Dicas e informações sobre casa e construção

Blog da Construção civil. Dicas de casa e construção

Conheça o Casa Dicas, um blog destinado a assuntos relacionados a construção civil com dicas de financiamento, compra de materiais, projetos de casas, mão de obra e outras dicas de casa e construção.

Você construiu recentemente? Quanto custou do m/2 da construção da sua casa? CLIQUE AQUI e informe

O Casa Dicas é o blog da construção civil quem foi criado fórum analista de sistemas que se aventurou pela primeira vez em construir sua própria casa e como sabia muito pouco respeito da construção civil resolveu compartilhar tudo aquilo quem foi aprendendo durante o processo. Aqui eu relato as minhas experiências e as minhas percepções com os profissionais desta área, bem como o relacionamento com as empresas que vendem materiais de construção, entre outros.

O que tem no blog?

Como sou um blogueiro profissional procurei entender pouco de cada etapa na construção de uma casa para então pode ser transformado em uma experiência que pudesse ser compartilhada com as pessoas e sobretudo com aqueles que também estão envolvidos na construção ou pretendem no futuro fazer sua própria casa. Inicialmente dividir os assuntos do blog em algumas categorias que você pode consultar na barra lateral direito, mas com o passar do tempo ficou bastante evidente que construção e financiamento eram os dois grandes assuntos que eu teria para compartilhar com as pessoas.

Um blog precisa ter qualidade no conteúdo oferece aos seus usuários e parece que o mercado da construção civil desperta muitas dúvidas é portanto venho procurando oferecer minha singela contribuição com aquilo que aprendi na prática e no dia a dia durante a construção da minha casa.

Minha experiência

Antes de fazer a construção passei por alguns processos de financiamento de imóveis, tanto como vendedor de comprador, cometi alguns erros que procuro mostrar para as pessoas afim de evitar que elas também cometam o mesmo erro, tive muitos problemas com o projeto da casa e aprendi bastante coisa com isso, acompanhei bem de perto todo processo de construção desde a contratação dos profissionais, compra dos materiais e à execução de todas as etapas da obra. Tudo isso está relatado aqui no blog e como disse acima é a minha contribuição para ajudar aqueles que estão passando ou que irão passar pelo mesmo caminho que eu tive que trilhar.

Construção civil não é tão simples como parece, dá mais trabalho e geralmente gastamos bem mais do que planejamos, por isso acredito ser útil consultar bem os assuntos aqui postados para você entender um pouco mais da construção civil antes de se aventurar nela, como eu fiz.

Um resumo

Os principais eventos que sustentam a minha experiência com a construção civil e que serviram de base para a construção deste site são as seguintes:

Compra de uma casa financiada em 2009

Foi basicamente a minha primeira casa, vamos assim dizer. Pelo menos foi aquela em que eu pude chamar de minha, embora não fosse, pois ela estava financiada.

Com a compra dessa casa tive contato com a negociação de imóveis, procura da casa certa e principalmente o trâmite do financiamento que eu não tinha muita experiência e que foi ali que aprendi bastante coisa sobre as burocracias, processo de aprovação do financiamento, valor da prestação, taxa de juros e outros itens relacionados ao financiamento imobiliário.

Venda desta casa

Eu fiquei pouco tempo nessa casa, acho que não chegou a dois anos e por uma questão de logística entendemos que não era ali o local ideal para morarmos e com isso decidi vender a casa.

Como a venda foi feita para uma pessoa que decidiu financiar um imóvel, desta vez minha experiência com financiamento foi o inverso, ou seja, como vendedor e não como comprador. Esse evento também me trouxe algumas experiências, especialmente porque houve alguns problemas durante o processo do financiamento e novos aprendizados surgiram.

Aluguel de uma casa em procura de outra para comprar

Como resultado da venda da minha casa tive que alugar outra para morar enquanto promovia uma busca mais detalhada para compra de uma nova casa em um local em que considerávamos mais adequado.

As duas coisas me trouxeram bastante experiência. Primeiro que a casa que eu aluguei tinha alguns problemas como pelo fato de ser muito quente em função do modelo de construção dela, isso me motivou a buscar soluções e aprender bastante coisa com isso.

Já a busca pela nova casa para comprar também foi uma experiência marcante, isto porque nós queríamos comprar uma casa em uma área bastante definida e com isso adotamos uma estratégia muito peculiar de procura que foi andar de carro pelas ruas do bairro desejado e observar quase que casa por casa para tentar descobrir alguma que poderia estar à venda.

Compra e venda de um terreno.

Como não conseguimos encontrar a casa no local desejado, o que surgiu foi um terreno que acabamos comprando com a intenção de construir ali na nossa casa. Mas a inexperiência imperou mais uma vez e não percebemos que o terreno fica em uma rua muito movimentada durante o dia, especialmente o horário de pico e um tanto quanto isolada à noite. Meu filho mais novo ainda era bem pequeno e gostava de andar de bicicleta, enquanto outros dois filhos estavam prestes a entrar na faculdade e chegariam em casa à noite.

Foi só depois que começamos a visitar o imóvel para limpá-lo e preparar para construção é que observamos com mais atenção esses detalhes e vimos que não seria ideal para nós.

Optamos por vender e esse processo de compra e venda foi bastante marcante porque gerou uma longa negociação para compra e no caso da venda o comprador optou por financiar o terreno, e aí percebemos que o processo de financiamento de terreno é um pouco diferente do financiamento de casa isso nos trouxe novas experiências.

A construção da primeira casa

Com a venda do terreno compramos outro terreno agora em um condomínio e ali construímos a nossa primeira casa. Como não tínhamos muita experiência de construção, foi um processo bastante importante pois fomos aprendendo na medida em que formos fazendo. Evidentemente que houve erros, mas houve muito aprendizado também e muito dessa experiência está relatado aqui neste blog.

Para ser sincero acredito que boa parte do conteúdo desse o site é fruto da experiência que obtivemos na construção desse a primeira casa que foi realmente um processo bastante marcante.

Venda da casa nova mudança

Ficamos pouco tempo nessa casa, por incrível que pareça. O que nos motivou a vender o imóvel em mudar foi um problema localizado o que tivemos e que eu achei por bem me mudar dali.

Foi um pouco traumático, especialmente pelo fato que tínhamos acabado de construir aquela casa que imaginávamos que seria ali que moraríamos por muito tempo, mas aconteceu e com isso novas experiências surgiram, com a venda do imóvel, com a locação temporária de uma casa, com a compra de um novo terreno e a construção da segunda casa.

Construção da segunda casa

Esta construção nos ajudou muito a ganhar novos conhecimentos e muito aprendizado surgiu com ela, uma vez que agora já não éramos tão leigos assim no assunto e os erros que havíamos cometido na primeira casa tentamos evitá-los agora.

Essas experiências nos deram bastante conhecimento que transferíamos muitos deles para artigos que estão contidos nesse site e certamente tem sido de grande valia para muitas pessoas que as vezes estão passando pela mesma situação.

Além disso houve uma reforma desta casa e tenho destacado alguns problemas que aconteceram depois da construção, bem como a maneira como tem lutado para solucionados.

Então, esse site é fruto de experiências de um leigo em construção civil, mas que aprendeu muito durante todos esses anos com todos esses processos de compra, venda, construção, erros e acertos e desta forma chegamos até aqui.

Ao relatar a minha experiência, a expectativa é que de alguma forma elas possam ser úteis para outras pessoas que estão envolvidas com a construção civil, especialmente aquelas que tem pouca ou nenhuma experiência neste assunto.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.