Os colchões que usamos em nossas camas tem tamanhos variados de acordo com a necessidade que cada pessoa tem. Como sabemos, existem pessoas que são mais altas que outros, algumas um pouco mais pesadas e tudo isso tem impacto direto na forma como você usa o colchão para dormir.
O colchão precisa oferecer conforto para que seja possível uma boa noite de sono e isso e para isso tem de se levar em consideração as características de cada pessoa. Assim, existem vários tipos de tamanhos de colchões para atender essas diferentes necessidades. Abaixo veremos os principais destinado para adultos.
Este é o tamanho tradicional para casal e suas dimensões são 1,28 ou 1,38 metro de largura por 1,88 metro de comprimento. São destinados para pessoas estaturas mais baixas e que não exigem um espaço lateral muito grande. São modelos mais baratos e com isso um pouco mais acessíveis.
Esse já é o modelo um pouco maior do que o casal tradicional e suas medidas são 1,58 metro de largura por 1,98 metro de comprimento. Ele é um tamanho mediano e atende melhor um casal que deseja um pouco mais de espaço na hora de dormir. Creio que ele seja o tamanho ideal para a maioria dos casais.
Este é o maior tamanho disponível e suas medidas são 1,78 metro de largura por 1,98 metro de comprimento. Ele é destinado a pessoas com estaturas bem altas que precisam de bastante espaço na hora de dormir. Vale lembrar que esse tipo de colchão ocupa bastante espaço do quarto portanto não pode ser adquirido para qualquer ambiente. O preço dele é um pouco mais elevado também, sendo necessário levar isso em consideração.
Existem ainda basicamente dois outros tamanhos padrão para adultos que são os colchões de solteiro com o modelo conhecido como o colchão de viúva que é um pouquinho maior do que o modelo de solteiro. As dimensões de ambos são:
Fonte: Seção de colchão do site Magazine Luiza (acesso em 13/07/2020)
As designações d28, d33 e d45 refere-se à densidade da espuma, ou seja, a sua capacidade de suportar peso. Portanto, para cada uma delas é usado uma quantidade específica de espuma, como mostrado na tabela abaixo:
D28, utilizado 28kg de espuma por metro cúbico:
D33, utilizado 33kg de espuma por metro cúbico:
D45, utilizado 45kg de espuma por metro cúbico:
Com a minha experiência, normalmente em torno de cinco anos é o tempo médio para você trocar de colchão. Isto se você tiver comprado um colchão de boa qualidade. É verdade que muita gente utiliza por muito mais tempo do que isso, mas alguns tipos de colchões e algumas pessoas não aguentam mais que isso, quando o colchão começa a ceder e geralmente é comum dar dores nas costas.
Especialmente as pessoas mais idosas tem opção por um colchão pouco mais firme, isto ocorre para evitar dores nas costas por conta de espuma ou mola que são muito flexíveis nos colchões mais moles. Contudo, cada pessoa tem um gosto diferente e a melhor estratégia é sempre aquela de testar para encontrar um modelo que se adéqua melhor ao seu corpo.
Algumas pessoas costumam fazer isso e pode ser relevante em alguns casos. Primeiro é preciso considerar se o seu modelo do seu colchão é para ser usado de um lado só ou se ele permitir virar. Caso permitir, virar o colchão pode trazer algum benefício por algum tempo. Existem, contudo, alguns colchões que são projetados para serem usados de um lado só, nesse caso não seria recomendável virar o colchão.
O colchão de espuma costuma ser definido pela sua densidade, tendo os modelos 28,33 e 45 que determina o quanto resistente é a espuma, sendo 45 a mais firme dessas citadas. Os colchões de mola têm uma tecnologia um pouco diferenciada e a sua proposta é que eles não vão ceder tão rapidamente e por isso oferece um conforto melhor.
Desta forma, creio que os colchões de mola respondem melhor a questão do conforto e da durabilidade, mas são mais caros e não são todas as pessoas que gostam dele.