Dicas e informações sobre casa e construção

Chuveiro watts: 5500w, 6800w, 7500w e 7800w

O que significa os valores 5500w, 6800w, 7500w, 7800w, entre outros que encontramos nos chuveiros. Que implicações casa um tem e as diferenças entre eles.

Escolher o melhor chuveiro nem sempre é uma tarefa fácil. Com tantos modelos no mercado, como saber o uso de cada um e qual watts é o melhor para as suas necessidades? Listamos abaixo algumas informações que podem te ajudar a decidir entre chuveiros de 5500w, 6800w, 7500w e 7800w.

Chuveiro 5500w

Os chuveiros de 5500w são os mais encontrados no mercado. Eles contam com 3 temperaturas que podem ser alteradas a partir da mudança de posição de um botão, sendo máxima, intermediária e zero. Ou em alguns casos os nomes podem ser inverno, verão e zero.

Para este tipo de chuveiro, independente se ele é 127V ou 220V, ele tem no máximo 5500w de potência. É um modelo simples e razoável para se ter em casa, mas em alguns casos, a temperatura nunca corresponde com a expectativa do usuário por estar muito quente ou fria demais.

Chuveiro 6800w

Os chuveiros 6800w se diferencial dos modelos de 5500w por terem geralmente 4 opções de temperaturas distintas: máxima, intermediaria 1, intermediaria 2 e zero. Para este tipo, a potência máxima que pode ser vendida é 6800w para 220V.

Estes modelos possuem um aquecimento mais estável da água tornando o banho ainda mais gostoso e prazeroso, além disso, ele também pode garantir a economia de energia elétrica, já que raramente será necessário deixar na potência máxima. O mais comum é usar uma das intermediárias.

Chuveiro 7500w

Os chuveiros de 7500w são os modelos eletrônicos. Eles se destacam dos anteriores pela modernidade e pelo bem-estar que proporcionam para toda a família na hora do banho.

Este tipo de chuveiro não possui um botão para mudança de temperatura, mas sim um botão em formato de haste que muda a temperatura e faz o ajuste perfeito de como você que a água.

É sem dúvida um dos modelos mais confortáveis e o preferido das casas e das famílias.

Chuveiro 7800w

O modelo de chuveiro 7800w é o mais moderno que existe no mercado atual. Eles possuem um design mais refinado e também um controle maravilhoso de temperatura da água. Com regularem de temperatura gradual, similar ao modelo de 7500w, ele é perfeito para um banho agradável após um longo dia de trabalho.

Consumo de energia

Assim como todo equipamento elétrico, o chuveiro consome energia e deve ser usado com responsabilidade para que os moradores não tenham nenhuma surpresa na hora de receber a conta de luz. Eles são responsáveis por cerca 25% do valor das tarifas, mas se usado com prudência, pode não oferecer problemas. Abaixo algumas dicas que devem ser seguidas para a economia de energia:

  • Opte por banhos mais curtos. O tempo que você fica debaixo do chuveiro conta muito, portanto fazer a lição de casa é muito importante;
  • Mantenha a torneira fechada ao se ensaboar. Esta é outra recomendação muito comum não apenas para o consumo de energia, mas também de água. Em suma, seria uma dupla economia;
  • Em dias quentes, procure uma temperatura mais fraca. Os chuveiros tem as famosas regulagens de inverno e verão, sendo que muitos tem outros níveis de regulagem. O importante e tentar deixar ele o mais frio possível;
  • Ligue o chuveiro apenas quando for utilizar. Ensaboar, fazer barba e outras práticas que eventualmente você tem no chuveiro não precisam dele ligado;
  • Não lave peças intimas no chuveiro. Pois é, existem pessoas que tem esta estranha prática, mas para isso existe máquina de lavar, chuveiro é para tomar banho;
  • Evite fazer a barba com a torneira aberta. Já citei acima, mas vale a pena reforçar, exceto se a sua barba for como a minha, ai acredito que não tem problemas, pois é tão rápido para fazer que nem compensa desligar o chuveiro;
  • Se for se depilar no banho, desligue a torneira. Dica para as mulheres. Não vou me alongar muito, pois não sei como elas fazem isso;
  • Ao usar cremes hidratantes no cabelo, mantenha a torneira fechada. Creio que seja mais aplicado à mulheres também. Enfim, a dica é tentar evitar o uso do chuveiro nesses momentos de espera.

Perguntas e respostas

Qual a importância da potência do chuveiro?

A potência de um chuveiro é importante para determinar o quanto ele consegue fazer o aquecimento da água. Isso tem a ver com a pressão de água que você tem em um chuveiro e naturalmente a quantidade dela. Quanto maior for essa pressão e essa quantidade, maior deverá ser a potência do chuveiro para que ele consiga fazer o devido aquecimento. Um outro detalhe importante sobre a potência é que quanto maior ela for maior consumo de energia elétrica ela terá, portanto esse é um item bastante importante de se considerar não só em termos de uso, mas também em termos de consumo elétrico.

Dicas para a compra e uso do chuveiro?

Creio que a primeira coisa que deve ser analisada é a necessidade que você tem na sua casa, afinal de contas toda a compra deve ser alimentada por uma necessidade e isto se aplica também ao chuveiro.

Assim, verifique quantas pessoas vão utilizar o chuveiro diariamente, quantas vezes por dia ele será ligado, bem como os anseios que vocês têm quanto ao uso dele.

Feito isso é importante procurar por um modelo que possa alinhar preço e ao mesmo tempo vem atender à necessidade que foi estabelecido.

O que você precisa observar na compra de um chuveiro é em primeiro lugar a sua voltagem e isto tem a ver com a instalação elétrica que você tem na sua casa. Se você usa voltagem 110 ou 220, o chuveiro deve seguir esta orientação.

Depois é importante observar se você quer um chuveiro comum ou uma ducha, isso tem a ver com modelos, pressão de água e outros usos específicos de cada um.

Por fim existe a questão da potência que precisa ser analisado, afinal mesmo chuveiro ou duchas podem ter potência diferentes e isso tem a ver com o aquecimento da água. Portanto se você tem uma boa vazão de água, seria prudente utilizar um chuveiro com uma potência maior, muito embora quanto mais alta potência maior será o consumo de energia elétrica que ele terá.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade