Dicas e informações sobre casa e construção

Qual melhor tipo de madeira para fazer o telhado da casa?

Veja uma dica de qual madeira usar para fazer a cobertura de uma casa. Veja os tipos garapeira, cambará, eucalipto, pinus, Angelim, peroba e outros tipos de madeira na construção.

O telhado de uma casa é uma das etapas mais caras do processo de construção, isto graças a madeira que pode elevar bastante o custo da obra, já que dependendo do projeto há necessidade de bastante madeiramento e historicamente ela é considerada cara. Para economizar há duas formas, sendo a primeira recorrer ao projeto da casa visando minimizar o uso de madeira, mas isto precisa ser feito com bom senso. A segunda forma é optar por uma madeira mais barata.

Tipos de madeira para telhado

Madeiras telhado

Quando chegou a etapa da cobertura da minha casa eu já sabia qual madeira iria comprar, pois tinha feito uma reforma na minha casa antiga e lá pude comparar o preço das duas madeiras mais comuns que são usadas na minha região para fazer a cobertura da casa, que são: Garapeira e cambará. Na reforma que eu havia feito eu optei pela garapeira que é uma madeira mais dura e resistente e portanto de melhor qualidade, mas o seu preço era bem mais alto que a segunda opção. Agora eu optaria pelo cambará que embora seja menos resistente, não deixa de ser uma boa madeira e o preço é bem inferior.

Outros tipos de madeira

Há outros tipos de madeira como o pinus e o eucalipto que são bem mais baratos do que o cambará, mas a qualidade também não é a mesma. O Pinus é uma madeira bastante mole e não sei se seria nem o caso de usá-la no telhado. Acredito que não. O eucalipto é uma boa madeira, mas racha facilmente e portanto é preciso ter cuidado com o uso dela na cobertura da casa.

Madeiras mais nobres

Há também outros tipos como o angelim, peroba, cedro, itaúba, grápia, entre outros que são usadas na construção civil. O que pude perceber é que dependo da região do país as vezes é mais habitual usar certos tipos de madeira, provavelmente pela logística e distribuição dessas madeiras.

Você pode conferir neste link as imagens dos principais tipos de madeira.

Características das principais madeiras para telhado

Veja abaixo algumas das características das principais madeiras usadas para telhados em construções no Brasil:

  • Peroba rosa. É uma madeira nobre de alto preço, portanto, inviável seu uso para telhados. Também é difícil encontrar este tipo de madeira.
  • Parajú ou Maçaranduba. É uma madeira conhecida por sua resistência e dureza. é difícil de trabalhar, por essas características, mas muito usada para telhados. O preço é mais acessível.
  • Garapeira. É uma boa madeira, resistente a umidade e cupins. Dá excelente acabamento e é muito boa para ficar aparente, como no caso de telhados de varandas, garagens sem foro, entre outras.
  • Cambará. Madeira bastante usada para a construção de telhados. É bem dura, mas não o suficiente para ser difícil de trabalhar. O preço dela também é bastante acessível em relação a outras, como é o caso da garapeira que é bem mais cara.
  • Angelim. É outro tipo que pode ser usado em telhado também. São mais leves e resistentes. Mas o angelim é mais usado para a fabricação de portas, janelas e outras estruturas.
  • Guajará. É uma boa madeira e indicada para telhados leves. Pode ser usada para ripas, por exemplo.
  • Sucupira. Boa opção para telhado. Fácil de trabalhar com ela, resistente, mas é mais difícil de encontrar no mercado.
  • Eucalipto. Pode ser usado, mas é uma madeira que exige bastante cuidado, pois pode rachar com muita facilidade. Além disso é preciso ter em mente que ela pode ser facilmente ataca por cupins, mas tem como vantagem o preço. Na verdade o eucalipto é mais usado no Brasil para a fabricação de papel.
  • Pinus. É muito mole e enverga com muita facilidade. Não é indicada para uso em telhados. Geralmente o seu uso é comum na construção civil, mas para fazer parte de andaimes, fazer caixa para a criação de vigas e colunas e outros usos acessórios.

Veja aqui alguns vídeos explicativos sobre os tipos de madeira, inclusive para o uso em telhados.

Qual é a melhor?

Madeiramento para telhado

Quando mais nobre melhor, também mais cara será. Aqui é importante entender qual é o orçamento que cada um tem para o uso da madeira, encontrar um meio termo entre qualidade e preço, pode ser uma boa alternativa, como foi o meu caso. Eu gostaria de usar a garapeira, mas encontrei no cambará a melhor relação entre qualidade e o preço que eu podia pagar no momento.

Perguntas

O tipo da telha usada irá determinar o tipo da madeira?

Em tese sim. Telhas de concreto são muito mais pesadas que as de fibrocimento, por exemplo, logo, a escolha do madeiramento precisa levar em conta esse fator. Também existe a questão da aparência ou não.

No telhado onde a madeira ficará aparente, é preciso envernizá-la?

O ideal seria envernizar sim, pois neste caso a madeira vai ficar mais bonita e dar uma aparência melhor no ambiente. Há pessoas que não envernizam, mas ficaria melhor. Contudo, é preciso levar em conta o tipo de madeira que você usou. Existem algumas muito nobres que a própria madeira é que deve ser mostrada por suas belas características. Neste caso é diferente.

Por que existem alguns tipos de madeira apenas na minha região?

Pois é. Se você for nas madeireiras da sua cidade irá perceber que aparentemente todas trabalham com as mesmas madeiras e alguns tipos se quer são encontradas. Creio que isso esteja relacionado com fornecedores e a própria logística.

O que é madeira aparelhada?

Se você for comprar madeira, é comum eles perguntarem se quer que ela seja aparelhada ou não. Aparelhar é dar um tratamento final a ela deixando as peças mais lisas e com um acabamento mais fino. É uma espécie de lixa que á aplicado na madeira. É comum aparelhar as peças que serão usadas em telhados aparente, como varandas, garagens e outros locais onde não vai forro. Os caibros, ripas e vigas de telhado onde haverá forro geralmente não se usa aparelhar pois eles ficarão escondidos.

Deixe uma resposta

© 2012-2017 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade