Dicas e informações sobre casa e construção

5 erros comuns ou nem tanto em projetos de casas e apartamentos

O que pode dar errado na construção de uma casa? A resposta é aquilo que não foi bem planejado ou que foi ignorado como sendo algo necessário. Veja 5 erros que você deve evitar.

Ao construir casas e apartamentos é preciso elaborar um projeto visando identificar as potencialidades do terreno e suprir as necessidades do futuro morador. Os erros comuns ou nem tanto em projetos de casas e apartamentos podem trazer prejuízos e em muitas vezes levar a pessoa a fazer modificações no imóvel pouco tempo após a sua construção. Veja uma lista de 5 erros que você dever evitar.

Não considerar o sol

O sol é fundamental para a estratégia de construção de uma casa. O sol da manhã é útil para área de serviço como lavanderia, o sol da tarde deve ser evitado para paredes de quartos. Como o sol impactará sua casa? Não considerar isso é um erro que precisa ser evitado.

Imagine todos os dias acordar em um quarto frio e escuro, e não ter o prazer de sentir os raios de sol da manhã ao abrir sua janela. Imagine também, a insatisfação até mesmo para ler um livro durante o dia na sua residência. Uma casa que não entra luz solar, se torna mais fria no inverno e escura também durante o dia, aumentando assim o consumo de energia elétrica. A importância do sol em uma construção é tão relevante como seu alicerce e respeita isso, poderá evitar grandes frustações e gastos.

Não considerar a ventilação

Ventilação refresca o ambiente e nos leva a consumir menos energia elétrica com ventiladores ou ar condicionado. Na antiga casa que eu morava não havia ventilação e em muitos dias os ventiladores ficavam ligados praticamente diretos e o ar condicionado era muito usado. Hoje resolvi isso na casa que construí. Não ignore a questão da ventilação em casa.

Ao realizar a troca de ar, os ventos levam consigo microorganismos prejudiciais à saúde, que podem causar doenças respiratórias, umidade, mofo, proliferação de ácaros, acúmulo de partículas de sujeira e outros. Por isso é tão importante à circulação do vento pela casa. Uma dica é fazer a ventilação cruzada: resume em posicionar os vãos da casa na mesma direção em que ocorre o percurso dos ventos predominantes. O intuito é fazer com que o ar entre por uma abertura e, em seguida, saia por outra imediatamente oposta.

Pecar na iluminação

Iluminação é outro item de grande importância. A mesma casa que eu citei acima, além de problema de ventilação também tinha de iluminação e na sala a lâmpada tinha de ficar acesa durante o dia para ajudar. Há lugares que há excesso de iluminação, mas o ideal é pensar em equilíbrio.

Ambientes escuros e mal iluminados passam uma péssima impressão, podem causar tristeza, apatia, desânimo, ansiedade e até depressão. O equilíbrio na iluminação transmite concentração, disposição e qualidade de vida. Por isso a iluminação é de imensa relevância em qualquer ambiente, além de decorar e acentuar a beleza de qualquer espaço.

Não considerar a necessidade de conduites separados: energia e comunicação

Conduites para passar os fios de energia elétrica não podem ser os mesmos para passar cabos de comunicação, como internet. Telefone, TV a Cabo, entre outros. Errar aqui poderá significar ter de quebrar a parede depois da casa pronta. Deixe conduites separados para evitar dor de cabeça depois.

Erros podem se tornar gastos em dobro, ou seja, contratar novamente mão de obra, comprar mais materiais, fora a demora no prazo da entrega do imóvel. Todos esses prejuízos e transtornos podem ser evitados com um bom planejamento, por isso fique sempre alerta na elaboração do plano arquitetônico.

Ter pressa

A pressa é inimiga da perfeição, diz um antigo ditado e é mesmo. Ter pressa n elaboração do projeto poderá gerar problemas de um projeto incompleto e falho. Isto poderá trazer prejuízos no futuro e dores de cabeça depois que a casa estiver pronta.

Você planeja sua casa por anos, mas assim que começa a obra, você já quer que termine. Mas o resultado de uma porta, e ou janela totalmente desalinhadas, com certeza irá te incomodar todos os dias. Em uma construção existem muitos detalhes, por isso requer tempo e paciência. Não tenha tanta pressa, pois um lar tem que ser perfeito, para se tornar o mais aconchegante possível.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade