Dicas e informações sobre casa e construção

Financiamento imobiliário: Quanto tempo demora para financiar?

Quando uma pessoa vai fazer um financiamento imobiliário e tem muita pressa para concluir fica a dúvida: Quanto tempo demora para financiar uma casa ou apartamento?

Esta é uma questão que varia bastante de um caso para o outro e não é possível você dizer com certeza quanto tempo um banco como a caixa ou outro qualquer leva para concluir o processo de análise e aprovação de um imóvel qualquer para que possa financiar. Geralmente eles têm alguns prazos pré-definidos que na época em que eu financiei girava em torno de 3 semanas ou um mês, mais isto pode ser alterado com facilidade dependendo de alguns fatores que veremos abaixo.

Tempo para financiamento de imóveis

Demanda

Como sabemos os bancos têm uma estrutura fixa de pessoas para trabalhar e ser demanda por novos financiamentos aumenta muito, consequentemente vai gerar uma fila e isso pode atrasar o prazo de análise e aprovação da documentação, logo pode demorar mais um pouco nesse caso para que tudo seja resolvido.

Então aqui poderemos ter dois problemas:

  • 1º - aumento da demanda com a mesma capacidade de atendimento.
  • 2º - mesma demanda com defasagem no atendimento.

Seja qual for o caso, isto pode gerar problemas de demora na análise de documentação e liberação do processo de financiamento de imóveis no Caixa, como em outro banco também.

Mão de obra

Na época em que fiz um financiamento e demorou bastante a alegação do banco é que estava faltando mão de obra para analisar todos documentos e aprovação. Claro que isso está relacionado de certa forma com a questão que eu levantei anteriormente que é a própria demanda, uma vez que ela esteja alta e que não haja mais recursos humanos disponíveis, logo a consequência natural é uma demora maior.

Veja que este caso enquadra-se no segundo motivo que relatei no item anterior.

Problemas de documentação

Um item bastante importante que pode causar demora para financiar é a existência de algum problema na documentação do imóvel, do comprador o mesmo dos vendedores. Como toda essa documentação precisa ser analisada, se houver alguma pendência com algum órgão federal ou outro problema relacionado a documentação ou ao próprio imóvel é comum haver atraso até que o problema seja resolvido, desta forma este pode ser um dos itens importantes para determinar a demora de um processo de financiamento.

Quando vendi minha casa o comprador quis financiar e como estava tudo OK com a documentação minha e do imóvel, permiti que fosse feito. Bem, ele contratou uma pessoa para cuidar da documentação e agilizar o processo junto a Caixa e depois de um bom tempo não vi nenhum progresso. Comecei a questioná-lo e ele sempre dizia que estava OK, até que descobrimos que a pessoa contratada havia errado no envio da documentação.

Isto causou bastante atraso e acarretou em um tempo muito maior para a finalização do processo, já que teve de ser corrigido o problema para que o processo caminhasse.

Problemas no imóvel

Antes de fazer o pedido de financiamento ou permitir que o comprador o faça, é preciso avaliar se o imóvel está apto a ser financiado, pois não são todos que irão ser aprovados. Além de analisar os documentos do comprador e do vendedor, existe também a análise do imóvel, não só na parte documental, mas no próprio imóvel em si.

Um engenheiro da Caixa vai até o imóvel para fazer uma vistoria nele e certificar que ele é elegível ao que se propõe. Não sei ao certo quais são os critérios que eles usam para aprovar, mas alguns casos são sabidos, como:

  • Casas de madeira não podem ser financiadas;
  • Casas muito antigas com construção já abaladas também não;
  • Construções mal feitas e fora dos padrões regulamentados pela prefeitura certamente não serão aprovadas. Como casos de pessoas que não respeitam os recuos mínimos entre muros e frente da casa e não tem projeto da construção aprovado;
  • Entre outros casos

Mas qual o prazo médio?

Nos três casos em que estive envolvido como comprador e vendedor, os prazos de aprovação, contando do dia que entramos com a documentação na Caixa até o dia da assinatura do contrato, foram os seguintes:

  • 1º caso: 50 dias
  • 2º caso: 110 dias. Este foi o caso que deu problemas e que comentei acima.
  • 2º caso: 44 dias

Como já bem explicado acima, este prazo pode variar bastante pelas razões acima exposta e não dá para fazer muita previsão.

Conclusão

Como disse no início o tempo ou a demora pode ficar em torno de semanas apenas, mas isto só vai acontecer em um processo normal e que tudo der certo, havendo alguns dos problemas acima relacionados ou outro qualquer é natural que exista uma demora maior e aí ela pode levar inclusive em alguns meses para se resolver.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade