Um vaso sanitário, dependendo do tipo e modelo pode precisar de várias peças para que o sistema funcione como um todo. Válvula de descarga, tubos de ligação, caixa de descarga, canoplas, reparos para caixa acoplada e outros itens são essenciais para o bom funcionamento do sistema de descarga, por exemplo. Veja abaixo alguns desses itens.
Este tipo de válvula é usada para acionar a descarga no vaso sanitário. Ela é usada em conjunto com os vasos convencionais e não aqueles que tem caixa acopladas, pois estes já vêm com o acionador na própria caixa.
Veja aqui exemplos de válvulas de descarga
São peças de metal que ligam o vaso à entrada de água na parede. Esta peça faz parte do conjunto de itens necessários para a instalação de um vaso sanitário convencional.
Veja aqui exemplos de tubos de ligação
Quando se usa o vaso convencional e não tem o encanamento embutido na parede, a solução e colocar uma caixa de descarga. Esta peça geralmente é fixada na parede e não requer a quebra do reboco, pois fica externa e aparente. A desvantagem é o efeito estético.
Veja aqui exemplos de caixas de descargas
Os flexíveis são pequenas mangueiras que conduzem a água até a caixa acoplada, caixa de descarga, torneiras e outros itens que fazem o uso de água no banheiro. Há vários modelos, inclusive para o uso com água quente, existe ainda diferentes modelos para trabalhar com tipos de pressão de água.
Exemplos de flexíveis para água
São peças para fazer o acabamento de materiais hidráulicos. Existem vários diâmetros e portanto é importante verificar isso antes de comprar. Geralmente as bitolas são de 1 polegada, ½ polegada e ¾ polegadas.
O reparo é o sistema mecânico que faz com que a caixa funcione. Ela é composta de várias peças que controlam o nível da água, acionam o mecanismo de descarga e outros.
As duchas higiênicas são usadas geralmente em substituição aos antigos bidês que não tem grande apelo atualmente. Elas podem ser comuns ou elétricas, este tipo de ducha é mais nova e conta com um sistema de água mais forte.
Com informações da loja Leroy Merlin
Agora que você já conhece os acessórios para vasos sanitários e duchas higiênicas, que tal falarmos sobre a manutenção hidráulica nas residências?
A hidráulica comanda todo o abastecimento de água de uma residência e sua manutenção deve ser realizada de forma regular.
O tempo médio de manutenção do sistema hidráulico varia de 10 a 15 anos.
Ela pode ser preventiva, realizada mesmo quando não há danos, investigando falhas e corrigindo-as antes que se agravem.
De acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), as manutenções preventivas identificam e reparam todo e qualquer problema decorrente de uma instalação, evitando o risco de acidentes.
Comumente ela é realizada anualmente.
A manutenção preditiva é baseada em ações que controlam as instalações da residência através da tecnologia, prevendo prováveis erros no sistema hidráulico, proporcionando segurança do rendimento máximo da instalação e minimizando falhas operacionais.
A manutenção corretiva realiza consertos ou reparos dos materiais que se desgastaram pela ação do tempo. Também pode ser necessária a troca dos componentes hidráulicos, quando os mesmos estiverem comprometidos.
Quando se trata de sistema hidráulico é importante considerar a qualidade e resistência dos componentes. Nada de comprar peças mais baratas e com material mais frágil, não dá para economizar. As peças de primeira linha trazem durabilidade e estabilidade na correção e reparo do serviço hidráulico. São encontradas em PVC ou metal cobre.
O encanador é o profissional que realiza o trabalho de hidráulica e a qualidade do serviço é de suma importância, sendo assim, o profissional deve ser de sua confiança.
Com informações de https://www.triider.com.br
Por Casa Dicas e Luciana Dias
Veja abaixo algumas opiniões e comentários sobre vaso sanitário quadrado
É uma necessidade ter um vaso sanitário, indiscutivelmente, mas eles podem ter um papel mais do que apenas o necessário. Vasos quadrados são lindos, diferentes e dão todo um diferencial ao ambiente, deixando o banheiro bem mais bonito com um aspecto sofisticado em relação a decoração do local.
Dificilmente a gente acha muitas opções no mercado para comprar. Normalmente dentre dez opções no modelo tradicional, oval, a loja disponibiliza um, no máximo dois, vasos sanitários quadrado.
Ana Paula, São João de Meriti - Rio de Janeiro
Vaso sanitário quadrado possui um design mais arrojado, ficando bem alocado em decorações mais modernas e minimalistas. O formato pode combinar com outros itens do banheiro, como o chuveiro e a pia quadrados, harmonizando-se geometricamente. O vaso quadrado certamente possui um aspecto estético mais agradável do que o modelo tradicional.
Algumas pessoas podem ter dificuldade em se adaptar à utilização prática do modelo quadrado, achando que ele é desconfortável. Ainda, dependendo do modelo, é possível que acabe acumulando alguns resíduos especialmente difíceis de serem retirados. Outra desvantagem está em encontrar tampas para substituição, em caso de danificação da original, pois o modelo tradicional ainda acaba dominando mercados e lojas de varejo mais acessíveis. Assim, é provável que o proprietário acabe tendo que despender um pouco mais de dinheiro em lojas especializadas. Em alguns casos, pode ser necessário ajustar o jato d’água da descarga, para que abranja toda a superfície do modelo.
Bruna, Porto Alegre, RS
Os vasos sanitários quadrados, deixam o ambiente mais moderno, bonito e arrojado eles dão um ar de sofisticação e requinte ao banheiro são perfeito para banheiros grandes, pois os vasos sanitários quadrados combinam melhor com um ambiente mais amplo deixando ele mais gracioso e imponentes, um banheiro com um vaso sanitário quadrado faz o ambiente parecer mais amplo do que já é.
Por ser um vaso maior, e por ter um ar mais sofisticado acredito que não combinaria com um banheiro menor, pois além de diminuir o espaço útil do banheiro ficaria desproporcional e não combinaria nem um pouco com esse banheiro mais simples e menos arrojado, o preço de um vaso sanitário quadrado também é algo que deve ser considerado na hora da escolha para que o orçamento não seja ultrapassado.
Sandra Regina Ferreira, Viamão/RS