Dicas e informações sobre casa e construção

Dica de construção: Planeje muito bem a posição das tomadas

Veja esta dica que mostra a necessidade de fazer um bom planejamento quando a quantidade de tomadas, bem como a localização delas nas paredes internas e externas da sua casa. Veja a dica.

A quantidade de tomadas, bem como a posição delas em uma casa é de grande importância visto que devido a quantidade de aparelhos eletroeletrônicos que temos hoje, tornou-se muito estratégico este item na construção de uma casa.Nada é mais irritante do que ter que engatinhar embaixo de uma mesa para conectar e desconectar computadores, modems, roteadores e impressoras, etc. Tenha plugues instalados ligeiramente acima da altura da mesa para tornar essa tarefa muito mais fácil.Se você planeja montar uma TV pequena na parede, este também é o momento certo para colocar uma tomada no local escolhido.

Dicas para planejar o  design, elétrico ao construir uma casa

Posicionamento de soquete, iluminação e interruptores de luz devem ser um detalhe importante em seus planos de construção de casa;mesmo que pareçam pequenos problemas no grande esquema das coisas.É imediatamente óbvio ao visitar uma casa se os interruptores foram mal colocados ou não há tomadas elétricas suficientes para todas as suas necessidades.

Dicas de tomadas elétricas

  • Em suas plantas de design, faça esboços de onde você planeja sua mobília para ir. Não adianta planejar soquetes antes da mobília, pois eles acabam em posições inconvenientes. Você não quer acabar cobrindo-os com seu sofá ou cama;eles precisam ser colocados de forma ordenada no lado onde lâmpadas e carregadores precisarão ser conectados.
  • É melhor colocar mais algumas tomadas do que você acha que precisa. Você está provavelmente esquecendo consoles de jogos pela TV, conectando lâmpadas e aspiradores no corredor, e apenas quantos mini-elétricos você precisa no balcão da cozinha.
  • Os eletricistas recomendam colocar tomadas elétricas a cada 4 pés de distância na cozinha e, pelo menos, a cada 10 pés de distância no resto de sua casa.
  • Lembre-se de incluir um pequeno barbeador eletrônico e tomada de escova de dentes elétrica em seu banheiro (longe do abastecimento de água).

Quantidade

A quantidade certa não é algo tão fácil de dizer, mas é preferível ultrapassar do que faltar, afinal, depois de pronta você não vai querer quebrar uma parede para colocar mais uma tomada. Então é preferível exagerar um pouco antes do que ter dores de cabeça depois.

Particularmente acredito que para os padrões atuais, o ideal seria que cada parede tivesse pelo menos uma tomada, isto já ajudaria muito e evitaria o fato de você procurar um locar para ligar um aparelho e não encontrar. Evidentemente que haverá casos em que você precisará de mais de uma tomada, mas este é um princípio que poderá ser adotado.

Disposição

A disposição delas, como já citado acima é também muito importante, pois de nada adianta ter várias tomadas em um local e nenhuma em outro. A dica acima de manter pelo menos uma tomada em cada parede é bastante válida, mas é preciso observar os usos específicos como por exemplo se você tiver um TV no quarto, pois neste caso a posição da tomada deve ser na parte superior da parede, assim como ocorre com aparelhos de ar condicionado, exaustores e outros onde normalmente seu uso na parte alta.

Portanto o planejamento da quantidade de tomadas, bem como a posição delas na sua casa é de vital importância e trará mais conforto e comodidade para você e sua família.

Por Redação e Aline Priscila da Silva Muniz Nóbrega

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade