Dicas e informações sobre casa e construção

Qual a altura ideal para tomadas na parede: em cima, no meio ou em baixo?

Existe algum padrão para colocação de tomadas nas paredes, como por exemplo o posicionamento delas no plano vertical? Em cima, nomeio da parede ou em baixo?

Na verdade não existe um padrão, mas existem alguns consensos que podem ser tomados como exemplos para ser adotados em uma casa. O que precisa ser avaliado de fato é a necessidade que você tem, pois existem tomadas que são colocadas de maneira geral, enquanto outras serão usadas para determinados fins e para atender aparelhos ou eletrodomésticos específicos. Neste último caso vale a necessidade específica de aparelho que será usado. Alguns exemplos:

Em cima

Quando construí minha casa, pelo menos duas tomadas foram colocadas lá em cima na parede por uma necessidade específica. Uma foi para o exaustor na cozinha e a outra para o ar condicionado na sala.

No meio

Coloquei também algumas tomadas no meio da parede, a maioria na cozinha, pois é geralmente em cima da pia e do balcão de mandei fazer acompanhando a pia que se usa eletricidade. Mas também no quarto principal eu sabia que iria colocar uma TV fixada da parede e a altura dela é no meio da parede para cima, desta forma deixei ali uma tomada dupla, sendo uma entrada pata a TV e outra para o receptor da TV a cabo ou satélite.

Em baixo

Mas acredito que a maioria foi colocada na parte de baixo da parede. A TV da sala, o escritório, as tomadas dos quartos geralmente ficam em baixo pois seu uso é mais indicado nessas situações.

Tomadas e interruptores

Algumas pessoas aproveitam o espaço do interruptor de acender e apagar as luzes para colocar ali uma tomada também. Eu fiz isso na medida do possível e neste são tomadas para usos temporários e estratégicos apenas, diferente das tomadas que terão usos contínuos.

Como Configurar Facilmente a Tomada Padrão e as Altura do Interruptor de Luz

A definição de alturas padrão para tomadas elétricas e caixas de interruptores de luz luz é importante tanto em termos de facilidade de instalação quanto de acesso às tomadas instaladas pelos usuários.

Instalar várias caixas ao longo de uma parede é muito mais fácil quando cada caixa é da mesma altura. Definir alturas de caixa padrão é mais importante em termos de acesso e ergonomia. Alturas de interruptores de luz inconsistentes, por exemplo, podem ser desorientadoras. Caixas colocadas muito altas ou muito baixas podem ser inconvenientes ou mesmo inacessíveis para pessoas com deficiência ou idosos.

Soquetes acima das superfícies de trabalho

Onde as tomadas estão posicionadas acima das superfícies de trabalho ou outras obstruções,é necessário espaço suficiente para minimizar o risco de danos ao cabo, etc. Embora não haja distância definida, recomenda-se uma folga de 15cm abaixo do soquete.

Fonte:

https://www.weg.net/tomadas/blog/papo-profissional/qual-e-altura-ideal-das-tomadas-e-interruptores/

Perguntas relacionadas a tomadas

O que são adaptadores de tomadas?

Os adaptadores de tomadas são pequenos dispositivos que conectam um aparelho elétrico a uma tomada que têm padrões de pinos diferentes, o caso mais comum é o que aconteceu no Brasil nos últimos anos quando houve a substituição das tomadas de dois pinos pelos modelos de três pinos. Assim se a pessoa comprou um aparelho elétrico e este veio com uma tomada de três pinos, mas em sua residência ainda tem os modelos antigos, uma solução é usar o adaptador que permite conectar o aparelho com o novo padrão a tomada em modelo antigo.

Posso ligar vários aparelhos elétricos em uma tomada do tipo T?

Isto é possível, uma vez que o adaptador tipo T tem pelo menos três entradas distintas. Mas esta não é uma prática recomendável uma vez que você conecta vários aparelhos que vão demandar um alto consumo de energia em uma tomada que foi projetada para um único aparelho. Assim, pode acontecer de gerar uma sobrecarga de demanda em uma mesma tomada o que poderia causar problemas. Então a resposta é: você pode usar, mas não deveria.

O que é um filtro de linha e para que ele serve?

Filtro de linha é uma espécie de extensão que você conecta em uma tomada e ele provê várias entradas para ser ligado vários aparelhos elétricos. Como próprio nome diz, ele tem a função de fazer uma espécie de filtragem ou estabilização da energia elétrica que passa por ele, mas é bom lembrar que ele não é um estabilizador, apenas um filtro. Ele já foi muito usado no passado, mas pelo fato de você ligar muitos aparelhos em uma mesma tomada, esta não é uma prática muito recomendável, exceto se você fizer uma tomada apropriada para este fim.

Por que as tomadas são diferentes em cada país?

Não existe um padrão internacional para tomadas e interruptores que são aplicados universalmente. Embora existam diversos padrões, cada país tem autonomia para definir qual o padrão será usado dentro daquela nação. A escolha por um padrão o outro normalmente é uma decisão técnica que leva em consideração aspectos locais, mas também pode ser uma decisão política. Sendo técnica ou política, o que vale é exatamente a autonomia de cada país definir dentro do seu território qual o padrão é mais adequado para aquela nação.

O que fazer quando viajar para outro país?

Todo viajante deve estar ciente de que quando ele sai do Brasil para outro país um dos aspectos importantes a considerar é o padrão de tomada que aquele país adota. Assim, ele tem a responsabilidade de providenciar os chamados adaptadores, caso ele leve algum aparelho elétrico aqui do Brasil e que não condiz com o padrão de tomadas daquele país para onde ele vai viajar. Os adaptadores são aqueles comuns que conseguem adaptar um aparelho que tem um padrão de tomada aqui do Brasil para outros tipos de tomadas. Eles podem ser comprados aqui no Brasil ou mesmo no país para onde você vai viajar.

Como os fabricantes que exportam produtos eletrônicos fazem com os pinos de tomada?

A indústria consegue produzir aparelhos com diversos padrões, assim se o intuito dela é apenas vender no Brasil, adotará os pinos de tomadas que usamos aqui. Quando se trata de exportação, é preciso levar em conta o padrão que aquele país utiliza. Pode ser que em alguns casos os fabricantes tenham que adaptar um produto para vários padrões afim de atender os mais diversos países e as mais diversas necessidades nesse sentido. O mesmo vale para empresas de outros países que queiram exportar produtos eletrônicos para o Brasil.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade