Dicas e informações sobre casa e
construção

Casa em condomínio fechado é mais fácil de vender?

Veja uma análise que mostra as condições para afirmar se o fato de uma casa estar em um condomínio fechado facilitar a sua venda, tornando-a mais atrativa para os compradores.

A venda de uma casa pode ser um processo demorado, difícil e as vezes exige bastante esforço por parte do proprietário.

É verdade que existem casos e casos, alguns são mais complexos do que o outro, mas em geral todo o processo de venda de um imóvel traz algumas dificuldades, especialmente por ser um item de um valor bastante elevado o que torna mais difícil a sua venda.

Não é como vender uma barra de chocolate, uma bicicleta usada ou outro item de valor baixo. Os imóveis de maneira geral são vendidos por valores bastante elevados, exige um montante financeiro significativo de quem compra e isto leva as pessoas a pensarem bem antes de comprar.

Mas será que uma casa em um condomínio fechado é mais fácil de vender do que uma casa situada em um bairro aberto?

De certa forma, acredito que seja mais fácil e há pelo menos três fatores que podem ser usados para justificar essa resposta.

Segurança

O primeiro fator é a questão da segurança, pois em muitas cidades, especialmente naquelas de porte médio ou grande, as pessoas têm buscado opções de moradia em que o fator segurança seja um ponto forte.

Então, se uma casa oferece segurança melhor do que a outra, esse fator poderá contribuir para torná-la mais atrativa e consequentemente mais fácil a sua venda.

Isto é o que acontece nas casas em condomínio fechado. Embora não exista segurança 100%, sabemos que nesses locais a segurança é melhor do que se fosse um bairro aberto.

Privacidade

O segundo ponto que podemos usar para justificar a resposta é a questão da privacidade. Assim como a segurança, a privacidade é um ponto importante para as pessoas e isto certamente é levado em conta também.

Também não existe privacidade 100%, mas em um condomínio fechado ela é relativamente melhor do que muitos casos nos bairros abertos. Isto porque, para chegar até a sua casa é preciso passar por uma portaria onde a pessoa precisa se identificar e sobretudo ter a sua autorização para entrar.

Assim, você evita visitas indesejadas, sem contar que não tem aquele monte de gente na porta da sua casa vendendo coisas.

Padrão

Por fim, considero ainda o padrão das construções como fator bastante importante para que uma pessoa descida compra lá ou não.

Aqui precisamos fazer uma observação, pois nem todas as casas em condomínio fechado tem um padrão elevado ou que estejam em excelentes condições. Mas em geral, as construções seguem um padrão melhor, especialmente naqueles condomínios onde as pessoas compram o terreno e eles mesmos fazem as construções.

Nesses casos, é comum fazer uma construção como padrão melhor, com arquitetura diferenciada e sobretudo tentar manter com o nível de conservação bastante razoável.

Esses fatores são extremamente importantes na hora de vender uma casa, pois agrega valor e torna o imóvel muito mais atrativo tornando assim mais fácil a sua venda.

Devemos considerar ainda

Apesar de válidos os pontos colocados acima, é preciso ainda levar em consideração outros fatores que podem tornar um imóvel mais fácil de ser vendidos. Dentre eles destacamos:

Localização

A localização de um imóvel é de extrema importância para agregar valor a ele e tornar mais atrativo na venda, isto é, independe se ele está situado em condomínio fechado ou em baixo aberto.

O fácil acesso a escolas, pontos comerciais, hospitais, principais vias de acesso da cidade, dentre outros são fatores importantes que devem ser considerados quanto a localização de um imóvel.

Tipo de construção

O tipo da construção também é muito importante, o uso de matérias de melhor qualidade e os fatores arquitetônicos vão ajudar a determinar se a casa vai agradar aos possíveis clientes ou não.

Por isso antes de construir, procure um arquiteto que possa fazer um bom projeto para sua casa, que além de ficar bom para você morar irá agregar valor e valorizar o seu imóvel na hora da venda.

Arquitetura

Arquitetura do imóvel é de grande importância pois existem conceitos mais modernos que são melhores aplicáveis a certos tipos de imóveis. Assim, uma casa em um condomínio fechado de um padrão elevado, mas com uma arquitetura antiga e mal feita pode desvalorizar muito a casa e torná-la muito menos atrativa para venda.

Condições do imóvel

As condições de manutenção do imóvel também são fatores importantes que os compradores avaliam. Assim uma casa com problemas estruturais, infiltração ou em mau estado de conservação pode derrubar muito valor do imóvel e tornar bem mais difícil a sua venda.

Então se você está planejando vender a sua casa e ela encontra-se em condições similares a esta, o ideal seria pensar primeiro em uma boa reforma para deixá-la mais atrativa para venda e consequentemente agregar mais valor.

Preço

Por fim não menos importante existe a questão do preço. A facilidade de venda de uma casa vai ser determinada e muito pelo valor que você está anunciando.

Assim, uma das primeiras etapas e tentar descobrir qual é o preço da sua casa levando-se em consideração a localização dela, tamanho da casa e do terreno, tipo de construção, conservação e outros fatores.

Uma vez que você tem o valor certo do imóvel ficará mais fácil vender, mas se anunciar por um valor muito acima daquilo que seria o ideal, pode demorar bastante a venda e tornar ainda mais difícil uma possível negociação.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.