Dicas e informações sobre casa e
construção

Como definir o preço de venda de uma casa?

Entenda alguns pontos fundamentais para se levar em consideração na definição o preço de venda de uma casa, como o valor do terreno, a localização do imóvel, o tipo da construção e outros.

Quando se pensa em vender uma casa, creio que uma das primeiras etapas a serem definidas é o preço de venda. Engana-se quem pensa que é fácil fazer isto. A menos que queira definir o preço sem muito critério, mas se quiser encontrar o preço justo terá de levar em conta vários fatores.

Mas que fatores são esses e como encontrar o “preço justo” para vender uma casa?

Preço e valor

Devemos começar fazendo uma diferenciação entre preço e valor, pois afinal de contas não são necessariamente a mesma coisa. Vejamos:

  • Preço: É algo objetivo e definido pelo vendedor. Quando alguém lhe pergunta por quanto você está vendendo a casa, ele está perguntando pelo preço e você responde com o preço.
  • Valor: Já o valor é mais subjetivo e pode ser definido como aquilo que as pessoas ou o mercado estaria dispostos a pagar. Se você está vendendo a casa por 500 e alguém oferece 400, significa que para aquela pessoa, o valor do seu imóvel é 400, embora, para você, o preço é 500.

Esta distinção é importante para entendermos os pontos abaixo, afinal, se o preço estiver acima do valor, fica mais difícil vender ou pode demorar muito tempo. Na verdade, você só irá vender a casa, quando o preço for igual ao valor.

Isto pode acontecer de duas formas:

  • Com o tempo: Se o preço estiver acima do valor, com o passar do tempo eles tendem a se igualar. Isto explica por que certos imóveis fica um tempão a venda. Com a inflação mês a mês, se o preço não for reajustado, chegará uma hora em que preço e valor se igualarão.
  • Com definição de preço justo: A segunda forma é tentar compreender qual é o valor do imóvel e assim definir o preço similar ao seu valor.

Feito essas observações, veremos alguns parâmetros que podem ser usados na definição do preço de uma casa para a venda.

Avaliação de casa

Para avaliação do preço de venda de uma casa muitos fatores podem ser considerados na hora de avaliar e calcular o preço e consequentemente o valor do imóvel. Fatores como: o terreno, aspectos da construção e a localização do imóvel.

Valor do terreno

Inicialmente tentar se calcular o preço do terreno como se ele não tivesse construção.

Este item pode ser feito levando-se em conta o preço do metro quadrado na região onde o imóvel está situado.

Basta dar uma olhada em terrenos que estão à venda na região e dividir o preço anunciado pela metragem dele. Nesse caso você encontrará o valor do metro quadrado que está sendo pedido.

Encontrado o valor do metro quadrado, multiplique pela metragem do seu terreno.

Preço de custo

Se você construiu a casa, certamente saberá quanto gastou e por isso terá um parâmetro para usar. Neste caso, deve-se considerar o preço pago pelo terreno + o que foi gasto na construção e assim encontrará o preço de custo.

Com o preço de custo em mãos, deverá observar se esta aquisição e construção foi recente ou não. Isto é importante para que você possa atualizar o valor do imóvel. Outra forma de fazer isto é perguntar quanto você gastaria hoje para comprar o mesmo imóvel e quanto gastaria para fazer a mesma construção.

Normalmente as pessoas colocam uma margem em cima deste preço de custo, como é comum em comércios em geral.

Comparação de preços

Outra estratégia bem comum é observar o valor das casas com o mesmo padrão da sua para encontrar um parâmetro. Casas no mesmo bairro, com padrões de construção similares, tentem a ter valores próximos. Assim, uma análise do mercado também servirá para encontrar o valor do seu imóvel e assim determinar o seu preço.

Geralmente considera-se o tamanho da construção, o padrão construtivo, a conservação do imóvel, bem como a própria arquitetura do prédio.

Localização

Por fim e não menos importante existe a questão da localização do imóvel. Este item é tão importante que duas casas com o mesmo tamanho de terreno, com o mesmo padrão construtivo, mas construídos em localizações diferentes podem ter valores bem diferentes um dos outros.

Na minha cidade aqui no interior de São Paulo as casas mais valorizadas são aquelas que foram construídas em condomínios fechados. Desta forma uma mesma casa em um bairro aberto tem um valor bem inferior do que aquela que foi feita dentro de um condomínio fechado.

Com isso dá para perceber a importância que a localização exerce para a valorização de um imóvel.

Então é de extrema importância verificar os valores de dois ou três imóveis na mesma região para que você possa ter um parâmetro de como a sua casa pode ser avaliada.

Ajusta especializada

Os corretores de imóveis são os profissionais que podem ajudá-lo nesta importante tarefa. Talvez por estarem envolvidos com a compra e venda de imóveis, torna-se mais fácil a percepção de valor. Também pelo fato de estarem em constante contato com compradores e assim entender suas aspirações na hora de procurar um imóvel para comprar.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2021 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.