Dicas e informações sobre casa e construção

Como construir lareira convencional, de canto e elétrica?

Veja nos vídeos desta postagem algumas dicas extremamente úteis de como construir lareira convencional de canto ou de canto em uma casa e uma novidade que é a lareira elétrica. Veja também alguns dos tipos de lareira moderna feitas de diversos materiais.

Uma lareira é um recurso pouco usado em muitas regiões brasileiras e a razão para isso é simples: lareira combina com períodos frios e como o Brasil é um país tropical com muito sol e calor não faz muito sentido construir uma lareira em casa. Mas algumas regiões do país apresentam invernos bem rigorosos, como o que aconteceu em 2013 com muita neve nos estados da região sul do país. Mesmo na região sudeste temos invernos bem frios e uma lareira é uma boa pedida neste caso.

Se você quer construir uma lareira veja abaixo alguns vídeos mostrando como é feito uma lareira convencional, de canto e a lareira elétrica que pode ser usada inclusive em apartamentos.

Vídeo 1

Este primeiro vídeo mostra como construir uma lareira de alvenaria e algumas dicas importantes como o design dela, bem como dicas importantes de funcionalidades, como controle de fumaça.

Video 2

Este segundo vídeo apresenta uma ideia bastante inovadora que é a construção de uma lareira em ambientes improváveis, ou seja, onde não foi projeto para esse tipo de construção como no caso de apartamentos, por exemplo. É um conceito de uma lareira elétrica mas com todas as características aparentes e funcionais de uma convencional.

Video 3

O terceiro vídeo mostra como colocar a mão na massa e começar do zero a construção de uma lareira de canto, mostrando como ele foi criada desde a base até o final com ela já pronta.

Como criar uma lareira de canto falso

Adicionar uma lareira a uma sala costumava envolver um projeto de remodelação complicado, onde parte de uma parede precisaria ser removida para inserir a fornalha e o sistema de ventilação. Um pedreiro também seria chamado para construir a chaminé e a lareira. Todo o projeto pode levar semanas para terminar e custar milhares de dólares.Uma solução muito mais simples e menos dispendiosa seria instalar uma lareira de combustível elétrica ou gel. Uma pequena e acolhedora unidade de esquina só lhe custará algumas centenas de dólares ou menos, dependendo do tipo que você adquirir, e a adição de um tijolo ou pedra falsa é totalmente opcional. Se você não precisa de aquecimento adicional, mas ainda quer uma opção decorativa para o canto, você pode reutilizar materiais para criar a ilusão de uma lareira.

Tipo de aquecimento

A primeira coisa a decidir é o tipo de lareira. O tamanho da sala será um fator em suas necessidades de aquecimento. Lareiras de combustível de gel normalmente colocam mais calor do que lareiras elétricas. Se a lareira estiver localizada em uma pequena sala em um dos andares superiores de uma casa, uma lareira elétrica pode ser mais que suficiente. Por outro lado, se você está tentando aquecer uma grande sala no porão, uma lareira de combustível gel pode melhor atender às suas necessidades, como este tipo de lareira coloca cerca de duas vezes o calor de um modelo elétrico. Além disso, uma lareira de combustível de gel pode continuar a mantê-lo aquecido no caso de uma queda de energia. Com modelos elétricos, o acesso a uma tomada e os custos de serviços públicos também devem ser considerados.

Lareiras prontas

Se você não quer construir do zero, poderá optar por modelos elétricas e prontas que bastam fazer a instalação no ambiente onde ela será usada. Veja abaixo algumas opções:

Existem 2 tipos de lareira elétricas de embutir:

  • Lareira elétrica de embutir tradicional: A lareira elétrica de embutir tradicional é um belo modelo super que pode ser embutido na parede, proporcionando um visual mais interessante. Ela ajuda a misturar o moderno com um ar mais rústico.
  • Lareira elétrica de embutir com aparador: A lareira elétrica de embutir com aparador traz um toque mais clássico para a decoração do ambiente. Ela é bem versátil e funcional, combinando diferentes tipos de estilo para a decoração, indo do clássico ao moderno.

Algumas lareiras de embutir do mercado

  • Lareira Elétrica Ecológica Esmeralda Plus Log Wgrif
  • Lareira Elétrica infravermelha de chaminé Duraflame
  • Lareira Elétrica Houselux Valuxhome
  • Lareira Elétrica Touchstone

Tipos de lareira moderna

Com o avanço da tecnologia, novos tipos de lareira vão surgindo. As lareiras mais modernas podem ser de vários modelos e feitos de materiais diversos. Alguns desses modelos são:

  • Lareira ecológica: Esse tipo de lareira utiliza álcool ou etanol, não precisando de uma chaminé. Ela é bem versátil, possui acendimento rápido, prático e sem sujeira.
  • Lareira a gás: A lareira a gás não precisa de chaminé e não faz fuligem. Mas, para funcionar, é necessário ligar com uma tubulação e uma fonte de energia elétrica para o acendimento.
  • Lareira elétrica: Ela é bem parecida com um aquecedor, porém faz uma reprodução em 3D a imagens de labaredas, semelhante ao fogo. Para ligar, basta acionar um botão no controle remoto para aquecer o ambiente.
  • Lareira de ferro ou metal: Ela é parecida com um forno, passando uma imagem mais industrial ou até clean para decoração.
  • Lareira portátil: A lareira portátil pode ser levada para diferentes cômodos da casa, podendo ser colocada até mesmo em cima da mesa de jantar.

Fonte: https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2018/06/decoracao-de-lareiras-ideias-com-modelos-gas-ecologicas-e-lenha.html

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade