O Brasil este por muitos anos em ritmo muito lento no que diz respeito a construção civil, mas agora o Brasil vive um novo momento com aumento considerável no número de obras pelo país a fora. São casas, apartamentos, escolas, estradas e outros tipos de construções. Tudo isso gera o chamado impacto ambiental e pode de alguma forma afetar o meio ambiente.
Os impactos ambientais na construção civil podem ocorrer durante o desenvolvimento da obra e principalmente depois que a obra estiver pronta, afinal, se não for adorata práticas ecológicas na construção, a casa, apartamento ou outro poderá consumir muito energia elétrica, água e não aproveitar alguns recursos como a água da chuva, reaproveitar alguns tipos de uso da água em casa, tratar de forma inadequada o lixo, entre outros.
O conceito de construções sustentáveis pode ser diverso, mas para conseguir o chamado selo verde que é concedido pela Green Building Council, a construção precisa atender alguns requisitos, como:
Segundo esta organização o Brasil está em 5º lugar no mundo em construções sustentáveis com mais de 200 empreendimentos em fase de análise para o selo verde. A grande expectativa que esse número aumente, especialmente em obras do setor público.
Vídeo: Construtoras buscam soluções para diminuir impacto ambiental causado pelas obras.
https://www.youtube.com/watch?v=r9QO014cD50
Mas se você não pretende obter o selo verde e mesmo assim tem consciência da sua responsabilidade ambiental, poderá adotar algumas práticas na construção de sua casa que poderá ser útil para você e para as outras pessoas. Entre as dicas podemos destacar as seguintes práticas como ecológicas ou ambientalmente responsáveis:
Projetar uma casa preparada para gerar energia solar, é com certeza uma uma economia futura e além disto uma contribuição para o meio ambiente. A captação de energia solar é feita através de placas de fotovoltaicas, o sistema de distribuição de energia solar pode ser on grid ou off ou grid.
Vale lembrar que o custo para a instalação desses sistemas foi no passado o grande empecilho para a adesão em massa dos sistemas fotovoltaico, mas recentemente e com a maior demanda por geração de energia em casa, os preços vem caindo bastante, tornando assim cada vez mais acessível o custo para a aquisição e instalação de painéis solares para captação de energia do sol e a sua respectiva transformação em energia elétrica para uso em casa.
No telhado verde existe existe grama no telhado da casa.
[caption id="attachment_6029" align="alignnone" width="549"] Fonte da ilustração: https://engeduca.com.br/contribuicoes-da-engenharia-civil-para-o-meio-ambiente/[/caption]
REFERÊNCIAS
ÂNGULO, Sérgio Cirelli; ZORDAN, Sérgio Edurado; JOHN, Vanderley Moacyr. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. São Paulo: SP, 2001. Acesso em 13/8/19. Link.
Canal You Tu Be, da TV Brasil. Construtoras buscam soluções para diminuir impacto ambiental causado pelas obras. A construção civil é responsável por cerca de metade de todo o resíduo sólido gerado no país. Acesso em 13/8/19. Link.
Canal You Tu Be, Manual do Mundo. Por que a energia solar não está em todos os telhados? Acesso em 13/8/19. Link.
Canal You Tu Be, Filipe Boni. Telhados Verdes: O Guia Completo. Acesso em 13/8/19. Link.
Contribuições da engenharia civil para o meio ambiente. Blog Engeduca. Acesso em 13/8/19. Link.
Onde posso encontrar mais sobre o assunto?
O que são os Sistemas Conectados à rede (On-Grid)? Solar Brasil. Acesso em 13/8/19. Link.
As múltiplas visões do meio ambiente e os impactos ambientais, Volume 2. Por Antônio Pereira Júnior. Acesso em 13/8/19. Link.
Mundo sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. Por André Trigueiro. Acesso em 13/8/19. Link.
Gestão diferenciada de resíduos da construção civil : uma abordagem ambiental. Acesso em 13/8/19. Link.
Por Casa Dicas e Samara Gisch Ferreira