Dicas e informações sobre casa e construção

Construção civil, meio ambiente e os impactos ambientais

Aquecimento solar, telhado verde, reaproveitamento de água e outros processos usados na construção civil como forma de diminuir os impactos ambientais ao meio ambiente.

O Brasil este por muitos anos em ritmo muito lento no que diz respeito a construção civil, mas agora o Brasil vive um novo momento com aumento considerável no número de obras pelo país a fora. São casas, apartamentos, escolas, estradas e outros tipos de construções. Tudo isso gera o chamado impacto ambiental e pode de alguma forma afetar o meio ambiente.

Impactos ambientais na construção civil

Os impactos ambientais na construção civil podem ocorrer durante o desenvolvimento da obra e principalmente depois que a obra estiver pronta, afinal, se não for adorata práticas ecológicas na construção, a casa, apartamento ou outro poderá consumir muito energia elétrica, água e não aproveitar alguns recursos como a água da chuva, reaproveitar alguns tipos de uso da água em casa, tratar de forma inadequada o lixo, entre outros.

Construções sustentáveis

O conceito de construções sustentáveis pode ser diverso, mas para conseguir o chamado selo verde que é concedido pela Green Building Council, a construção precisa atender alguns requisitos, como:

  • Consumir e média 30% menos energia que as outras construções comuns;
  • Utilizar de 30 a 50% menos de água na obra;
  • Deve reutilizar água;
  • Usar tecnologias de aquecimento e geração de energia;
  • Reduzir a quantidade de lixo;
  • Usar materiais com certificação ecológica nas obras.

Segundo esta organização o Brasil está em 5º lugar no mundo em construções sustentáveis com mais de 200 empreendimentos em fase de análise para o selo verde. A grande expectativa que esse número aumente, especialmente em obras do setor público.

Vídeo: Construtoras buscam soluções para diminuir impacto ambiental causado pelas obras.

https://www.youtube.com/watch?v=r9QO014cD50

Uso de materiais e processos ecologicamente sustentáveis

Mas se você não pretende obter o selo verde e mesmo assim tem consciência da sua responsabilidade ambiental, poderá adotar algumas práticas na construção de sua casa que poderá ser útil para você e para as outras pessoas. Entre as dicas podemos destacar as seguintes práticas como ecológicas ou ambientalmente responsáveis:

  • Aquecedor solar se água para o chuveiro e torneira;
  • Uso de telado verde ou de telhas brancas que absorvem menor radiação solar e com isso gera menos aquecimento interno na sua casa, permitindo menos uso de ar condicionado, por exemplo;
  • Uso de cores claras nas paredes e áreas externas, pelo mesmo motivo anteriormente exposto;
  • Criar um processo de reaproveitamento de água da chuva ou água do banho para regar plantas, jardins ou lavar o quintal e calçada, por exemplo;
  • Criar um sistema de coleta seletiva de lixo. Neste item é importante que em sua cidade exista o processo de recolhimento de lixo separado, pois de nada adianta você separar o lixo em casa e eles misturarem de novo no processo de coleta.
  • Usar madeiras de reflorestamento e materiais com certificação ambiental;
  • Entre outros

Energia solar

Projetar uma casa preparada para gerar energia solar, é com certeza uma uma economia futura e além disto uma contribuição para o meio ambiente. A captação de energia solar é feita através de placas de fotovoltaicas, o sistema de distribuição de energia solar pode ser on grid ou off ou grid.

  • Sistema On Grid: O sistema on board o sistema de geração de energia solar continua ligado ao sistema tradicional de energia solar, neste sistema se houverem dias que há pouca incidência de luz solar a casa pode ser suprida pela energia da rede. Nos dias com maior luz solar a energia que "sobrar" pode ser devolvida ao sistema de energia e se torna em créditos de KW na fatura de energia elétrica.
  • Sistema Off Grid: Este sistema é mais caro por ser independente da rede de energia elétrica tradicional e portanto precisa de mais equipamentos, encarecendo o projeto.

Vale lembrar que o custo para a instalação desses sistemas foi no passado o grande empecilho para a adesão em massa dos sistemas fotovoltaico, mas recentemente e com a maior demanda por geração de energia em casa, os preços vem caindo bastante, tornando assim cada vez mais acessível o custo para a aquisição e instalação de painéis solares para captação de energia do sol e a sua respectiva transformação em energia elétrica para uso em casa.

Vídeo: Por que a energia solar não está em todos os telhados?

Telhado ou cobertura verde

No telhado verde existe existe grama no telhado da casa.

[caption id="attachment_6029" align="alignnone" width="549"] https://engeduca.com.br/contribuicoes-da-engenharia-civil-para-o-meio-ambiente/[/caption]

Vídeo: Telhados Verdes: O Guia Completo

 

REFERÊNCIAS

ÂNGULO, Sérgio Cirelli; ZORDAN, Sérgio Edurado; JOHN, Vanderley Moacyr. Desenvolvimento sustentável e a reciclagem de resíduos na construção civil. São Paulo: SP, 2001. Acesso em 13/8/19. Link. 

Canal You Tu Be, da TV Brasil. Construtoras buscam soluções para diminuir impacto ambiental causado pelas obras. A construção civil é responsável por cerca de metade de todo o resíduo sólido gerado no país. Acesso em 13/8/19. Link.

Canal You Tu Be, Manual do Mundo. Por que a energia solar não está em todos os telhados?  Acesso em 13/8/19. Link.

Canal You Tu Be, Filipe Boni. Telhados Verdes: O Guia Completo.  Acesso em 13/8/19. Link.

Contribuições da engenharia civil para o meio ambiente. Blog Engeduca. Acesso em 13/8/19. Link.

Onde posso encontrar mais sobre o assunto?

O que são os Sistemas Conectados à rede (On-Grid)? Solar Brasil. Acesso em 13/8/19. Link.

As múltiplas visões do meio ambiente e os impactos ambientais, Volume 2.  Por Antônio Pereira Júnior. Acesso em 13/8/19. Link. 

Mundo sustentável: abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação. Por André Trigueiro. Acesso em 13/8/19. Link. 

Gestão diferenciada de resíduos da construção civil : uma abordagem ambiental. Acesso em 13/8/19. Link. 

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade