Dicas e informações sobre casa e construção

Geladeira de 2 portas inox. Porque devo comprar uma?

Será que vale a pena comprar um rfrigrdor de 2 portas inox? Origem da geladeira e sua hisória no Brasil, bem como dados estatísicos de utilização do aparelho

Assim como todos os eletrodomésticos, as geladeiras foram ganhando vários recursos para facilitar a vida na cozinha, as marcas têm se renovado, trazendo mais facilidades e mais opções aos consumidores.

A origem da geladeira

A geladeira foi criada em 1856 proposital para ser usada em industriais e fabricas, por James Herrison. A fábrica australiana de cerveja o contratou com o intuito de criar um sistema de refrigeração, conservando os produtos e mantendo a temperatura dos alimentos. A principal finalidade da empresa era evitar o desperdício, o prejuízo e também facilitando a exportação. Apenas em 1913 foi criada a primeira geladeira doméstica com o nome Domelre -Domestic Electric Refrigerator-, porém foi Kelvinato o nome que popularizou este aparelho nos Estados Unidos.

Conforme os anos, os especialistas se aprofundaram nos estudos e em 1927 a empresa General Eletric lançou o "Monitor-Top" tornando se mais popular.

História da primeira geladeira no Brasil

No ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina, foi construído a primeira geladeira no Brasil.

Rudolf Stutzer uma pessoa sonhadora e criativa era autodidata e tinha grande capacidade inventiva. Trabalhou em vários empreendimentos, em uma delas montou uma fabrica de gelo. Embora os homens soubesse há seculos que manter os alimentos gelados era um modo de conserva los, a única forma que tinha para fazer isso, era empacotá los com gelos natural, sendo assim, a geladeira naquela época eram caixas de madeira com serragem, onde se colocava a barra de gelo para manter os alimentos refrigerados. Então era preciso produzir o gelo, que era feito com água salgada, em barras grandes.

Em uma de suas viagens a trabalho em Porto Alegre, Rudolf Stutzer, curioso e observador como sempre, notou uma geladeira americana a querosene. Observou que em baixo tinha fogo e em cima gelo; Como ele possuía uma fabrica de gelo, começou calcular métodos para fabricar uma. Com a ajuda do cunhado Oscar Bachmann fez os cálculos necessários e cerca de um mês foi feita a primeira estrutura manualmente da geladeira na própria fabrica.

No periodo de 1947 a 1950, na oficina de Brusque, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado 31 geladeiras movidos a querosene.

Logo a noticia que Rudolf Stutzer havia feito uma geladeira se espalhou, então os empresários e empreendedores Guilherme Holderegger e Wiittich Freitag já tendo uma loja na cidade de Joinville se interessaram em conhecer o produto, logo os três se associaram e montaram a fabrica em Joinville em Santa Catarina.

E em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville

Consumo

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a geladeira é o 2° aparelho doméstico mais presente e utilizado nas casas dos brasileiros.

A geladeira é um eletrodoméstico essencial na vida de qualquer família, sem ela, nos dias de hoje é praticamente impossível conservar os alimentos refrigerados, além de mais economia de energia.

Porém o diferencial e a qualidade tem se destacado entre os produtos.

A Geladeira de 2 portas inox além de ser um modelo de refrigerador bonito, elegante, moderno e inovador, está se tornando a opção dos consumidores por oferece uma ótima capacidade de armazenamento, assim podendo armazenar alimentos em grandes quantidades.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade