Dicas e informações sobre casa e construção

Quais são as plantas carnívoras e venenosas? Evite ter em casa

Existem plantas que podem ser um grande perigo para crianças e animais domésticos. No Brasil são 78 plantas potencialmente tóxicas, por isso, é preciso ter cuidado com elas.

As plantas são belas, agradáveis e nenhum mal causaria às pessoas, certo? Nem sempre! Existem alguns tipos de plantas que podem ser venenosas ou se mal usadas podem trazer sim grandes prejuízos à saúde. Veja abaixo algumas dessas plantas e os cuidados com elas.

Plantas carnívoras

As plantas carnívoras são vegetais que capturam e digerem insetos ou outros pequenos animais. A digestão ocorre por meio das enzimas digestivas que ela possui, retirados de compostos nitrogenados presente nas proteínas dos animais.

Elas vivem em solos pobres e encharcados, e com poucos nitratos. Devido à falta de nutrientes, se adaptam e desenvolvem formas de digestão para utilizarem as proteínas ricas em nitrogênio. Há mais de 500 espécies de plantas carnívoras por todo o mundo e vivem encontradas em diferentes regiões desde áreas quentes e até mesmo nas tundras gélidas da Sibéria. No nosso país existem mais de 80 espécies diferentes, sendo o segundo país do mundo a possuir mais espécies de plantas carnívoras.

Elas são plantas pequenas, com poucos centímetros de altura, não ultrapassando 15 cm, e são seres autótrofos e heterótrofos.

Existem fósseis de plantas carnívoras de cerca de 65 milhões de anos e só a Antártida não apresenta espécies de plantas carnívoras.

Tipos de plantas carnívoras

Conforme o tipo de armadilha usada para capturar a presa, as plantas carnívoras podem ser classificadas como: jaula, sucção ou folhas colantes.

planta carnívora

Jaula: é o formato mais conhecido, dividida em duas metades, com cerdas nas bordas que fecham quando percebem a presença da presa. Veja exemplos

Sucção: são as chamadas planta-jarra, por causa do seu formato, que faz a captura quando é sentida a presença da presa próximo à abertura da entrada, sugando a presa. Veja exemplos

Folhas colantes: elas possuem a substância que faz realiza a digestão espalhadas pelas folhas e que atraem os insetos. Eles pousam atraídos por suas cores brilhantes e ficam presos, servindo de alimento. Veja exemplos

Planta carnívora em casa

As plantas carnívoras não se alimentam de carne, mas, sim, de pequenos insetos, ácaros e organismos que inadvertidamente caem nela. Elas são seguras para cultivo doméstico, possuindo um pequeno porte e que, durante o processo de evolução, foram criados mecanismos para complementar a nutrição. Portanto são seguras e não oferecem risco para crianças, adultos ou animais domésticos.

As mudinhas podem ser compradas com produtores autorizados. Não são necessários muitos cuidados a não ser regá-las, mas deve ficar em um ambiente com umidade.

Apesar da fama, elas podem sofrer ataques de pulgões, lagartas, besouros, entre outros, como qualquer outra planta, e também podem sofrer de doenças provocadas por fungos.

Plantas venenosas

Existem plantas que podem ser um grande perigo para crianças e animais domésticos. No Brasil são 78 plantas potencialmente tóxicas, por isso, é preciso ter cuidado ao manejar uma planta, como usar luvas de proteção, lavar as mãos depois do plantio, conhecer as plantas e ensinar as crianças a não colocar na boca ou brincar. Quem gosta de cultivar plantas deve procurar informações antes de fazer qualquer plantio.

Algumas espécies dessas plantas são:

Comigo-ninguém-pode

Muitos acreditam que ela ajuda a afastar o mau-olhado, sendo indicado plantá-la em frente às portas. Mas ela é muito perigosa e pode levar a morte. Ao ser mastigada, a planta fere a mucosa da boca, faringe e cordas vocais. Colocada sobre os olhos, pode causar conjuntivite e lesão na córnea. Veja exemplos

Oleandro

Todas as partes dessa planta possuem toxina e pode afetar drasticamente o coração, com um veneno tão forte que leva a morte apenas comendo o mel que utilizou o néctar como fonte. Basta uma folha para matar uma criança. Veja exemplos

Espirradeira

Ela é extremamente venenosa e comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e morte. Os primeiros sinais de intoxicação são: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça. Veja exemplos

Trombeta-de-anjo

Ela pode ser encontrada em diversas regiões do Brasil. O nome é devido ao formato do pêndulo da flor branco e amarelo, embora seja possível encontrar variedades e híbridos de tons rosados. Ele possui um tamanho que varia entre 14-50 cm, onde todas as partes são tóxicas e narcóticas. Mas algumas pessoas tomam chá feito das flores, que se torna um potente alucinógeno. Veja exemplos

O nível de toxicidade dela varia de acordo com o tipo da planta, sendo difícil saber quanto veneno foi ingerido por uma pessoa. Quem consome pode ter overdose ou morrer, com paralisia dos músculos lisos, taquicardia, confusão, midríase, alucinações visuais e auditivas.

Embora seja perigosa, ela também possui propriedades medicinais.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade