Dicas e informações sobre casa e construção

Como evitar pernilongo em casa. Dicas e métodos para combater a praga

Inseticidas de spray, de tomada e outros. Tela mosqueteiro, raquete e etc. Vejam minha experiência e como usei uma combinação de métodos para evitar o indesejado inseto.

Que o pernilongo está entre os insetos mais indesejáveis, isto, creio que quase todas as pessoas concordam, afinal, deitar na cama para dormir e ouvir aquele zunido típico é de tirar o sono de qualquer um.

Embora exista inúmeros produtos e venenos para combater esta praga, a pergunta que fica é: Qual é mais eficiente e será que dá mesmo para evitar pernilongo em casa?

Eu já tive muitos problemas com esse bicho e já testei muitas alternativas também. Então quero mostrar aqui minhas experiências, considerações sobre os principais métodos e aquele que resolveu meu problema.

mosquito pernilongo

Inseticida

Os inseticidas são normalmente os primeiros que vem a mente quando pensamos em alguma forma de combater os pernilongos. Há uma boa variedade deles no mercado e a eficiência deles varia muito de caso para caso. Vejamos:

  • Inseticida spray: É um dos mais eficientes, mas precisa ser aplicado diretamente no local onde os bichinhos estão, gera um cheiro muito forte e tem o efeito momentâneo, ou seja, ele mata, mas não previne.
  • Inseticida de tomada - refil: A ideia dele é boa, pois afinal ele trabalha com a prevenção e isto é bom, mas eu já usei e não vi resultado efetivo. Na minha opinião ele é bem fraco.
  • Inseticida de queimar: São aquelas rodelinhas de veneno que você coloca para queimar a noite. Se ele espanta os pernilongos eu não sei, mas a julgar pelo fedor que ele gera, ele expulsa são as pessoas. Já usei e teve lá seus méritos, mas não é muito eficiente nem muito conveniente, pelo motivo acima citado.
  • Inseticida de tomada - ruído: Segundo a propaganda, ele gera um ruído que os humanos não ouvem, mas os pernilongos sim e isto iria espantá-los. A proposta deste é fantástica e resolveria de vez o problema, se ele funcionasse. Pelo menos comigo não vi resultado.

Tela mosqueteiro

A outra ideia era usar uma tela mosqueteiro e assim evitar que eles entrassem em casa. Boa ideia, mas no meu caso as coisas seriam um pouco complicadas, afinal tenho muitas janelas, portas, inclusive uma grande de vidro de correr e para piorar as janelas dos banheiros que são de vidros do tipo basculante.

Depois de analisar, percebi que seria uma solução para alguns lugares, mas para outros não. Em suma, os pernilongos iriam continuar entrando.

A solução

Bem, como você pode ver, não foi com inseticida que eu consegui uma estratégia mais eficiente. Também descartei a tela mosqueteiro, embora ela seja eficiente para muitos casos, mas não para o meu. Mas qual foi então a melhor solução?

Uma combinação de três coisas.

Primeira: Manter as janelas fechadas durante a noite. Esta estratégia é eficiente pois impede que os pernilongos entre para dentro de casa

Segunda: Comprei uma raquete para matar pernilongos, afinal, de nada adiantaria fechar as janelas se os pernilongos já estiverem dentro do quarto, por exemplo.

Como eu, minha esposa e meu filho temos compromisso a noite (professor, faculdade e ensino médio, respectivamente), chegamos sempre no mesmo horário. Então, uma das minhas rotinas e pegar a raquete e eliminar os pernilongos que estiverem nos quartos. Feito isso e sabendo que as janelas e portas estão fechadas, eles não entrarão mais.

Terceira: Bem, a cidade onde moro no interior de São Paulo é muito quente e a noite não é diferente. Então nos meses da primavera, verão e até parte do outono, fechar portas e janelas, deixaria o quarto muito abafado e quente. Neste caso a solução foi o ar condicionado.

Usando a combinação dessas três técnicas, posso dizer que o problema com pernilongo praticamente acabou.

Algumas perguntas e respostas

Mas e a conta de energia elétrica?

Sim, ela aumenta consideravelmente, pelo menos entre R$ 100 e R$ 200 mais ou menos. Contudo, isto não resolveu apenas a questão de evitar os pernilongos, mas há também a conforto térmico, iluminação e também a presença de outros insetos que são comuns na época do calor.

Esta é a melhor forma de evitar pernilongo em casa?

Pelo menos para o meu caso foi. Como expliquei acima, eu testei vários métodos e considerei outros, mas acredito que a combinação de métodos usados foi de longe a melhor alternativa.

É o melhor método para combater a praga?

Especialmente o uso da raquete sim, pois com ela você mata mesmo o pernilongo. O maior problema é encontrá-los, mas com um pouco de paciência você consegue pegar o jeito.

É verdade que e locais frios não tem pernilongo?

Se pensarmos de maneira lógica iremos concluir que é verdadeiro, ou seja, em locais frios tende a não ter ou pelo menos ter muito pouco. Isto ocorre, pois, esses insetos parecem que gostam do calor e se proliferam mais em ambientes ou épocas quentes.

Assim, da mesma forma que não tem problemas com eles durante os meses frios do inverno, é bem provável que em cidades bem frias eles não apareçam por lá.

Se você estiver pensando em fugir para uma dessas cidades, no Brasil, certamente a melhor opção é Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Graças a sua altitude (1628 metros acima do nível do mar – a mais alta para uma sede de município no país), a cidade desfruta de um clima frio praticamente o ano todo.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade