Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento pela Caixa de apartamento em São Paulo

Saiba como fazer um financiamento de apartamento pela Caixa em São Paulo. Veja o que é preciso para fazer isso e quais os passos necessários para começar.

Para quem mora na cidade de São Paulo o mesmo em outra região do estado paulista e deseja fazer o financiamento de um apartamento com recursos da Caixa Econômica Federal poderá encontrar várias opções para a realização deste sonho. A Caixa é o maior banco financiador de imóveis do Brasil e no estado de São Paulo concentra se boa parte de seus financiamentos já que tem um mercado de construção civil bastante dinâmico.

O que é preciso para financiar um apartamento em São Paulo?

Um financiamento imobiliário funciona basicamente em cima de dois pilares: o imóvel é o comprador. Com isto eu quero dizer que ambos precisam atender os critérios da Caixa para a realização do financiamento. Do ponto de vista do imóvel isto significa que o apartamento precisa oferecer condições de moradia, isto é, ele precisa ter o habite-se da prefeitura e estar em condições de servir de garantia para o financiamento que geralmente é a longo prazo. Desta forma um apartamento que está bastante deteriorado pode ter problemas na avaliação da Caixa e talvez não será aprovado para servir de garantia do financiamento.

O segundo ponto a analisar são as características do comprador e nesse caso basicamente os itens mais importantes da renda familiar que precisa ser suficiente para convencer a Caixa de que você poderá pagar as prestações do financiamento. Geralmente você não pode comprometer mais de 30% da renda familiar para pagamento das prestações do financiamento de imóvel. Além disso é necessário você não ter problemas de nome sujo ou pendências com órgãos federais como a Receita Federal, INSS, justiça trabalhista entre outros.

Como simular o financiamento de um apartamento em São Paulo?

Você poderá utilizar o simulador do site da Caixa onde você deverá informar os dados do imóvel em qualquer cidade do estado de São Paulo, inclusive na capital e também os seus dados como comprador e com esses dados ele informará o valor do financiamento que poderá ser feito, valor das prestações, taxa de juros entre outras informações que você poderá utilizar para se orientar na compra do seu apartamento em São Paulo.

Para acessar o simulador de financiamento da Caixa clique aqui.

7 coisas para levar em consideração antes de adquirir um imóvel em SP.

  1. São Paulo é uma metrópole, tem muitos bairros e muitas pessoas e portanto várias realidades que podem mudar drasticamente de um bairro para outro.
  2. Considere o custo de deslocamento do trabalho para casa. Este custo pode acabar sendo um valor alto a ser acrescentado no orçamento, a depender da escolha.
  3. Considere despesas de IPTU e condomínio, já que se tratam de gastos fixos que podem encarecer a parcela.
  4. Não esqueça que existe diferença de custo de vida entre um bairro e outro. Em um bairro com imóveis mais caros, a creche será mais cara, o mercado terá produtos mais caros entre outras coisa.
  5. Entenda sua real necessidade em uma discussão aberta com sua família para chegarem a um denominador comum e evitar problemas futuros.
  6. Visite o local, para ver a dinâmica. Se é um bairro violento, se tem mercados e farmácias e a qual distância e perceber outros detalhes que podem influenciar a compra ou a vivencia no lugar. Nesta visita pergunte a vizinhos quais os problemas comuns do local e quais que já foram enfrentados anteriormente.
  7. Veja os aspectos legais e jurídicos da casa para evitar problemas futuros.

6 Dicas para fazer uma boa negociação

  1. Passou em frente a um local que tem uma placa e se interessou pelo imóvel? Procure saber quem é o proprietário, assim vocês podem economizar a taxa de corretagem.
  2. Visite o site de leilões da caixa, fique atento ao risco de evicção e consiga descontos de até 40% no preço de um imóvel. Veja quais imóveis estão disponíveis neste link.
  3. Converse com pessoas que fizeram negócio semelhante ao que você se interessa e busque informações sobre o financiamento, o bairro, a construtora o corretor e outros.
  4. Quando sei que o financiamento é para mim? Se você para o valor de financiamento de aluguel e tem dificuldade em guardar dinheiro, um financiamento habitacional é uma boa ideia.
  5. Pode esperar um pouco? Tente ver as opções de compra na planta de imóveis. Apenas tome o cuidado de contratar apenas construtoras já conhecidas.
  6. Visite a página de perguntas frequentes da caixa e tire dúvidas que ainda restaram, veja neste link.

 

REFERÊNCIAS

Imóveis. Por Luiz Roberto Calado. Acesso em 7/8/19. Link.

Blog especializado em imóveis financiados pela caixa. Acesso em 7/8/19. Link.

Onde posso encontrar mais sobre o assunto?

Como Vencer No Mercado Imobiliário. Por Ari Lima. Acesso em 7/8/19. Link.

Empréstimos e Financiamentos: Entenda como funcionam e defenda-se. Editado por Editora Melhoramentos. Acesso em 7/8/19. Link.

 

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade