Dicas e informações sobre casa e construção

Sol da manhã e da tarde e a sua influência em uma casa

Veja a influência que o sol da manhã e da tarde tem sobre uma casa. Entenda alguns fatores que podem ajudar a manter a casa mais agradável e aproveitar o sol para atividades cotidianas.

O sol é importante para a vida humana em vários sentidos e historicamente ele ocupou lugar de destaque na agricultura, no turismo e outras áreas. O projeto de construção de uma casa também considera o sol como um dos itens a ser analisados e entendidos para evitar alguns problemas. Sem querer entrar em todos os méritos deste assunto, já que isso exigiria a perícia de um arquiteto, coisa que não sou, gostaria apenas de analisar a questão da posição do sol da manhã e da tarde em termos absolutamente práticos.

Sol da manhã

sol da manhã sol da tarde

Para quem pretende construir é comum, principalmente as mulheres, fazer alguns planos para a construção imaginando como seria a casa, a posição de cada cômodo, entre outras coisas. Neste contexto é preciso considerar a posição do sol da manhã em relação à casa, isto é, qual parte da casa receberá o sol da manhã e qual parte o da tarde. Minha esposa por exemplo segue o pensamento mais comum sobre esse assunto de que o sol da manhã deve beneficiar a lavanderia e a cozinha por exemplo. Em termos práticos é que talvez seja mais comuns as atividades de lavanderia no período da manhã, especialmente nos meses de verão quando é comum fazer sol de manhã e chover a tarde, então acordar cedo, lavar roupa e aproveitar o sol logo cedo é uma estratégia que certamente muitas mulheres (e alguns homens) conhecem bem.

Sol da tarde

Como o sol da tarde temos outra preocupação que é a transferência de calor que este provoca, já que é o período mais quente do dia. É bom pensar que a parte da casa que receberá o sol da tarde será certamente mais quente, especialmente a noite que ainda manterá os efeitos do sol, isto especialmente nos meses de verão onde o sol é muito forte. Em termos práticos seria interessante evitar que os dormitórios recebessem diretamente a radiação solar a tarde, já que poderá provocar um desconforto a noite na hora de dormir.

Sol da tarde na janela

Consulte um arquiteto

Converse com o seu arquiteto sobre isso e certamente analisando a planta do seu terreno ele poderá dar dicas mais objetivas de como usar o sol a seu favor na construção. Contudo ignorar a posição do sol pode não ser uma boa ideia e trazer problemas como aquecimento de dormitórios e desperdício dos melhores horários de sol para as partes da casa que mais precisam dele.

Tira-dúvidas

Por que o sol da tarde é mais forte?

O que acontece é que no período da manhã o sol vai aquecendo, mas ainda não está muito quente porque durante a noite esfria. Quando chega no período da tarde a casa já está à exposição do sol bastante tempo e ai acumula o calor dos materiais da casa e mais a incidência do sol. No final da primavera e verão este problema é maior ainda pois os dias são longos e há mais tempo de exposição ao sol.

A regra então é colocar os dormitórios sob o sol da manhã?

Esta tendo sido uma prática que os arquitetos geralmente considera, afinal a insolação da do dia e especialmente da tarde tende a manter a casa muito aquecida a noite, logo, os dormitórios sendo evitados de tanta exposição ao sol poderá ficar mais fresco a noite.

Existe algum material ou técnica para evitar o aquecimento?

Existem várias técnicas que ajudam, entre elas podemos destacar as seguintes:

  • Árvores são bloqueadoras natural do sol e existindo uma ou mais próximo da casa evitará a incidência direta e poderá haver um bom ganho neste sentido;
  • Edificações altas ao lado de sua casa pode ser uma vantagem para evitar uma insolação direta. Edifícios, sobrados e outras edificações poderá bloquear o sol em parte do dia e isto ajuda;
  • Existem no mercado algumas tintas térmicas que tem a propaganda de bloquear os raios solares e podem ser muito úteis para paredes e também para o telhado de casas muito quentes. Na impossibilidade de usar essas tintas especiais, pelo menos uma tinta comum na cor branca já ajuda, uma vez que o branco reflete os raios solares;
  • Entre outros.

Em quais regiões do Brasil o problema do sol é mais grave?

Quanto mais ao norte do país você estiver, mais incidência de sol terá. Isto vale para quase todo o Brasil, já que a linha do Equador passa na extremidade norte do país é apenas uma pequena parte fica no hemisfério norte. A linha do Equador é o local onde há mais incidência de sol e portanto quanto mais próximo dela você estiver, mas sujeito ao fenômeno estará.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade