Dicas e informações sobre casa e construção

Como avaliar uma casa ou apartamento para compra ou venda?

Veja alguns pontos importantes para avaliar na compra e venda de um imóvel como o valor dele, a localização, as condições estruturais da casa ou apartamento, entre outras análises.

Comprar uma casa ou apartamento pode ser tão complicado com vender, muitos podem ter a ideia de que se uma pessoa tem o dinheiro na mão é fácil comprar, mas isto não é necessariamente verdade, pois a dificuldades tanto na compra como na venda. O item mais importante é saber avaliar ou melhor quais os pontos devem ser avaliados. Naturalmente que os critérios variam de caso para caso e de pessoas para pessoas, mas de maneira geral podemos citar os seguintes itens a serem avaliados.

Valor

O valor é certamente o primeiro item a ser a ser avaliado. Muitas vezes a análise deste item leva em conta apenas a nossa capacidade de pagamento ou a disposição de subtrair um financiamento para arcar com o pagamento daquele imóvel.

Mas além deste fator é importante avaliar se o imóvel vale o que estão pedindo e nem sempre é fácil fazer isto, especialmente por pessoas que não tem experiência com compra e venda de imóveis.

Para ajudar a determinar o valor de uma casa ou apartamento, uma boa estratégia é comparar com valores de outras casas e apartamentos na mesma região e com características parecidas para encontrar um parâmetro mais confiável para determinar o valor da venda ou da compra.

Mesmo assim é importante ficar atento a um detalhe: normalmente as pessoas pedem mais do que realmente estão disposta a vender, é um hábito muito ruim dos brasileiros. Então, sempre considere um valor um pouco mais baixo do que o anunciado.

Localização

A localização é tida por muitos como o fator mais importante na avaliação de um imóvel e isto faz bastante sentido, afinal se o lugar é bom o investimento vale a pena, mesmo que o imóvel necessite de reformas e melhorias.

O que é uma boa localização para uma pessoa, pode não ser para outra, assim, é importante considerar quais são as suas necessidades em termos de moradia para então determinar em qual localização deve ser concentrado seus esforços.

Estrutura

A estrutura de uma casa é outro fator importante para ser avaliado. Quando pensamos em reformar uma casa ou apartamento, geralmente consideramos que estruturalmente ele está bom, mas casas com paredes comprometidas, rachaduras e infiltrações severas são problemas maiores e merecem maior atenção.

A questão da estrutura é mais complicada para casas do que apartamentos, mas ainda assim deve ser bem avaliado também. Em casas, você pode demolir paredes, fazer construções adicionais, entre outros. Em apartamento nada disso é possível.

Condomínio

Apartamentos têm taxas de condomínio e ela deve ser considerada pois é um valor constante, como se fosse um aluguel. Quando o valor é muito alto é importante analisar se você está disposto a bancar esse valor constantemente. Casas em condomínios também têm taxas de condomínio.

A discussão sobre casas em bairro aberto e em condomínio sempre tem o fator taxa condominial como um obstáculo para alguns, enquanto que outros absorvem bem a ideia de pagar a taxa em troca da segurança e outros benefícios que este tipo de moradia oferece, pelo menos em teoria.

Terreno

Para quem está vendendo ou comprando a avaliação do terreno é outro ponto importante. Qual o tamanho dele, se há desnível e como ele é, a localização do terreno em relação ao quarteirão, ou seja, se ele é próximo ou não da esquina, entre outros.

A avaliação do terreno é também um pouco subjetiva e por isso deve ser levado em conta as necessidades e interesses de cada pessoa. Mas sempre deve ficar atento ao desnível do mesmo, pois é um item que pode dificultar e encarecer a construção, tamanho e como já escrevi acima, até a posição dele dentro do quarteirão.

Documentação

A documentação do imóvel precisa estar em dia, isto cabe ao vendedor avaliar antes da colocar a casa ou o apartamento a venda. Ao comprador cabe certificar que isto é verdade através da emissão de matrícula atualizada do imóvel no cartório, consulta na prefeitura e a emissão de certidão negativa junto a Receita Federal, INSS e justiça, especialmente a trabalhista.

Outros

Mas como disse no início, há outros fatores que podem ser avaliados, tudo dependerá dos propósitos de vendedores e compradores.

Pelo alto valor que uma casa ou apartamento tem, é sem dúvida nenhuma necessária uma avaliação muito criteriosa para ter certeza que se está comprando o imóvel certo.

Gostou? Compartilhe



© 2012-2019 | Casa Dicas | Deus seja Louvado | Política de Privacidade