Dicas e informações sobre casa e construção

Casa na praia ou nas montanhas, onde é melhor ter uma casa de férias

Onde é melhor passar férias: no calor das praias brasileiras ou no intenso frio das cidades das montanhas. Casa na praia ou nas montanhas, onde é melhor ter uma casa de férias

Moro em um país tropical onde o sol é um dos grandes destaques, sol e calor sugerem praia. As praias do extenso litoral brasileiro são extremamente disputadas no verão o que mostra claramente a preferência dos brasileiros que se aglomeram em apartamentos e casas de verão nas cidades litorâneas do Brasil.

Se o Brasil é rico em praias, o mesmo não deixa a desejar nas opções nas montanhas, especialmente no sul e sudeste onde há diversas cidades nas montanhas que exploram o clima do inverno para atrair visitantes esporádicos e outros bem mais fiéis. Então a relação seria verão na praia e inverno nas montanhas.

Casa na praia ou nas montanhas

Para quem vai com muita frequência a melhor alternativa é comprar uma casa ou apartamento ao invés de alugar todas as vezes, afinal em alta temporadas tanto na praia como as montanhas o valor de uma diária é salgada. Mas a pergunta é quando vale a pena ter uma casa de férias? Veja algumas dicas úteis:

Quando houve dinheiro de sobra. Nem todo mundo tem dinheiro sobrando para comprar casa na praia. Casa de férias não é o mesmo que casa de moradia onde as pessoas fazem financiamento a perder de vista e colocam todo o esforço para mantê-la.

Quando o uso for intenso. Precisa usar, pois para visitas esporádicas é melhor alugar, afinal uma casa na praia ou nas montanhas geram gastos com manutenção, limpeza, impostos e outros, logo é preciso justificar sua existência.

Quando houver cultura para isso. Não pode ser baseado em um momento de alta ou de uma temporada apenas. Tem pessoas que visitam Campos do Jordão em SP, Gramado no RS e outras cidades típicas do inverno porque gostam e vão fazer sempre que possível isso. Mas que um momento de satisfação, é uma cultura. Acho que nesses casos o investimento em uma casa de férias e considerando os demais aspectos acima, justifica.

Casa na praia

Para quem deseja casa na praia, segue abaixo algumas dicas com alguns pontos que podem ser considerados na hora de fazer opção por compra de um imóvel próximo do mar.

Lugares badalados ou mais reservados

Um dos primeiros pontos a se observar é se você deseja uma casa em uma cidade praiana e em especial nos locais mais badalados ou se você prefere uma praia mais reservada ou talvez até fora da cidade. Esse fator é extremamente importante pois dependendo do local que você escolher, terá bastante impacto no acesso que você terá a pontos comerciais, barulho, privacidade, serviços públicos como a água esgoto, entre outros. Esta é uma decisão bastante importante.

Pé na areia ou mais afastado

O outro aspecto a observar e se você pretende ter uma casa no estilo pé na areia, como é mais conhecido os imóveis que ficam praticamente de frente para o mar. Em alguns casos as pessoas optam por comprar imóveis no litoral mas não necessariamente de frente para o mar, talvez até por uma questão de custo já que quanto mais próximo da praia, mais caro tende a ser.

Casa ou apartamento

Por fim outro fator bastante importante é se a melhor opção é uma casa ou um apartamento. Nas cidades litorâneas existe abundância de apartamentos para venda e às vezes não há tantas opções de casas, em especial nas proximidades da praia. Então se a opção é exatamente o chamado pé na areia, talvez um apartamento seja a melhor alternativa. A casa talvez se aplique mais para um local um pouco mais afastado ou até fora das cidades.

Casa nas montanhas

Se a opção é fazer a compra de uma casa de férias nas montanhas, o que é uma excelente alternativa, segue abaixo algumas dicas que podem ser úteis para aqueles que assim desejam fazer.

Casa tradicional ou chalé de madeira

Quando falamos em montanhas uma das primeiras coisas que deve vir a cabeça é um chalé de madeira no estilo rústico para combinar com frio tradicional desses locais. Mas nem todas as pessoas gostam desse tipo de construção então o primeiro ponto a observar é se você quer uma casa tradicional de alvenaria ou você prefere mesmo chalé feito de madeira, que é na verdade muito mais charmoso e combina muito bem com estilo montanhoso.

Próximo de cidades ou mais afastado

A localização do imóvel também é importante, uma vez que você pode ter uma casa nas montanhas em um local próximo das cidades ou até mesmo em pequenas cidades. Mas pode ter opção de comprar também uma chácara ou uma propriedade em local bem mais afastado, tendo assim muito mais privacidade. Esta é uma opção que pode variar de pessoa para pessoa, mas é fácil encontrar propriedades tanto próximo de cidades, como afastado, bem como em pequenas cidades em algumas regiões montanhosas.

Quais as regiões montanhosas temos aqui no Brasil?

Para quem está na região sudeste do Brasil, a melhor opção sem dúvida nenhuma é a Serra da Mantiqueira que envolve os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Nessa serra nós encontramos diversas cidades e muitas opções para casas e propriedades em locais bem altos. Para quem está na região Sul do Brasil a opção são as serras catarinense e gaúcha que igualmente oferece excelentes alternativas em termos de cidades e alguns locais belíssimos e muito frio, por sinal.

Além dessas duas regiões características, a muitos pontos no estado de Minas Gerais que é bastante montanhoso, especialmente na divisa de Minas com o Espírito Santo onde há também uma boa cadeia montanhosa e um local adequado para se ter uma casa de férias nas montanhas.

Conclusão

Depois de muitos anos acreditando que praia era “a minha praia”, descobri que é muito mais interessante passar uma semana sob o intenso frio de Campos do Jordão do que exposto ao calor intenso de Ubatuba, Guarujá ou a Praia Grande. A montanha é mais apaixonante, mais elegante e muito mais aconchegante.

Minha opção pela montanha passou a ser absolutamente superior em relação à praia. Embora entenda que existam boas praias e que pode ser bacana passar alguns dias a beira do mar, na prática eu não troco de maneira nenhuma o frio aconchegante da montanha pelo calor escaldante a beira mar.

Depois que conhecer a serra catarinense, fiquei ainda mais interessado pelo estilo de vida nas montanhas e embora tenha ficado poucos dias por lá, fiquei com aquela sensação e vontade de voltar para conhecer mais e explorar aquela serra muito bacana.

Gostou? Compartilhe




© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade