Dicas e informações sobre casa e
construção

Tipos de financiamento: Imóveis, veículos, crédito pessoal e outros

Veja abaixo alguns dos principais tipos de financiamento para pessoa física no Brasil, incluindo o famoso financiamento de imóveis destinado a compra da casa própria por famílias Brasileiras

Um financiamento é uma modalidade financeira que as pessoas ou as empresas recorrem quando necessita de alguém capital ou dinheiro para realizar alguma atividade, como comprar uma casa, um automóvel, uma máquina, o pagamento das mensalidades escolares, entre outros casos. Existem diversos tipos de financiamentos de cada um deles é destinado a um público alvo distinto, bem como é mais indicado para determinada aquisição ou determinado uso do dinheiro que será disponibilizado. Veja abaixo alguém os acentos e ao os tipos de financiamentos.

Financiamento de imóveis

O financiamento de imóveis é uma das modalidades mais comuns no Brasil atualmente, neste caso o banco financiador liberará o valor para a compra de um imóvel, seja uma casa, um apartamento, um terreno ou outro tipo de imóvel qualquer. O financiamento de imóveis tem como característica o fato de ser feito em longo prazo, em alguns casos ele pode chegar a 35 anos e por ser uma modalidade destinada a pessoas físicas na maioria dos casos, embora ele possa ser usado também por pessoas jurídicas. A Caixa é o principal banco financiador de imóveis no Brasil e dentre os tipos de financiamento de imóveis, lá existem aqueles destinados para imóveis novos, imóveis usados ou ainda para a construção civil que inclui uma construção nova ou reforma inclusive.

Financiamento de veículos

Outro tipo de modalidade de financiamento e aquele destinado a compra de veículos, neste caso há pelo menos dois modelos de financiamento: CDC e leasing. O CDC é o financiamento tradicional onde você compra o automóvel e o banco paga, ficando o automóvel no seu nome, mas alienado ao banco. Já o leasing é uma espécie de arrendamento do automóvel, já que neste caso você fica com um automóvel, o banco paga, mas ele fica no nome do banco até que seja feito a conclusão do pagamento de todas as prestações do financiamento, a partir daí é possível então fazer a transferência do bem para o seu nome. A vantagem do leasing em relação ao CDC se é que ele geralmente tem uma taxa de juros menor e por isso é mais atrativo para quem está contraindo o financiamento.

Crédito pessoal

O crédito pessoal é uma modalidade de financiamento destinado a pessoas físicas e geralmente aplicáveis a valores baixos, com prazos de pagamento relativamente curtos. Esse tipo de financiamento costuma ter taxas de juros mais altas e é bastante comum para pessoas assalariadas ou aposentadas. Inclusive pode fazer com opção de desconto em folha de pagamento das prestações que deverão ser quitadas. Este tipo de financiamento pode ser encontrado em todos os bancos, e também nas chamadas financeiras que são empresas especializadas em oferecer créditos a pessoas físicas.

Financiamento estudantil

Existe ainda o financiamento estudantil o que é uma modalidade usada para o pagamento das mensalidades escolares em um curso superior, por exemplo. O financiamento estudantil mais conhecido é FIES que é um financiamento do governo federal para alunos que estudam em universidades particulares e não tem dinheiro para bancar o curso que irão fazer. Neste caso o FIES pagará as mensalidades do curso e o aluno  só começar apagar o financiamento após a conclusão do curso superior, podendo inclusive encontrar um trabalho posterior que usar o dinheiro do trabalho para a quitação do financiamento.

Outros financiamentos

Existem outros tipos de financiamentos ainda, como acontece na atividade rural onde muitos produtores recorre ao financiamento de máquinas agrícolas, custeio de produção, entre outras atividades. Há também linhas de financiamento para indústria e outras empresas, geralmente através do BNDES que é o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no Brasil.

Cuidados

Todo financiamento exige cuidados especiais, afinal as taxas de juros geralmente são altas e existe a necessidade de honrar com o pagamento das prestações em dia. Então, é necessário um bom planejamento e ter certeza de que é a melhor alternativa.

Um bom critério para se levar em conta é se é absolutamente necessário ter aquele item. Itens como automóveis por exemplo nem sempre é algo necessário. Em muitos casos acaba-se comprando por status ou simplesmente por ter o bem. Neste caso o financiamento não é visto como uma boa alternativa.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.