Dicas e informações sobre casa e construção

15 tipos de serviços mais comuns para construção de casas

Listamos quinze serviços comuns que você precisa contratar ao fazer a construção de uma casa. Embora alguns sejam opcionais e outros podem ser adicionados, a lista é bastante útil.

Durante a construção de uma casa é comum dependermos de diversos tipos de profissionais para os mais diversos serviços que complementarão a parte principal ou estrutural da casa.

Normalmente a construção é formada pela alvenaria que constitui o alicerce, parede, contrapiso, laje e embora não faça parte necessariamente da alvenaria, podemos também incluir o telhado nesta parte básica e estrutural da casa.

Mas a construção vai muito além disso e depois que temos a casa coberta, muitos outros serviços precisam ser agregados até consideremos ela pronta para o uso.

A lista de serviços irá depender muito do tipo de construção que você tem, bem como o que você pretende incluir nela, mas de maneira geral, acredito que os 15 serviços abaixo, sejam os mais comuns.

Instalação hidráulica

A parte hidráulica compreende a criação de um sistema formado por canos de diversas espessuras e formatos, caixas de água, sifão e outros elementos que irão compor este sistema.

O encanador ou instalador hidráulica deve ser responsável por pegar a água na rua e conectar às mais diversas partes da casa, bem como escoar a água de torneiras, pias, ralos e vaso sanitário, conectando a rede de esgoto ou a galeria de águas pluviais.

Instalação elétrica

A instalação elétrica é responsabilidade do eletricista e este deverá também criar uma rede de cabos elétricos que irá levar a energia da rua até tomadas, interruptores e outras instalações onde se fizer necessário o uso de energia elétrica.

Seu trabalho é fundamental e deve ser feito por um profissional competente para garantir o perfeito funcionamento da casa.

Instalação de calhas

O telhado resolve apenas parte do problema de proteger a casa da água da chuva, mas é a calha que dá o acabamento nele e assim permite criar os coletores de água da chuva e escoar esta água pelos pingadores.

A calha precisa estar muito bem conectada com o telhado e frequentemente é necessário manutenção para evitar infiltração de água.

Colocação de gesso

O gesso desenvolve um papel importante no acabamento interno de paredes. Normalmente é usado um filete de gesso conectando a parede com a laje em todos os cômodos para dar um acabamento mais fino.

Também é comum fazer o rebaixamento de teto, especialmente na sala com as chamadas sancas de gesso que podem ser feitas de vários formatos, combinando com iluminação.

Instalação de pias e bancadas

Quando a pia de cozinha ou bancadas são feitas sob medida em marmorarias, normalmente está incluso o serviço de instalação também. Em alguns casos eles optam por trazer as pedras semiprontas e fazer os últimos cortes no próprio local dada a sensibilidade das mesmas.

Alguns tipos de pedras são bastante sucessíveis à possibilidade de quebra e por isso este cuidado.

Instalação de portas e janelas de vidro e box de banheiro

É cada vez mais comuns a colocação de portas e janelas de vidro em casa. É um material mais barato e ao mesmo tempo de longa vida útil, com baixa manutenção. Seu uso torna a construção mais moderna.

Este serviço é prestado por vidraçarias que também já fazem a instalação dos boxes dos banheiros.

Colocação de portas de madeira

Portas de madeiras são colocadas por um marceneiro. Os batentes são colocados normalmente pelo próprio pedreiro que antigamente chumbava com concreto, mas hoje eles têm usado espuma expansiva para este mesmo fim.

Já a colocação das folhas de porta é feita pelo marceneiro, que terá de ajustar a altura da porta, instalação e fazer os ajustes nela. Ele também faz os furos e a colocação de puxadores e trincos para abrir e trancar a porta.

Colocação de porcelanato, piso laminado ou vinílico

Pedreiros as vezes fazem a colocação de porcelanatos, mas o mais indicado é contratar um profissional especializado nesta função. Já a colocação de piso laminado ou vinílico fica as vezes por conta da própria empresa que vende o produto, mas há profissionais especializados para este fim também.

Pintura

O serviço de pintura é outro que você precisará contratar, isto já na fase de acabamento. Vale lembrar que o pintor fará a correção da parede com massa corrida para deixá-la lisinha e depois fazer a aplicação da tinta.

Em algumas paredes, especialmente na parte externa é comum algum aplicar tipo de textura para dar o acabamento e ao mesmo tempo ajudar a proteger a parede. Também ele fara a aplicação de impermeabilizante na parte externa.

Aplicação de papel de parede

Papel de parede é um item opcional, mas é cada vez mais comum e faz parte da decoração. Quando for usado é recomendado um profissional especializado na sua aplicação para evitar bolhas e ao mesmo tempo dar um acabamento correto na ligação entre uma parte do papel e a outra.

Instalação de aparelhos de ar condicionado

O uso de ar condicionado em casa é também cada vez mais comum, assim, ao construir é comum já fazer a instalação de aparelhos de ar condicionando e para isso é necessário solicitar o serviço de uma empresa ou profissional especializado.

PS: Mas antes da instalação, ainda na parte de alvenaria, compre e deixe já instalado as caixas de passagem para o ar condicionado. São peças de plástico e super baratas, mas facilitam muito a instalação depois e não precisa quebrar parede, nem o teto. Deixe também ao lado da caixa de passagem uma tomada de 220v para uso exclusivo do aparelho.

Montagem de móveis planejados

Guarda-roupas, armários, balcões, painéis de TV e outros móveis são considerados hoje como parte da casa, isto porque é comum fazer os móveis planejados e com isso eles acabam sendo vistos como parte da construção.

Existem empresas e profissionais especializados no planejamento e colocação de móveis planejados.

Instalação de aquecedor solar ou energia fotovoltaica

Embora seja opcional, também tem sido muito usado os aquecedores solares para aquecer a água para torneiras e chuveiros. Outra opção que tem ganhado bastante adeptos é a instalação de energia solar fotovoltaica que permite gerar energia elétrica em sua própria casa usando painéis solares.

Instalação de internet, TV a cabo e telefone

A instalação de internet é outra opção comum e ele pode ser por antena quando o sinal for por RFID (rádio) ou por fibra óptica, que é o modelo mais comum. Além disso há ainda a instalação de TV a cabo que também pode ser por antena ou cabo e ainda telefone fixo, que é cada vez manos comum.

Jardinagem

Por fim e não menos importante existe o serviço de jardinagem que trará certamente um valor agregado importante para a sua casa. Plantar grama, flores, arbustos e outras plantas compõe o serviço prestado por empresas ou profissionais especializados em cuidar de jardim.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade