da assinatura do contrato do cartão é preciso ter em mente ou documentado os materiais necessários.
Fazer uma boa pesquisa de preços e negociar condições mais favoráveis de compra. Assim você maximizará o valor financiado e poderá aproveitar para comprar mais material para a sua obra.
Como já citado acima não dá para incluir a mão de obra e portanto você precisará de ter outros recursos para cobrir os cursos com pedreiro, pintor, eletricista, entre outros.
Durante o período de utilização você pagará os juros apenas relativos ao financiamento.
O Construcard a meu ver não é a melhor alternativa para obter dinheiro para construção, visto que a taxa de juros é relativamente alta. Pelo menos foi assim comigo quando precisei usar, mas ainda que ela esteja um pouco mais baixa hoje, mesmo assim ainda será considerada alta.
O financiamento da construção é melhor em termos de taxas de juros, pois tem taxas mais baixas e com prazos de pagamento mais estendido, o que é bom. Esse financiamento também é feito pela Caixa e proporciona o financiamento de toda a obra e não apenas da compra do material de construção.
Ainda sobre esta modalidade de financiamento, a desvantagem é que é necessário o projeto da obra para avaliação e aprovação da Caixa. O terreno precisa estar em seu nome e quitado. A liberação do dinheiro ocorre por fases em sistema de reembolso, isto é, você constrói uma fase com recursos próprios e a Caixa faz o ressarcimento do valor previamente definido para aquela etapa e assim por diante.
O construcard só faz sentido como complemento de recursos para terminar a construção ou fazer uma reforma, por exemplo. Neste caso, considera-se que você tem os recursos para iniciar a obra e no final poderá fazê-lo como forma de complementação.
O uso para uma reforma mais compacta também pode ser feita, mas sempre de olho na taxa de juros e no valor das parcelas atrelados ao montante financiado.
A vantagem é que ao adquirir o Construcard você terá de 2 a 6 meses para utilizar o dinheiro na compra dos materiais de construção. Isto é uma vantagem pois você poderá planejar melhor a compra e inclusive ir comprando aos poucos. Depois da utilização você poderá ter até 94 meses para fazer o pagamento das prestações e a taxa de juros varia de perfil para perfil.
Como apontado no início o cartão tem como vantagens o uso na compra de materiais apenas e não inclui, por exemplo, a contratação de mão de obra. Se você precisa de um financiamento que inclua desde o material até a mão de obra terá de optar pelo financiamento tradicional da construção, mas é assunto para outra hora.
Eu não sei dizer ao certo se você pode fazer um cartão Construcard da Caixa sendo já beneficiário de um financiamento habitacional como o Minha Casa Minha Vida. Na verdade os dois programas são um pouco diferentes e o Construcard é mais uma linha de crédito comercial, enquanto que o Minha Casa Minha Vida, devido a suas características peculiares, entrar um pouco na área do benefício social e por ser produtos tecnicamente diferentes eu acredito que seja possível.
Contudo existe um fator que você precisa considerar que é a análise de crédito que a caixa faz e como você já tem parte da sua renda comprometida com Minha Casa Minha Vida, pode ser que eles entendam que você não pode comprometer mais renda com a prestação do Construcard ou na avaliação deles eles podem concluir que o valor que você poderá contratar no Construcard é um valor baixo para não gerar uma prestação alta e assim comprometer o a prestação que você já tem como Minha Casa Minha Vida.
Mas entenda que esta é a minha opinião baseado no pouco que sei sobre financiamentos e produtos habitacionais, eu recomendo você entrar em contato com uma agência da caixa para aqueles posso avaliar corretamente o seu caso é assim dar uma posição oficial a você.