Dicas e informações sobre casa e construção

Pisos de madeira. Taco, piso laminado, deck e tábuas rústicas

Conheça os vários tipos de pisos de madeira para casas, como o carpete de madeira ou piso laminado, taco e tábuas rústicas, decks para piscinas, SPAs e áreas externas em geral.

A madeira é um dos mais tradicionais materiais de construção. Em algumas regiões como acontece na América do Norte e regiões mais frias da Europa, é comum encontrar casas feita inteira de madeira. No Brasil este tipo de construção também existe em cidades dos estados do sul do país ou em cidades frias como Campos do Jordão na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.

Contudo, o uso da madeira pode ser encontrado em larga escala em todo o país, pois ele é usado para o madeiramento de telhados, portas e janelas, forros e inclusive no piso. Na lista abaixo analisaremos quatro tipo de piso de madeira que podemos encontrar em muitas casas no Brasil.

Como manter e limpar meu piso de madeira

Os pisos de madeira são elegantes,bonitos e intemporais e podem durar décadas se forem bem tratados.A maioria dos tipos de piso de madeira é razoavelmente durável e resistente.No entanto, eles ainda precisarão de cuidados e proteção contra danos.Cuidar de qualquer tipo de piso de madeira é fácil e direto se você seguir os conselhos abaixo.

Como manter e proteger meu piso de madeira

Uma parte importante de manter a beleza de qualquer piso de madeira é protegê-lo contra danos indesejáveis.Uma das coisas mais importantes a lembrar é limpar imediatamente os vazamentos.As camadas superiores de verniz ou óleo protegerão seu piso inicialmente,mas se o líquido for deixado de molho na madeira, ele poderá causar danos irreparáveis.

Outra maneira de manter o seu piso é protegê-lo contra arranhões e amassados.Marcas e recortes pequenos são inevitáveis, mas há coisas que você pode fazer para evitar arranhões maiores e mais profundos.Em primeiro lugar, remova o calçado antes de andar no chão de madeira.Calçado ao ar livre é susceptível de ter sujeira e areia no fundo que pode facilmente arranhar o chão,se pisou.O ideal é deixar sapatos e botas em um alpendre, garagem ou armário, mas, alternativamente,você pode ter um tapete ou sapateira. Se você notar alguma pedra ou cascalho no chão de madeira, remova-as imediatamente.

Como limpar meu chão de madeira

A limpeza do seu piso de madeira é direta. Tudo que você precisa fazer é varrer a superfície do chão com uma escova de cerdas macias.

Recomendamos que você faça isso todos os dias para remover qualquer pequena sujeira na superfície ou poeira.Você também pode usar um aspirador,mas precisa ter certeza de que você tem os anexos corretos para um piso de madeira.

Dicas para manter e limpar pisos de madeira

  • Limpe imediatamente a água derramada.
  • Remova o calçado antes de andar no seu andar.
  • Use protetores de feltro e nunca arraste objetos pesados ​​pelo chão.
  • Varra poeira e sujeira diariamente.
  • Limpe o chão com um esfregão de microfibra e um spray de limpeza de pavimento de madeira.
  • Nunca use esfregão de vapor,esfregão molhado,polidor de móveis ou produtos abrasivos.

Taco

O taco é um tipo de piso que ficou muito famoso no Brasil e foi usado em inúmeras casas. Geralmente usados mais em quartos ou sala, ele é composto de pequenos pedaços de madeira que são posicionados lado a lado formando a cobertura. Apesar de ter sido símbolo de luxo e conforto, atualmente em novas construções ele não tem sido mais usado, ou pelo menos não com a intensidade que tinha. Entre os seus inconvenientes havia o fato de que as peças de madeiras as vezes descolavam e era necessário de tempos em tempos o tratamento na superfície que descascava.

Veja aqui exemplos de pisos de taco

Piso laminado ou carpete de madeira

A mais nova sensação em termos de pisos de madeira é o chamado laminado que é formado por placas de madeira que são posicionadas e coladas lado a lado formando a cobertura. A diferença dele em relação ao taco é que o laminado tem peças grandes, diversas cores e cria um ambiente muito mais bonito.

Contudo, existe a necessidade de fazer uma boa colocação, pois se for mal feito pode ocorrer também de as peças descolar, sem contar que é importante usar um rodapé de madeira e apropriado ao piso para garantir o correto acabamento.

Veja aqui exemplos de pisos laminados

Deck de madeira

O piso de madeira para deck é um pouco diferenciado e pode ser encontrado em vários formatos, inclusive em madeira mais rústica. Ele é usado para ambientes de piscinas, SPAs, áreas de lazer ou outras áreas externas.

O que é a fáscia de convés?

Fáscia refere-se a uma faixa ou fita de madeira ou outro material que faz fronteira com o convés abaixo de sua linha de superfície.É como a fáscia instalada sob o teto da sua casa, mas com um propósito diferente.Geralmente é construído de placas de 1 por 8 ou 1 por 10.

Em um convés, a fáscia serve um propósito basicamente estético.Ele esconde parcialmente as vigotas sob o seu deck e cria uma aparência polida e acabada.Ele também pode adicionar contraste visual se você usar uma tinta ou mancha diferente da aplicada ao próprio baralho.

Fascia Deck pode servir uma finalidade funcional?

Sob a linha do teto de uma casa,a fáscia serve frequentemente como suporte para calhas e outros elementos arquitetônicos.Em um deck, você pode usar a fascia para instalar caixas e decorações.A fáscia também pode servir como um material de conexão entre o convés e a saia.

Veja aqui vários modelos de decks de madeira

Piso rústico de madeira

Antigamente e especialmente nas casas de fazendas era comum usar tábuas de madeira rústica para fazer o piso. Naquela época e com o uso deste tipo de piso ainda estava na moda o uso de porão. As grandes casas e sedes de fazendas tinham essa característica e certamente este tipo de piso pode ser encontrado ainda em muitas casas coloniais ainda de pé.

Ao procurar o revestimento de maderira mais barato absoluto para sua casa ou dependência, há um tipo que pode escapar sua atenção.Raramente é anunciado pelos fabricantes de pisos ou exibido com destaque.Os vendedores raramente direcionam os clientes para isso.No entanto, é um piso de madeira 100% real e é barato.Na verdade, em relação ao alto custo do piso de madeira,o superlativo  extremamente barato é válido.

Este piso de madeira não é para todos e certamente não para cada espaço em uma casa.É chamado piso de madeira de grau rústico.

Revestimento de madeira de grau rústico definido

Piso de madeira de grau rústico é geralmente diferente da maioria das madeiras que são identificadas apenas como rústico.Dentro da indústria de pisos,o rústico geralmente indica aparência,não composição.Praticamente qualquer tipo de piso, mesmo não revestido de madeira,pode ser rotulado com essa designação rústica:laminado,prancha de vinil de luxo,e até mesmo revestimentos cerâmicos em forma de tábuas.Quando qualquer piso tem uma aparência de madeira, juntamente com um olhar muito angustiado,isso geralmente significa que ele terá essa designação: rústico.

Onde instalar o piso de madeira de grau rústico

Piso de madeira de grau rústico não é adequado para todas as áreas da casa.De fato,fiel a um de seus nomes alternativos,o grau de cabine,esse tipo de piso geralmente é instalado em espaços diferentes de residências principais.Piso de madeira de grau rústico pode ser aceitável para uso residencial primário para algumas pessoas.A maioria dos proprietários,no entanto,acha que é primitivo para instalação em suas salas de estar e quartos.

Geralmente,você nunca iria querer instalar pisos de madeira de qualidade rústica em qualquer sala onde se espera que as pessoas andem descalças ou com meias.

Veja exemplos de piso rústico de madeira

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade