Para quem já morou ou mora em condomínio, sabe que existe um síndico que antigamente era comum ser um dos moradores que era escolhido ou nomeado para essa função dentro daquela associação de moradores.
Mas existe a profissão de síndico, ou seja, pessoas que trabalham profissionalmente nessa área prestando serviço para condomínios e associações de moradores. Nesse caso ele não precisa ser um dos moradores, proprietários ou estar ligado diretamente aquele empreendimento. Ele será um administrador do condomínio e um profissional contratado como qualquer outro que existe no mercado.
Para se tornar um síndico profissional, assim como qualquer outra profissão, é necessário ter uma formação na área e embora não exista cursos superiores ainda, existem cursos livres e curso técnico. De acordo com uma pesquisa que realizei em 14 de dezembro de 2020 no Catálogo Nacional de Cursos Superiores do Ministério da Educação, não havia nenhum curso superior de graduação nesta área.
Lembrando que cursos livres são aqueles que podem ser administrados por escolas profissionalizantes sem necessariamente passar por regulamentação, credenciamento ou autorização do Ministério da Educação ou outros órgãos estaduais e municipais da área da educação. Já um curso técnico segue as normas do Ministério da Educação e precisa ser autorizado para o funcionamento em escolas técnicas em todo o país.
De acordo com o catálogo nacional de cursos técnicos, existe o curso técnico de condomínio que é voltado para a formação na área de administração de condomínio. Segundo o catálogo, em sua 3ª edição, página 83, o perfil profissional de conclusão esperado para este curso é:
Executa as ações de procedimentos organizacionais, de recursos humanos, materiais, financeiros decorrentes das decisões das assembleias condominiais. Supervisiona a conservação e manutenção predial. Conduz reuniões e assembleias de condomínios. Elabora atas e relatórios de prestação de contas. Promove a integração dos condôminos.
Este curso pode ser encontrado nas seguintes escolas técnicas:
VITÓRIA
EEEFM GOMES CARDIM (PRESENCIAL)
CACHOEIRINHA
ESCOLA DE ENSINO MÉDIO UNIVERSITÁRIO-CACHOEIRINHA (PRESENCIAL)
CAMPO GRANDE
CETEPS-CENTRO DE TECNOLOGIA E DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (A DISTÂNCIA)
CUIABÁ
CETEPS CENTRO DE TECNOLOGIA E DE EDUCACAO PROFISSIONAL (A DISTÂNCIA)
VÁRZEA GRANDE
INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS VÁRZEA GRANDE (PRESENCIAL)
SALVADOR
COLEGIO ESTADUAL LUIZ VIANA (PRESENCIAL)
SENHOR DO BONFIM
INSTITUTO FEDERAL BAIANO - CAMPUS SENHOR DO BONFIM (A DISTÂNCIA)
SÃO LUÍS
SENAC - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (PRESENCIAL)
TERESINA
INSTITUTO FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS AVANÇADO DIRCEU ARCOVERDE (A DISTÂNCIA)
NATAL
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CENTRAL (PRESENCIAL)
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NATAL CIDADE ALTA (PRESENCIAL)
NOVA CRUZ
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS NOVA CRUZ (PRESENCIAL)
PARNAMIRIM
INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - CAMPUS PARNAMIRIM (PRESENCIAL)
ARACAJU
CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL JOSÉ FIGUEIREDO BARRETO (PRESENCIAL)
Fonte: dadosabertos.mec.gov.br (dados de janeiro de 2020)
Como explicado acima, além do curso técnico em condomínio, existem cursos livres para a formação de síndico profissional e nesse caso a diferença é que geralmente os cursos livros são mais rápidos, mas não confere o mesmo peso de formação de um nível técnico.
Abaixo alguns exemplos de escolas que oferecem o curso de síndico profissional.
Curso de Síndico no Senac - O Senac é uma das instituições de ensino mais conhecidas no Brasil, oferece inúmeros cursos em várias áreas que tem décadas de atuação no Brasil. É uma boa referência para você que quer fazer um curso de síndico profissional na modalidade de curso livre.
Além do Senac você poderá encontrar também esse curso na seguintes instituições:
Curso de síndico no Sindiconet
Curso de síndico no Tecnoponta
Eu diria que há uma boa demanda, isto porque acredito que seja uma tendência a profissionalização desta atividade nos condomínios. A ideia de um dos moradores ser o síndico é boa no aspecto econômico, mas não funciona muito bem na pratica, isto quando alguém se dispõe a "assumir esta bronca". Assim, um profissional vindo de fora e sendo contratado para este fim terá mais tempo para se dedicar às questões administrativas e com isso tende a ser mais vantajoso para a associação.
Conta ainda o fato de que é cada vez maior o número de condomínios no país, especialmente nas cidades de médio e grande porte. Isto acontece em função do grande atrativo que os condomínios têm para as famílias em termos de moradia. Boa parte das pessoas buscam os condomínios visando maior segurança para sua família, privacidade, dentre outros atrativos que eles oferecem.
Um perfil político. Pessoa para atuar como um síndico, seja ele profissional, ou como um membro da associação, precisa ter muito jogo de cintura, saber ponderar em muitas situações e ter um poder de negociação muito grande. Enfim é um perfil político que acaba se saindo melhor nessas questões.
A principal dificuldade é a questão do relacionamento entre as pessoas, pois só quem já participou dessas associações sabe o quão difícil é dialogar com pessoas que tem pontos de vista diferentes. Eu participei da diretoria da associação de moradores aqui do condomínio onde moro, naturalmente que participei e ainda participo das reuniões ordinárias e extraordinárias que ocorre. Em alguns casos é triste ver como as pessoas quase sai na briga por terem opiniões diferentes sobre o que fazer com o que não fazer. Sem dúvida nenhuma esta é a grande dificuldade e o grande desafio que é uma diretoria enfrenta.
Toda reunião é regida por uma pauta onde deverá constar a ordem do dia, ou seja, os assuntos que serão tratados. As questões mais comuns que aparecem são aquelas ligadas a reajuste da taxa de manutenção, melhorias na infraestrutura, como portaria, compra de equipamentos, aspectos ligados a segurança, manutenção, prestação de contas, eleição de diretoria, alterações de regimento interno, dentre outros.