Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Monitore o tempo e temperatura antes de construir

Veja essa dica de construção civil que mostra a necessidade de monitorar as condições do tempo e de temperatura antes de construir sua casa evitando possíveis problemas.

Quando falamos em construir uma casa não é apenas com material de construção de mão de obra que temos que nos preocupar, existem muitos fatores que também precisam ser levados em conta para garantir que o andamento da obra ocorra de forma organizada e que os resultados sejam os melhores possíveis. Um dos itens que precisa ser observado é exatamente o tempo, assim como também a temperatura, mas afinal o que as condições do tempo tem a ver com a construção civil?

As condições do tempo têm muito a ver com o processo de construção de uma casa e pode ajudar ou atrapalhar o andamento da obra, por isso é importante ficar atento a esse detalhe. Nos itens abaixo está com algumas situações onde as condições do tempo e temperatura poderia de alguma forma interferir no andamento da obra:

  • No início da construção se houver muita chuva poderá a trabalhar trabalho, pois não é possível erguer parede embaixo de chuva ou fazer reboco, por exemplo;
  • Alguns materiais poderão ficar sensíveis ao calor extremo ou a temperaturas muito baixas, por isso é importante saber o que vai ser feito em caso de extremidades de temperatura e tomar as devidas precauções;
  • A etapa de pintura, por exemplo, pode exigir uma condição do tempo ideal para sua aplicação, como umidade do ar dentro de parâmetros aceitáveis para garantir um resultado melhor na secagem sem causar problemas na pintura;
  • As condições do tempo também poderão impactar na entrega de material de construção, em épocas muito chuvosas, por exemplo, é possível você ter mais problemas para receber materiais de construção do que em épocas de seca, portanto é importante planejar quando iniciar uma obra levando em consideração as condições do tempo.

O ideal é começar a construção da obra logo após o verão que ocorre no final de março e início de abril, desta forma você terá pelo menos 6 ou 7 meses de tempo mais firme que seria o suficiente para você fazer a parte estrutural da casa e assim permitir que quando chegar a temporada de chuvas, a casa já esteja coberta possibilitando assim trabalhar dentro dela mesmo dia de muita chuva.

Como saber se vai chover?

Algumas atividades precisam contar com o auxílio dos serviços meteorológicos para ajudar com a previsão do tempo e assim antecipar e se preparar para períodos chuvosos ou pela falta da chuva. O que é bom para uma atividade, pode não ser para outra. A chuva é muito desejada na agricultura, mas nem sempre na construção civil.

Construtoras, grandes corporações ou grandes produtores rurais podem comprar serviços específicos de previsão de tempo para planejar suas atividades, mas esta consultoria é cara e não é para todos.

Se este não é seu caso, você pode usar os serviços tradicionais e disponíveis gratuitamente na internet para saber se vai chover ou não. Entre eles, destaco, os seguintes:

  • Climatempo: Tradicional serviço de previsão de tempo que conta com vários recursos, desde os dados numéricos de previsão até análises de curto e médio período.
  • TempoAgora: Parecido com a anterior, mas é outra empresa. Ambas são empresas privadas de consultoria e previsão do tempo.
  • CPTEC: O CPTEC é o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do INMET, que é o Instituto Nacional de Meteorologia. Portanto é um órgão público do governo federal e responsável pelas medições oficiais de climatologia no país.
  • Windy: Se você é um pouco mais sofisticado e capaz de interpretar um pouco o tempo, poderá usar este fantástico serviço que mostra no mapa mundi as condições do tempo para os próximos dias, incluindo: chuva, temperatura, neve, vento e outros. Este serviços usa as informações dos principais modelos climáticos mundial, como os conhecidos modelos europeu (ECMWF) e o modelo GFS, também conhecido como modelo americano.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade