A manta térmica evita o aquecimento via telhado?

Será que a manta térmica é eficaz para controle de temperatura no caso de telhado de fibrocimento ou mesmo em telha de barro? Vale a pena colocar a manta?

Quando construí minha casa a arquiteta projetou a casa com o telhado embutido, ou seja, aquele tipo de cobertura onde o telhado não fica aparente e sim as platibandas. Neste caso a cobertura pode ser feita inclusive com materiais mais simples, uma vez que não ficara visível e portanto dispensa o fator estético.

Normalmente em casos como este a opção pela telha de fibrocimento é bastante comum, uma vez que ela proporciona uma significativa redução de custo se comparado com outros tipos de telhados com telhas de barro ou concreto, por exemplo.

A justificativa para a redução no custo final da cobertura está no fato da telha de fibrocimento ser mais barata e também por usar menos madeira, uma vez que ela é leve e suas dimensões dispensa ripas e outras madeiras necessárias a outros telhados.

Aquecimento do telhado

Mas este tipo de telhado embora possa custar menos, pode trazer também um problema que é o aquecimento da casa em dias muito quentes. Isto acontece, pois, a telha de fibrocimento absorve muito os raios solares e consequentemente transmite depois para a laje e a casa, ou seja, ela tem pouca resistência térmica.

Importante: Mesmo telhas de barro ou cerâmica também aquecem muito, telhas brancas tende a ser mais eficientes e bloqueiam mais os raios solares.

Uso da manta térmica

Então neste caso uma possível solução é a colocação de uma manta térmica de alumínio que deve ser posicionada entre a madeira e a telha. Esta manta que pode ser encontrada em lojas de materiais de construção, madeireiras ou outras do segmento, tem como principal característica a capacidade de não absorver os raios do sol e consequentemente não transmitir para a casa.

Esta manta é composta por pelo menos duas camadas de alumínio e como sabemos o alumínio é um material que isola o calor, ou seja, não permite que o calor seja transferido através dele.

Mas ela é eficaz?

Ainda não sei, pois me mudei para a casa nova no início do outono e as temperaturas ainda não subiram o bastante para fazer um teste eficaz e assim comparar com outras casas que morei que usavam telhado tradicional com telhas de barro.

Já teve alguns dias com temperaturas altas, alfo em torno de 31 ou próximo de 32 graus e nesses dias o resultado foi tranquilo, ou seja, notei que a casa comportou-se muito bem d ponto de vista de conforto térmico. Contudo, só na primavera ou talvez no próximo verão, quando em alguns dias a temperatura normalmente excede os 35 graus e que poderei comprovar se ela resolve mesmo o problema.

5 graus a menos

A propaganda diz que ela é eficaz e que pode reduzir em até 5 graus a temperatura se comparado com o mesmo telhado se o seu uso. Espero que sim e faz todo o sentido, uma vez que o alumínio realmente funciona muito bem como isolante térmico.

[Atualização]

Fiz o teste e coloquei na minha casa. Sinceramente não tempo problemas com aquecimento do telhado. O problema de calor que tenho em casa é em grande parte hoje das janelas e portas. Portanto creio que seja mesmo eficaz para reduzir a temperatura interna de uma casa.

Faça um teste

Se você quiser fazer um teste, coloque duas garrafas de água em exposição no sol, sendo uma delas diretamente exposta ao sol e outra envolvida em um pedaço de papel alumínio. Eu já fiz isto e o resultado é impressionante. Aquela que está exposta aquece muito, enquanto que a outra tem um aquecimento muito menor. Dá para perceber claramente o resultado.

Alternativas à manta térmica

Existem algumas alternativas ao uso da manta términa no controle de temperatura do telhado. Veja algumas opções:

 






Casa Dicas // 2012-2016 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade