Dicas e informações sobre casa e construção

Ar condicionado não gela. Qual é o problema e como resolver?

O que fazer quando o aparelho de ar condicionado não gela como deveria. Qual é o problema pode estar acontecendo neste caso e como proceder resolver o problema? Veja algumas dicas importantes e alguns testes que você pode fazer.

A principal função do ar-condicionado é refrigerar o ambiente, permitindo que a temperatura seja reduzida de acordo com o que foi programado. Acontece que em algumas situações e por alguns motivos que discutiremos abaixo, o ar-condicionado deixa de cumprir esse papel principal, ou seja, ele não gela ou resfria como esperado.

Quais as razões deste problema e o que fazer para resolver quando o ar-condicionado não refrigera como deveria fazer?

Embora possa haver inúmeras razões para que isso aconteça, acredito que os problemas abaixo sejam os principais a serem considerados.

Falta de gás

O gás é o elemento essencial para que ocorra a refrigeração, assim como acontece na geladeira, é necessário que haja gás para que o sistema funcione. Acontece que por um problema de instalação ou defeito na tubulação, o gás pode vazar e se isso acontecer a consequência imediata é que ele vai perder a capacidade de refrigeração até chegar ao ponto de não refrigerar nada.

Se esse for o problema, é necessário chamar um instalador e identificar o problema que causou o vazamento do gás. Depois de consertado o problema será necessário dar uma nova carga de gás para que ele possa funcionar corretamente.

Defeito no aparelho

Além da questão do gás, pode ser defeito no próprio aparelho, seja por defeito de fabricação ou por tempo de uso. Pode haver necessidade de substituição de peça e com isso ele acaba perdendo um pouco a eficiência.

Neste caso o ideal é chamar a assistência técnica para identificar o problema e fazer a manutenção devida.

Dimensionamento errado

Como você deve saber, a capacidade dos aparelhos de ar-condicionado é medida em BTUs e existem aparelhos com várias potências diferentes. Assim, para que ele consiga gelar o ambiente é necessário fazer um cálculo para descobrir qual é a potência necessária em BTUs e colocar o aparelho na potência certa. Se você colocar um aparelho com potência inferior à necessária, a consequência é que ele não conseguirá gelar o ambiente.

Como é feito o cálculo de Btus

O cálculo é feito da seguinte forma: N°de BTUs = (m² x 600 ou 800) + variáveis ambiente -1

Exemplo:

  • Para uma sala de 12 m² em que trabalham 2 pessoas, onde não bate sol, e tem 2 notebooks, teremos: (12 x 600) + 600 +600 + 600 = 9.000 BTUs

Temperatura elevada

Outra situação que pode causar problemas ocorre quando a temperatura está extremamente elevada e neste caso os aparelhos de ar-condicionado sofrem um pouco mais para conseguir fui gerar um ambiente.

Imagine um quarto que receba incidência do sol da tarde com muita frequência e acaba se tornando quente demais, nesse caso o ar precisa ser bastante potente para conseguir refrigerar de maneira adequada ao ambiente.

No cálculo de BTUs acima, multiplicamos a metragem quadrada por 600 para encontrar a quantidade de Btus, certo? Se o cômodo tiver incidência de sol, especialmente o sol da tarde, então a multiplicação precisa ser feita por 800.

Temperatura inadequada

Parece óbvio dizer isso, mas para que o ar-condicionado consiga refrigerar bem o cômodo é necessário programá-lo para funcionar em uma temperatura bem abaixo daquela que está a temperatura ambiente. Se você colocar o a temperatura igual ou pouco abaixo, a consequência é que ele não vai gelar mesmo.

Algumas perguntas sobre ar condicionado

É verdade que o modelo inverter esfria mais do que o modelo convencional?

Na verdade, isto não acontece, mas acredito que dado o seu modelo de funcionamento ele traz a sensação de que esfria mais. O que acontece é que no modelo convencional ele esfria o ambiente e quando está frio o ar desliga e aí ele volta esquentar. Esse vai e vem pode trazer momentos de frio e momentos onde o ambiente estará relativamente quente. Já no modelo inverter ele tende a manter a temperatura estável e assim você tem uma sensação mais agradável.

Quais as temperaturas mínimas e as máximas que é possível colocar no ar condicionado?

Acredito que esse recurso possa variar de aparelho para aparelho, normalmente a temperatura mínima varia entre 14 e 18 graus. Já a temperatura máxima normalmente fica entre 28° e 30°. Mas como disse isto vai variar bastante de aparelho para aparelho, e de modelo para modelo. Mas é importante levar em conta de que se você colocar 14 graus, por exemplo, dificilmente o ambiente vai chegar a esta temperatura. O que acontece é que ele vai ficar ligado praticamente direto para tentar esfriar o bastante a atingir os 14°.

Por que ao ligar o ar demora para esfriar o ambiente?

De fato este é um problema que acontece na maioria dos casos, embora em alguns o tempo seja relativamente mais curto. O que acontece é que o seu ambiente está bastante quente e quando você liga o ar demora um pouco para ele fazer o processo de retirar o ar quente e jogar ar frio para dentro dele. O tempo em que isso irá acontecer irá depender da potência do seu aparelho, do tamanho do ambiente, da temperatura interna do ambiente, bem como da própria temperatura que você regula no controle remoto.

Existe como programar o aparelho de ar condicionado para ligar e desligar em determinado horário?

A função de programar o ar-condicionado para desligar já existe em boa parte dos aparelhos, especialmente os mais modernos. Nesse caso não é possível determinar um horário em que ele irá desligar, mas a partir do momento que você acionar o recurso, ele programa quantas horas ele vai ficar em funcionamento, como 4, 6, 8, 10 ou 12, por exemplo. Já a função para ligar, particularmente eu não conheço e em todos os aparelhos que tenho em casa e que uso no trabalho, bem como em outros locais que já usei, nunca vi este recurso.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade