Dicas e informações sobre casa e construção

Chuveiro para aquecedor solar. Modelos e dicas de instalação e uso

Será que posso usar o mesmo chuveiro da rede elétrica para aquecedor solar ou terei de usar modelos específicos. Existe um sistema híbrido que suporte tanto a eletricidade, como o aquecimento solar, usando o mesmo chuveiro?

O consumo de energia elétrica é um tema bastante significativo e um aspecto importante na economia doméstica e muitas famílias. Assim, qualquer estratégia que venha proporcionar economia de energia é muito bem-vindo isto se aplica perfeitamente ao caso dos aquecedores solar usado para aquecer a água para ser usado no chuveiro e assim evitar o uso de energia elétrica para o aquecimento da água.

Esse tipo de aquecedor solar já é comum Brasil e está instalado em boa parte das residências, especialmente os locais onde a incidência de sol é forte em boa parte do ano.

Chuveiro residencial

Mas para aqueles que deseja instalar um aquecedor solar, fica uma pergunta: preciso trocar o meu chuveiro elétrico ou ele serve também para ser usado com água aquecida pelo aquecedor solar?

Existem chuveiros específicos para ser usados em aquecedor solar? Estas perguntas tentaremos responder abaixo mostrando alguns modelos e alguns usos de chuveiros para este fim.

Como funciona?

Basicamente existem duas formas de você utilizar o aquecedor solar para o chuveiro.

Manual

A primeira delas é você fazer uma instalação e colocar dois controles de água manuais, um para o chuveiro elétrico e outro para a água do depósito do aquecedor. Assim você controla manualmente se você quer o chuveiro elétrico ligar apenas o controle do chuveiro elétrico, se quiser água do aquecedor liga apenas água do aquecedor. Se quiser os dois trabalhando em conjunto para um controle de temperatura, também é possível. Neste caso, muitos deixam o chuveiro desligado e usa a água da rua apenas para controle de temperatura.

Esse tipo de funcionamento depende de uma instalação um pouco mais engenhosa integrando o sistema de água do aquecedor com a água da caixa ou da rua, se você preferir.

Chuveiro híbrido

A segunda forma de usar o aquecedor solar é através de um chuveiro híbrido. Esta é de longe a melhor alternativa, uma vez que o próprio chuveiro se encarrega de fazer o controle da água. Segundo a Leroy Merlin, o chuveiro híbrido dos funciona da seguinte forma: Quando você liga, á água é aquecida pela resistência elétrica e quando ela atinge a temperatura ideal, ele passa a usar a água do aquecedor solar para manter a temperatura.

É um sistema bem eficiente e inteligente, logo, acredito que o chuveiro híbrido seja a melhor opção para você usar, pelas vantagens acima expostas e por ser um sistema mais moderno.

Fonte e modelos de chuveiros híbridos - Leroy Merlin (acesso em 13/07/2020)

Perguntas e respostas

Como é feito a instalação de chuveiro solar?

Visando oferecer uma boa variedade de explicações, segue uma série de vídeos mostrando como é feita a instalação de sistema solar para aquecimento da água para uso no chuveiro.

Vale a pena colocar um aquecedor solar?

Um aquecedor solar é uma alternativa que já há muito tempo foi adotado por milhares de brasileiros e com certeza ele é uma boa opção quando você quer uma alternativa de aquecimento de água, não só para o chuveiro, mas também para torneiras da sua casa. O aquecedor solar utiliza painéis solares que captam o calor do sol e aquece a água que é direcionada para um reservatório. Esse processo ocorre durante o dia quando o sol está forte e a noite a água permanece quente para ser usado no chuveiro ou nas torneiras da sua casa. A vantagem do aquecedor solar é que ele trará economia na conta de energia elétrica, uma vez que o chuveiro consome muita energia. Assim, o simples fato de você ter água aquecida, evita que você tenha que usar energia elétrica para esquentar o chuveiro.

Como melhorar a pressão da água do chuveiro?

A pressão da água do chuveiro pode ser melhorada se você mudar o fluxo que chega até ele. Por exemplo, se você utiliza água do reservatório, uma alternativa simples seria mudar para a água da rua, já que esta tem muito mais pressão e consequentemente dar uma boa diferença no chuveiro. Outro detalhe a observar é se o seu chuveiro não está utilizando o redutor que é uma pequena peça de plástico que é colocado no cano que chega o chuveiro para evitar que a água de muita pressão no chuveiro. Se houver um redutor, basta retirar para que a água chegue na sua totalidade.

Existe ainda a opção de colocar um pressurizador, que funciona exatamente para dar uma força extra para que a água chegue com mais pressão. Por fim o ideal seria chamar um encanador para avaliar de maneira correta a sua situação e assim compreender qual é o problema e consequentemente a melhor solução para resolvê-la.

É verdade que existe chuveiro musical?

Sim, existem alguns modelos de chuveiro, como visto acima, que vem com este recurso inclusive com a possibilidade de conexão USB para tocar áudio MP3, por exemplo. Eu nunca usei e acredito que seja um recurso um tanto quanto desnecessário para um chuveiro, embora seja compreensível que os fabricantes tenham colocado, talvez baseado naquela ideia de que muita gente gosta de cantar no chuveiro. Mas isso não significa tentar profissionalizar a coisa ou mesmo prover uma forma de entretenimento durante o banho, isso acabaria só tornando banho mais extenso e mais complexo apenas. Mas esta é a minha opinião e pode ser que algumas pessoas possam enxergar algum sentido em ter um chuveiro tocando música enquanto tomar banho. Cada um pensa de uma forma diferente né?

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade