Dicas e informações sobre casa e construção

Administração da obra: Como acompanhar a construção de uma casa

Veja a importância de fazer a administração da obra e as formas de como fazer acompanhar a construção de uma casa, seja na compra de materiais, tomada de decisões, entre outras ações.

Quando decidi construir a minha casa eu sabia que seria necessário dedicar tempo e bastante disposição para fazer o acompanhamento da construção ou caso eu não tivesse esse tempo eu não quisesse me dispor a fazer isso, precisaria delegar a um terceiro que geralmente é contratar uma pessoa como um arquiteto ou engenheiro para fazer administração da obra. A segunda opção é interessante, mas também é mais cara é portanto no meu caso eu optei por fazer administração da obra e acompanhar passo a passo tudo que iria acontecer.

Como acompanhar a construção de uma casa

O acompanhamento da construção diz respeito a diversas etapas e tem suas responsabilidades para quem se propõe a fazer esse trabalho. Abaixo relaciona algumas atividades que considero importante para obter sucesso na construção da sua casa.

Compra de materiais

A primeira parte desrespeito a compra dos materiais que serão usados na construção da casa, esta etapa é importante pois a compra errada de materiais não só poderá trazer dores de cabeça como também elevar o custo final da obra. Por esse motivo é necessário sempre fazer uma boa pesquisa de preços, analisar quais materiais são mais adequados uma determinada necessidade, entender que alguns materiais não são entregues imediatamente e por isso é necessário o planejamento da compra para que quando for usá-lo ele esteja disponível na obra, entre outras ações relacionadas com a compra.

Visitas diárias à construção

A segunda etapa importante é a visita diária, se possível, a construção. Diz um velho ditado que o boi engorda na vista do dono e acredito que isto também se aplica o processo de construção de uma casa. Essas visitas diárias são importantes para observar o desempenho do trabalho está sendo feito pelos profissionais contratados, acompanhamento do uso racional dos materiais de construção, de possíveis erros que esteja sendo cometidos e portanto alertá-los para a devida correção, entre outros pontos que podem ser analisados diariamente.

Tomada de decisões

A terceira etapa que analisa se que considero importante que diz respeito à tomada de decisões o que são comuns enquanto a obra está em andamento. É verdade que você tem em mãos um projeto e precisa ser fiel a ele, mas isto não significa que você não precisará fazer modificações quanto ao uso de determinado material, a adoção de um determinado processo, ou até mesmo sugerir modificações do projeto e função de algum fator novo que não foi previsto site agora demonstra ser um problema a ser resolvido. Essas tomadas de decisões são importantes e para isso é necessário este acompanhamento de perto para que as coisas aconteçam o tempo que tem que acontecer, afinal se algo ficar errado dificilmente será corrigido depois que a casa estiver pronta, isto faz parte da administração da obra e este acompanhamento é necessário para o resultado desejado.

Planejamento

A quarta e última etapa é fundamental para o funcionamento das demais. Evidentemente que nada disso irá funcionar corretamente sem um bom planejamento.

Se você fez o projeto da sua casa, você sabe onde pretende chegar com a construção e em muitos casos o próprio arquiteto já pode fornecer, por exemplo, a lista de materiais. Se não, é necessário ter esta lista, ainda que incompleta.

O material precisa estar no lugar certo e na hora certa. Alguns deles precisam ser comprados com certa antecedência, visando o preparo e a entrega do mesmo. Estar em contato com os fornecedores é importante para cumprir com os prazos de entrega e não parar a obra por falta de material.

A contratação de mão de obra é outro ponto importante do planejamento. Especialmente na fase final, você dependerá de muitas prestadores de serviços e ai entra um jogo de cintura importante, pois um não pode atrapalhar o outro, há certos serviços que só podem ser executados quando outro estiver pronto e assim por diante.

Conclusão

Administrar uma obra é difícil, requer tempo, dedicação e como visto acima um bom planejamento. Muitos delegam a terceiros esta função. Como já citado no início, o próprio arquiteto ou engenheiro que fez o projeto, pode ser esse administrador. Eles fazem este trabalho e de certa forma faz parte dos serviços que elem podem prestar.

Se contudo, você optar por fazer esta função, creio que as dicas acima poderão ajudá-lo a administrar melhor a construção da sua casa.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade