Dicas e informações sobre casa e construção

O que é madeira aparelhada para telhado?

Veja o que significa a expressão madeiras aparelhadas para ser usada em telhado, qual a diferença entre as peças aparelhadas e as pessoas comuns e quais as vantagens de aparelhar.

Existem diversos tipos de madeiras que podem ser usadas para fazer a cobertura de uma casa como parte do telhado, nem todas as madeiras com tudo podem ser usadas, algumas delas são muito moles como caso do pinus que com o peso do telhado com tempo poderá ceder. Cambará, garapeira, angelim, peroba eu outro tipos de madeiras são bastante comuns para fazer a estrutura do telhado, como caibros, ripas, pranchas, entre outros.

Madeira aparelhada

Quando você vai comprar madeiras para telhado é comum o pessoal perguntar se você quer a madeira aparelhada ou não, mas o que significa exatamente isto? A madeira aparelhada recebe tratamento especial para deixá-la mais lisa e retirar as imperfeições da própria madeira. É comum aparelhar madeiras quando essas ficarão aparentes ou também quando irão receber pintura ou verniz, pois depois de aparelhada elas ficarão com uma superfície mais plana e lisa facilitando assim a aplicação do verniz ou pintura e deixando a madeira mais bonita no caso de ficar aparente.

A madeira não aparelhada é aquela que é vendido de forma bruta depois de serrada, pode ter pequenas imperfeições e não ser necessariamente lisa. Geralmente ela é usada na parte do telhado que não ficará aparente, nesse caso não há necessidade de envernizar e portanto não há necessidade de aparelhar.

Veja abaixo um exemplo de madeira não aparelhada

Madeira não aparelhada

Onde se usa madeira aparelhada?

  • Os locais mais indicados são:
  • Telhado de varanda
  • Telhado de garagem que não vai ter forro
  • Cobertura de áreas de serviço
  • Quiosques em parques, praia ou mesmo na cidade
  • Madeirites para fazer forro de casa
  • Construções feitas de madeira
  • Uso de outros ambientes onde a madeira ficará exposta ou visível

Onde não é comum usar?

  • Para caibros e ripas de telhados onde haverá foro
  • Vigas
  • Qualquer construção onde a madeira não ficar visível

Se eu pedir madeira aparelhada, o custo será maior?

Depende da madeireira. Na prática é para ser mais caro sim, já que será necessário um tratamento das peças antes d entrega, mas no meu caso e pelo que me lembro não houve acréscimo no valor. Mas como disse, cada madeireira poderá decidir em cobrar por este serviço ou não.

Quais as desvantagens da madeira não aparelhada?

Ela é mais rústica e a aparência dela também. Se você tentar aplicar verniz ou tinta nesta madeira será bem complicado pois ela não é lisa, terá várias imperfeições e dificultará muito a aplicação. Existe também a questão até do manuseio onde poderá haver ferpas, entre outros.

É verdade que gasta muito com madeira para o telhado de uma casa?

Sim, o custo com o madeiramento de uma casa pode ficar bem alto, dependendo da madeira que você comprar e evidentemente do formato e quantidade dela. Para Construção da primeira casa que eu fiz eu gastei R$7.840 de madeira e telhas para a construção do telhado, já para a segunda casa o valor foi de aproximadamente R$2.600 apenas com a madeira. Esses valores são aproximados, uma vez que não comprei apenas madeira para o telhado, mas para outros pequenos usos também.

Existe alternativa à madeira para telhado?

Lembro de um condomínio aqui na minha cidade, que salvo engano, que na construção das casas utilizou ao invés de madeira, uma estrutura de ferro. Lembro disso quando a obra estava em andamento. Não sei dizer se o custo é mais barato, mas pelo fato dele já vir pronto com certeza é bem mais ágil para fazer a construção.

Madeira de pinus serve para telhado?

Não, a madeira de pinus não serve para fazer o telhado de casa ou outras obras que exijam algum tipo de sustentação. O problema dessa madeira é aqui ela é muito mole e empena com extrema facilidade, sendo usado apenas para os temporários e não permanente como é o caso do madeiramento que você vai usar para sustentar as telhas da sua casa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade