Qual melhor tipo de madeira para fazer o telhado da casa?

Veja uma dica de qual madeira usar para fazer a cobertura de uma casa. Veja os tipos garapeira, cambará, eucalipto, pinus, Angelim, peroba e outros tipos de madeira na construção.

O telhado de uma casa é uma das etapas mais caras do processo de construção, isto graças a madeira que pode elevar bastante o custo da obra, já que dependendo do projeto há necessidade de bastante madeiramento e historicamente ela é considerada cara. Para economizar há duas formas, sendo a primeira recorrer ao projeto da casa visando minimizar o uso de madeira, mas isto precisa ser feito com bom senso. A segunda forma é optar por uma madeira mais barata.

Tipos de madeira para telhado

Quando chegou a etapa da cobertura da minha casa eu já sabia qual madeira iria comprar, pois tinha feito uma reforma na minha casa antiga e lá pude comparar o preço das duas madeiras mais comuns que são usadas na minha região para fazer a cobertura da casa, que são: Garapeira e cambará. Na reforma que eu havia feito eu optei pela garapeira que é uma madeira mais dura e resistente e portanto de melhor qualidade, mas o seu preço era bem mais alto que a segunda opção. Agora eu optaria pelo cambará que embora seja menos resistente, não deixa de ser uma boa madeira e o preço é bem inferior.

Outros tipos de madeira

Há outros tipos de madeira como o pinus e o eucalipto que são bem mais baratos do que o cambará, mas a qualidade também não é a mesma. O Pinus é uma madeira bastante mole e não sei se seria nem o caso de usá-la no telhado. Acredito que não. O eucalipto é uma boa madeira, mas racha facilmente e portanto é preciso ter cuidado com o uso dela na cobertura da casa.

Madeiras mais nobres

Há também outros tipos como o angelim,peroba, cedro, itaúba, grápia, entre outros que são usadas na construção civil. O que pude perceber é que dependo da região do país as vezes é mais habitual usar certos tipos de madeira, provavelmente pela logística e distribuição dessas madeiras.

Você pode conferir neste link as imagens dos principais tipos de madeira.

Qual é a melhor?

Quando mais nobre melhor, também mais cara será. Aqui é importante entender qual é o orçamento que cada um tem para o uso da madeira, encontrar um meio termo entre qualidade e preço, pode ser uma boa alternativa, como foi o meu caso. Eu gostaria de usar a garapeira, mas encontrei no cambará a melhor relação entre qualidade e o preço que eu podia pagar no momento.





Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.





Casa Dicas // 2012-2013 // Deus seja Louvado | Política de Privacidade