Dicas e informações sobre casa e construção

Engenheiro ou arquiteto, qual devo contratar para o projeto de casa?

Para a criação de um projeto de casa é necessário contratar um arquiteto, um engenheiro ou preciso dos dois. Veja o que faz cada um deles e entenda qual deles contratar.

Construir uma casa não é uma tarefa simples e muita gente sabe disso melhor do que ninguém, pois quem já construiu conhece bem os desafios de colocar uma casa de pé. Mas tudo isso pode ser minimizado se você fizer um bom projeto e seguir o que manda o bom senso. Quando falamos em projeto logo pensamos no engenheiro ou no arquiteto que são profissionais preparados para ajudar no planejamento da sua construção.

Qual devo contratar: engenheiro civil ou o arquiteto?

engenheiros e arquitetos profissionais de projeto

Antes de responder é preciso entender que embora trabalhem na mesma área, são profissionais um pouco diferentes, pois enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço, das formas e nas funcionalidades da futura casa. Um arquiteto que projetou minha casa definiu a arquitetura como o uso do bom sendo aliado ao bom gosto.

Entendido esta primeira parte podemos afirmar que o melhor caminho seria contratar um arquiteto, já que é necessário pensar em diversas coisas como:

  • Melhor aproveitamento possível do terreno. Embora o engenheiro possa fazer, creio que o arquiteto tenha uma visão mais adequada para esta questão, não apenas do aproveitamento horizontal, mas também vertical.
  • Distribuição correta dos cômodos da casa. De novo, esta não é exclusividade dos arquitetos, mas sim sua especialidade. E aqui não é apenas de pensar no espaço, mas na usabilidade deles.
  • Ventilação e iluminação. Este item é importantíssimo e deve ser levado muito a sério, pois negligenciar isso poderá trazer problemas para o imóvel como pode ser visto no texto: o cuidado com a iluminação e ventilação.
  • Funcionalidade da casa. Sabe aquela coisa de você abrir uma porta e dar de cara com uma parede ou aqueles corredores enormes? Ou ainda a porta do quarto na cozinha? Houve um caso de uma casa que vi certa ocasião que ela mais parecia um labirinto e inclusive você conseguia fazer um loop dentro da casa, ou seja, um quarto que ligava o outro, que ligava o outro e que ligava ao primeiro.
  • Entre outras coisas que é preciso planejar e pensar bem antes de iniciar a construção e neste caso o arquiteto é a pessoa certa para ajudar nisso.

E o engenheiro?

Quer dizer então que não preciso de engenheiro? Negativo, o cálculo estrutural da casa, por exemplo, tem de ser feito pelo engenheiro e ele será responsável perante a prefeitura pela obra. Então mesmo que o arquiteto faça o projeto arquitetônico é necessário também o engenheiro. Alias, dependendo do caso é necessário outros profissionais para ajudar no projeto, como o engenheiro elétrico, engenheiro hidráulico, entre outros.

Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.

10 vantagens de contratar um bom arquiteto

  1. Você poderá economizar dinheiro com a construção, pois ao projetar a casa a questão custo pode ser levado em conta no projeto. Ao definir o projeto arquitetônico é possível escolher técnicas, materiais e métodos construtivos mais econômicos.
  2. O espaço será melhor usado, evitando construção excessiva e sem utilidade ou que venha agregar algum valor ao imóvel. Já viu algumas casas antigas que tinham um monte de cômodos ligados uns aos outros? Um bom arquiteto pode usar um espaço menor para dar a usabilidade que sua casa precisa.
  3. A casa terá mais harmonia entre os ambientes, já que uma das principais características de um arquiteto é exatamente de harmonizar o ambiente. Eles tem projetado muito o chamado conceito aberto, que é fantástico.
  4. Você terá uma casa com estilo arquitetônico moderno o que trará mais conforto visual e sensação de bem estar. Isto tem um valor enorme na hora de vender a casa.
  5. A casa será valorizada, uma que foi bem planejada e tem aspecto visual moderno e harmonia no ambiente. Pense nisso na hora de vender sua casa. Normalmente uma casa ruim e uma boa casa usa-se os mesmos materiais, a mesma mão de obra e as vezes tem até o mesmo custo.
  6. A chance de haver erros na construção é minimizada pois tudo é pensado por uma pessoa experiente e que tem formação acadêmica para tal. Isto implica mais segurança, uso racional dos recursos e uma casa mais agradável.
  7. Minimizará a necessidade de reforma a médio prazo, pois ao criar tudo em seu devido lugar, falta espaço para mudanças. Ao contrário, depois de algum tempo de uso é possível perceber que algumas coisas estão fora do lugar ou não estão lá. Ai vem as famosas e trabalhosas reformas.
  8. Possibilita o uso de materiais mais adequados à realidade, como materiais ecológicos, entre outros.
  9. Possibilita o uso de métodos construtivos mais modernos, reduzindo custos, minimizando prazos e outras vantagens
  10. Traz mais conforto térmico e acústico para a sua casa, traduzindo em conforto e bem estar para você e sua família.

Modelos de projetos arquitetônicos

Se você quer ter uma ideia de como um bom arquiteto pode contribuir para a construção da sua casa, veja as imagens dos links abaixo. Certamente são ótimas ideias para sua próxima casa.

Tira-dúvidas

Posso eu mesmo fazer a planta da minha casa?

Fazer a planta sim. Nada impede que você mesmo possa criar a plantar e definir o projeto de sua casa. Há inclusive programas de computador e sites com ferramentas que possibilitam este tipo de coisa. Você também pode fazer usando apenas lápis e papel. Contudo para aprovação do projeto na prefeitura, será necessário um arquiteto ou engenheiro civil para ficar como responsável pela obra.

O que o arquiteto faz, apenas a planta?

Não. Um projeto de uma casa não se resume apenas na planta baixa como é conhecido. Além desta planta é comum conter:

  • Planta de layout. Que descreve a parte elétrica com pontos de tomadas, hidráulica e ainda implantação do mobiliário;
  • Plantas executivas. Nesta constará todas as dimensões e acabamento., posicionamento de portas e janelas, especificações de piso, laje e outros;
  • Cortes. Definição da altura do pé direito, forro, telhado e níveis verticais;
  • Planta do telhado. Com a definição dos níveis ou caimento, beiral, calhas e outros;
  • Fachadas. Esta planta mostrará o desenho da fachada e as especificações dela;
  • Entre outras

Quanto um arquiteto cobra pelo projeto de uma casa?

Isto depende bastante da cidade, do profissional, do tipo de obra, entre outras coisas. Quando construí minha casa, salvo engano, a arquiteta cobrou R$ 20,00  ou R$ 22,00 o metro quadrado da obra. Mas também tive que pagar o engenheiro e as taxas da prefeitura. Mas este valor é apenas uma referência e deve-se levar em conta que no meu caso foi apenas o projeto, não houve administração da obra.

Quer dizer que na prática eu preciso dos dois?

Então, conforme já expliquei acima, o arquiteto tem um papel e o engenheiro outro. Desta forma o correto é contratar o arquiteto para fazer o projeto arquitetônico e o engenheiro para fazer o projeto estrutural. Mas veja bem: pode ser que em alguns casos seja necessário outros tipos de profissionais, como engenheiro elétrico e hidráulico, geólogo, entre outros.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade