Dicas e informações sobre casa e construção

Tipos de cortinas: blecaute, renda, romana, crochê e mais

Conheça os vários tipos de cortinas para residências, como os modelos blecaute, de renda, romana, de crochê, de papel crepom e vidro. Veja os exemplos e usos de cada uma delas.

As cortinas são importantes em uma casa para oferecer conforto, privacidade e também para servir como controle de entrada de luz e sol dentro do ambiente. Ela pode ser meramente decorativa ou ter as funções acima citadas, pode ser feita de vários materiais e em diferentes cores e estilos. Na listagem abaixo você encontrada uma classificação básica e exemplos de tipos de cortinas.

Cortina blecaute

A cortina blecaute é usada em locais onde há muita incidência de sol, especialmente o sol da tarde, pois geralmente ele é mais forte. As janelas de salas geralmente são os locais onde há muita entrada de luz e sol por conta de ser apenas de vidro. Para evitar o aquecimento do ambiente a cortina blecaute serve como um corta luz e impede que o sol penetre no ambiente.

Veja exemplos de cortinas blecaute

Cortina de renda

Este tipo de cortina é usado muitas das vezes apenas como efeito de decoração, já que por ser muito vazado ela não inibe a luz e consequentemente o sol, mas é muito usado em janelas de cozinhas, quartos ou mesmo em sala.

Qual padrão?

Muitas pessoas supõem erradamente que as cortinas de renda são vitorianas.Não é verdade:Lacê foi usado nas janelas muito antes de a rainha Victoria subiu ao trono,e cortinas de renda ainda são comuns hoje em dia,especialmente no Reino Unido e na Europa.Embora as rendas feitas à máquina não estivessem disponíveis até depois de meados do século XIX,padrões históricos anteriores (anteriormente tecidos à mão) estão sendo reproduzidos hoje,adequados para casas coloniais,federais e renascentistas.

Veja aqui exemplos de cortinas de renda

Cortina de crochê

A cortina de crochê é outro exemplo parecido com o de renda, com a diferença que ela é bem mais pesada e consistente. Dependendo dos pontos do crochê, ela pode ser muito boa para cortar a luz, mas geralmente ela é mais decorativa também.

Padrões de cortina de crochê não são tão problemáticos, eles envolvem conhecimentos básicos de tricô.Esses padrões de crochê podem ser reciclados em copiosas obras de artesanato.Projetando crochê as cortinas usando mais de duas cores e algumas contas podem ser interessantes e criativas.

Veja aqui exemplos de cortinas de crochê

Cortina de papel crepom

A cortina de papel crepom é um tipo usada temporariamente para efeito de decoração, festa infantil ou outras ocasiões. Geralmente ela é bastante colorida e pode ser montada por qualquer pessoa.

Veja aqui exemplos de cortinas de papel crepom

Cortina de vidro

A cortina de vidro não chega a ser exatamente uma cortina, mas é um fechamento de parede que ao invés de ser de alvenaria é feito com vidro, formando uma fachada que se assemelha a uma cortina, daí deve ter vindo o nome.

Definição de cortina de vidro

Uma cortina de janela geralmente translúcida ou transparente pendia imediatamente sobre o vidro de uma janela ou sobre uma persiana e geralmente não se estendia muito além dos lados da moldura da janela

Veja alguns exemplos da chamada cortina de vidro

Cortina romana

A cortina romana é um estilo bastante interessante para diversos ambientes, como sala, escritórios e até dormitórios. Ela tem um estilo diferenciado que se assemelha a uma persiana com divisões mais largas e pode ser encontrada em várias cores e modelos.

Cortinas ricas e compridas certamente podem adicionar drama e elegância a uma sala.Mas às vezes você precisa de uma aparência limpa e simplificada na janela,especialmente se o espaço for limitado.Os tons romanos são um clássico da decoração e são conhecidos pelo polimento suave e moderno que trazem para qualquer ambiente.Em sua forma básica,os tons romanos são simplesmente coberturas de janelas de tecido que podem ser levantadas ou abaixadas com a ajuda de um sistema de cordão e anéis costurados na parte de trás do tecido.Quando levantado, o tecido empilha uniformemente nas dobras horizontais.

Veja aqui alguns exemplos de cortinas romanas

Cortina rolo

A cortina rolo é outro exemplo mais moderno e sofisticada. Geralmente indicada para grandes janelas ou mesmo para cortina de vidro onde há a necessidade de cobrir um grande espaço da parede.

Dicas sobre como escolher as cortinas de rolo direito

Estores rolantes são uma ótima maneira de melhorar e embelezar a área da janela de qualquer espaço.Eles geralmente são montados em um rolo e são muito fáceis de instalar.Eles também estão disponíveis em uma ampla variedade de estilos,texturas,tecidos e cores diferentes e são funcionais, mas esteticamente agradáveis.Essa variedade de opções torna mais fácil para um proprietário escolher uma cor ou um estilo que esteja alinhado ao esquema de cores existente e ao tema de decoração.

 

Veja aqui exemplos de cortina rolo

Paredes de cortina personalizadas estão se tornando mais populares como uma opção de design e continuam sendo um assunto sobre o qual muitos profissionais de design e construção não possuem conhecimento suficiente.Os membros da equipe também podem ter prioridades conflitantes.Por exemplo, um designer de parede de cortina pode querer linhas de visão mínimas,enquanto os provedores de produtos podem enfatizar movimentos mínimos. Por esse motivo,é essencial reunir todos os principais interessados ​​na mesma sala no início do processo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade