Dicas e informações sobre casa e construção

Casa em condomínio fechado é mais valorizada?

Será que uma casa em um condomínio fechado é mais valorizada do quem em bairro aberto e porque é mais valorizada? Quais os fatores que podem justificar tal investimento?

Em quase todas as cidades é comum encontrarmos bairros mais nobres e bairros mais simples. O critério que usamos para esta classificação está invariavelmente ligado ao padrão das construções, assim, os bairros que apresentam construções maiores e de padrão mais elevado tendem a ser mais valorizadas e acaba recebendo o status de bairro nobre, embora a essência da nobreza não esteja associada diretamente com dinheiro, mas esta é outra discussão.

Mas atualmente este conceito tem sofrido algumas mudanças e o conceito de bairro nobre está migrando em passos largos para os condomínios fechados, em algumas cidades, como a que eu moro é comum o consenso de que construir uma casa de alto padrão é algo para ser feito em condomínio e não em bairro aberto. O motivo? Posso responder com certeza de que é a segurança.

condomínio horizontal condominios de casas

Uma casa em condomínio é mais valorizada?

Com esta busca por espaços em condomínios fechados é natural uma maior valorização dos imóveis dali, afinal existe a máxima da oferta e da demanda, pois onde é maior demanda é natural os preços elevarem-se. Isto é tão verdade que recentemente enquanto discutia com um pedreiro os valores para a construção de uma casa em um condomínio, ficou a impressão de que eles olham de forma diferente e a construção de casas em condomínios e consequentemente tendem a cobrar mais.

Mas porque é mais valorizada?

Acredito que alguns fatores influenciam e justificam a valorização de uma casa em condomínios fechados:

  • Segurança. Este é certamente a primeira razão pelo qual uma pessoa pensa em comprar ou construir em locais assim. Portaria 24 hs, muros altos e com cerca elétrica, ronda noturna, câmeras de monitoramento e outros recursos ajudam. Embora segurança é proteção e proteção provém de Deus, mas é claro que temos de fazer nossa parte também. Não tenho dúvida que este é o fator número um para as pessoas optarem por uma casa em condomínio ao invés de um bairro aberto.
  • Padrão de construção. Outra razão para a valorização das casas é o fato de normalmente haver padrão mínimos de construção, isto significa que se todos os imóveis tiverem um bom padrão, todos ganham com isso e o local passa a ser valorizado como um todo.

    Geralmente as casas em condomínio tem frente aberta com espaços de jardinagem na frente, o que contribui para uma estética mais agradável e mais espaços abertos, que é uma tendência hoje dentro e fora das construções.

  • Privacidade. Muitas pessoas levam em conta também o fator privacidade como um ponto forte, pois neste caso você não tem um monte de vendedores na porta de sua casa, muito menos acesso de pessoas que você não tenha autorizado a entrar. Este fator é muito importante para um melhor equilíbrio de vida, evitando assim uma série de chateações.
  • Valorização. Bem, podemos dizer também que uma casa em condomínio é mais valorizada, pois as pessoas tendem a dar mais valor a este tipo de moradia. Com isso, muitos as vezes compram ou constroem em condomínio visando um investimento financeiro. Afinal, o custo de construir uma casa do mesmo padrão é o mesmo, em qualquer lugar, assim, faz mais sentido que ela seja feita onde terá melhor retorno financeiro em caso de necessidade de venda.
  • Organização e Estilo de vida. Finalmente cito ainda a questão da organização que é comum. Geralmente a associação de moradores fixam regras de convivência dentro do condomínio, como limite de velocidades dos automóveis, barulho, limpeza, entre outros. Isto impacta no estilo de vida e atrai as pessoas que desejam também ter um melhor padrão de vida.

Conclusão

Pelos motivos acima citados e outros que também podem ser considerados, nas cidades de médio e grande porte a opção por este tipo de moradia é cada vez maior e com isso tende a ficar mais valorizada ainda.

Sempre que algo tem uma demanda alta, seu valor também tende a se elevar e basicamente em termos de mercado imobiliário isto pode ser considerado.

Contudo, nem tudo são flores em condomínios. Há também fatores que não agradam a muitos, como o fato de ter de pagar a taxa de condomínio que em alguns casos pode ser bem alta e muitos veem isto como se fosse um aluguel, há ainda a necessidade de compartilhar com outros moradores certos recursos e infraestruturas que são públicas, entre outros aspectos.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade