Dicas e informações sobre casa e construção

Porcelanato manchado com 1 ano de uso. Uma triste história!

Veja o que aconteceu com o porcelanato da minha casa com manchas que surgiram do nada, como o problema foi resolvido e os cuidados que você deve ter para evitar este tipo de problema. Veja como foi feita a substituição do porcelanato.

Colocar porcelanato em uma casa é uma prática que tornou-se comum, já que os preços se tornaram muito atrativos e a diferença de preço para o piso comum não é grande. Quando construí minha casa em 2015, já estava certo que colocaríamos porcelanato e assim foi feito.

Compramos um porcelanato polido e brilhante muito bonito na Leroy Merlin e colocamos em todos os cômodos da casa. Ficou muito bom, fácil de limpar, boa aparência e bem colocado.

Mudamos em abril de 2015, mais precisamente nos dias 21 e 22 de abril. Menos de um ano depois, comecei a perceber algo aparentemente estranho em uma peça do porcelanato na sala. Era como se tivesse umas pequenas manchas escuras nele, mas algo muito sutil eu inicialmente não dei muita importância.

Mas não demorou muito para eu perceber que aquelas pequenas e sutis manchas parece que tinham aumentado a intensidade e para piorar uma das peças ao lado tinham manchas parecidas. Tentei entender o que poderia ser, conversei com minha esposa sobre a possibilidade de algum produto de limpeza estar causando aquilo, mas pelo fato de ser muito fácil de limpar, basicamente usávamos água e não justificava ser algo relacionado a limpeza.

Ficamos acompanhando e algumas semanas depois comecei a constatar que havia sim algum problema mais sério, pois as manchas aumentavam e agora várias peças na sala já tinham os mesmos sintomas. Para você entender, coloco abaixo algumas imagens que fiz na época:

Porcelanato manchado

Porcelanato manchado

Porcelanato manchado

Notei que as manchas, como pode ser visto nas imagens acima, coincidiam com as ranhuras que são feitas com a argamassa na hora da colocação. Eles usam aquela desempenadeira que tem dentes é formam algumas ranhuras. As manchas seguiam aquele padrão.

Primeiro contato com a Leroy Merlin

Entrei em contato com a loja onde havia comprado o porcelanato e enviei as imagens para eles analisarem. Ai começou um longo processo de contatos e mais contatos com eles, por email, pessoalmente na loja e muita indefinição.

Poderia ser umidade? Poderia, mas isto não seria motivo para manchar um porcelanato de qualidade como aquele.

Enquanto isso, o que era ruim piorou, pois até então o problema que estava restrito a sala começou a aparecer em outros cômodos. Banheiro, cozinhas, quartos, enfim, o problema se alastrou por boa parte da casa.

Sempre seguindo o mesmo padrão, manchas bem sutis e depois ia aumentando e sempre seguindo as ranhuras da argamassa.

Visita técnica

Depois de muita conversa com a Leroy Merlin, finalmente eles mandaram um técnico para avaliar o que poderia ser o problema e o relatório que ele fez foi que era defeito de fabricação do produto, logo ele estava comprometido.

A Leroy Merlin alegou depois que o produto era importado e a empresa importadora havia falido, mas que a loja iria fazer a troca do porcelanato.

Começamos outra conversa de como isso seria feito e eles fizeram a proposta de efetuar a troca por um produto similar, incluindo a retirada do antigo e a colocação do novo produto.

A proposta era boa e era de fato o que tinham de ser feito, mas para que isso acontecesse seria necessário desmontar móveis planejados e como iria trocar o rodapé, teria de fazer a pintura da casa novamente. Enfim, seria um transtorno sem tamanho.

Além disso, eu teria de sair da casa e tirar os móveis para que o serviço fosse realizado. Considerando que a casa é nova e que já estamos cansados de uma sequência anterior de mudanças, achei que seria trabalhoso demais para aquele momento.

Finalmente consegui uma negociação com a loja e eles pagaram em dinheiro o valor equivalente ao porcelanato e argamassa, bem como ao serviço de execução do trabalho. Ai eu continuo com o porcelanato com problemas e pretendo fazer a troca mais para a frente.

Conclusão

O que aprendi com tudo isso e que você também pode tomar como lição é o cuidado que se deve ter com a compra desse tipo de produto. Se o problema fosse em uma janela, seria fácil de resolver, mas no piso, envolve toda a casa é isto é bem complicado.

É claro que não dá para olhar para o produto em exposição na loja e falar: esse está com problema, pois você vai receber outro lote, mas é preferível comprar um produto nacional que tenham referência aqui no Brasil e também em uma loja que se espera que seja responsável.

Apesar de ter tido um pouco de trabalho com eles, mas eu sabia que a Leroy Merlin não iria me deixar na mão, caso fosse comprovado que o problema fosse do produto. Este é um ponto bastante importante para você considerar.

Atualização: A substituição do porcelanato

Troca Porcelanato

Foi só em 2020 que eu decidi executar a obra de substituição do porcelanato. Neste período ficou o antigo mesmo, as manchas aumentaram muito e aparência não ficou bacana, mas deu para usar até lá.

Eu comprei um novo porcelanato também na Leroy Merlin, mas dessa vez optei por uma marca nacional e aproveitei para colocar um modelo um pouquinho maior.

Conforme era o planejado, fizemos a retirada do porcelanato antigo o que me pareceu um serviço relativamente simples, depois foi assentado o novo. Claro que antes disso foi necessário desmontar a casa e como eu tenho uma garagem bem grande e o piso da garagem não seria substituído já que ele era de um outro modelo e não tinha dado defeito, desmontei os móveis e amontoei tudo que pude na garagem. Geladeira, sofá, os utensílios de cozinha, camas, colchões, roupas, etc. A casa ficou limpa. Também tivemos que retirar os boxes dos banheiros, uma porta de vidro da cozinha que era de correr e estava apoiada no piso, todas as folhas de portas de madeira, etc.

Depois disso, enquanto era feito o trabalho de substituição, eu e minha esposa ficamos em um hotel e meu filho ficou na casa do primo dele já que era um período de férias. Optamos pelo hotel pois ficou mais barato do que alugar uma casa por um período pequeno.

O trabalho foi relativamente rápido, mas depois de pronto eu precisei repintar a casa inteira e aproveitei para tirar algumas trincas que havia no reboco e finalmente depois de montar a casa com montagem de móveis, colocação de box de banheiro, portas de vidro, entre outros, pudemos voltar para casa. Foi extremamente trabalhoso e saiu bem mais caro do que eu havia imaginado, mas era necessário fazer a substituição.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade