Dicas e informações sobre casa e construção

Guarda-roupa casal porta de correr ou abrir. Qual é melhor

Quando o assunto é móveis, muitos detalhes precisam ser considerados na hora da escolha. Por exemplo: guarda-roupa casal porta de correr ou abrir? Qual é melhor para usar e quais as vantagens e possíveis desvantagens de cada um?

Um dos grandes problemas que as pessoas enfrentam dentro de casa é a falta de espaço, principalmente para famílias mais numerosas que tem que acomodar várias camas, guarda-roupas e outros objetos dentro do quarto para atender as necessidades de todas as pessoas.

Desta forma encontrar alternativas que visam ocupar melhor os espaços são sempre bem-vindo em muitos locais. Neste contexto o guarda-roupa tem um papel importante, afinal dependendo do sistema de abertura que ele tem, do seu tamanho e a posição que ele tem no quarto, ele pode ser um aliado um problema nesse aspecto.

Como sabemos existem dois sistemas de aberturas de portas de guarda-roupa: o de abrir e o de correr. Abaixo analisaremos cada um deles com suas vantagens e desvantagens.

Com porta de abrir

As portas de abrir corresponde ao modelo mais tradicional para guarda-roupa e historicamente usada. Como vantagem ela tem a simplicidade e a possibilidade de você abrir várias portas ao mesmo tempo. Com isso é possível mais de uma pessoa usar ao mesmo tempo, sendo bastante útil para quem divide quarto e consequentemente o guarda-roupa.

Mas esse sistema de portas ocupa mais espaço e assim quando você vai organizar o quarto, ao colocar o guarda-roupa é preciso considerar não apenas o espaço dele, mas também o espaço para abertura das portas. Dependendo do tamanho do quarto e do que você precisa colocar lá dentro, isto pode ser um problema.

Outro ponto a considerar é que as portas de abrir utiliza o sistema de dobradiças e elas com tempo podem se soltar tornando as portas desalinhadas, em alguns casos pode inclusive estragar a madeira do guarda-roupa, especialmente se você desmontar e montar o móvel várias vezes, como é comum nos casos de mudanças de casa.

Com porta de correr

O guarda-roupa com portas de correr é uma alternativa bastante atraente por uma série de motivos, como veremos abaixo nas suas principais características.

  • Economia de espaço: O fato das portas abrirem para um lado e para o outro no sistema de correr, significa que você precisa de menos espaço, uma vez que ela não utilizará o espaço na frente do guarda-roupa e com isso este é um ganho significativo quando você precisa colocar outros móveis no quarto, como as vezes é comum acontecer.
  • Espelho nas portas: as portas de correr às vezes são projetadas com espelho e este é um ganho significativo, pois nesse caso ela compre dois papéis, sendo o de fechar o guarda-roupa e de ser uma espelheira para o quarto.
  • Sistema de funcionamento: o sistema de funcionamento das portas de correr também é melhor e dá menos problemas do que as portas de abrir, pois eles são sustentados em um trilho e com isso não força a parede do guarda-roupa. Este ganho é significativo e pode até aumentar a vida útil dele.
  • Porta sobre porta: um ponto que pode ser negativo é que quando você abre uma porta de um lado, você fecha do outro e assim não dá para manter duas portas abertas ao mesmo tempo. Talvez isto seja um problema quando duas ou mais pessoas utilizarem o mesmo guarda-roupa, mas não seria problema nenhum se eu fosse para uma única pessoa.

Convencional ou planejado

Um detalhe importante é que tanto o modelo de portas de abrir como de correr pode ser encontrada nos modelos de guarda-roupa prontos que você compra na loja ou pode ser feito pelo sistema planejado.

Com isso, a melhor opção deve ser analisada de acordo com a sua necessidade, levando em conta os aspectos acima citados e outros que possam ser importantes no seu caso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade